ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Porto belga quer estimular embarques brasileiros de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/04/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
O Porto de Antuérpia, na Bélgica, pretende estimular as exportações brasileiras de café. O diretor-comercial do complexo portuário belga, Luc Arnouts, fez uma visita à Associação Comercial de Santos (ACS) para expor os benefícios de enviar produtos - em especial café - para a Europa via Antuérpia.

Arnouts afirmou que a Bélgica é um importante ponto de entrada de café verde para a Europa: 35% vão para a Alemanha, 15% para a Itália, 10% para o mercado belga, 8% para a França e 4% para o Reino Unido. Os cinco maiores mercados exportadores são: Brasil com 28%, Vietnã com 17%, Honduras com 10%, Peru com 7% e Uganda com 7%.

O diretor-comercial do Porto de Antuérpia enfatizou que o sucesso do complexo portuário é devido a quatro fatores-chave: acreditação, conectividade, operadores portuários e valor agregado.

O porto tem 5,5 milhões de metros quadrados de área coberta para estocagem de carga. Do total, 750 mil metros quadrados são dedicados ao café e ao cacau, além de dispor de mais 250 mil metros quadrados para tal finalidade.

Segundo Arnouts, Antuérpia tem a aprovação da ICE, de Nova York, para o café arábica, e da Nyse Liffe, de Londres, para o robusta. Com o aval desses dois organismos internacionais, conquistado em 2001, o porto belga passou a receber muito mais grãos de café verde dos países exportadores.

Quanto à conectividade, Arnouts citou as linhas marítimas que servem Antuérpia, com serviços diretos para mais de 500 portos de todo o mundo, dos quais 300 são atendidos semanalmente.

Ainda no que diz respeito a este ponto, geograficamente o porto belga está situado no centro da Europa. Além disso, 60% dos mercados consumidores europeus estão a um raio de 500 quilômetros. Os parceiros na operação portuária são outro fator do sucesso de Antuérpia. Arnouts citou a C. Steinweg, a CWT, a Katoen Natie, a Durme-Natie, a Molenbergnatie, a Pacorini e a Vollers.

O outro elemento do sucesso de Antuérpia é a criação de valor agregado por intermédio da cadeia de suprimentos, com uma série de serviços portuários e marítimos.

A matéria é do DCI, adaptada pelo CaféPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures