ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Números de safra de café foram mal interpretados , diz Terra Forte

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/12/2012

3 MIN DE LEITURA

17
0
A empresa exportadora de café Terra Forte divulgou no mercado estimativa para as safras do Brasil 2012/13 (revisão) e uma previsão já para a safra 2013/14, que será colhida ano que vem (confira aqui). Segundo o gerente de exportação da Terra Forte, Jayme da Silveira Leme Neto, responsável pelos dados, os números foram muito mal interpretados da forma como chegaram ao mercado.

Foi dado destaque para a estimativa de 2013/14, que a Terra Forte indica em 53,39 milhões de sacas para o Brasil, o que mesmo em ano de safra de ciclo baixo produtivo superaria a produção de um ciclo alto, de 2012/13, apontada em 52,2 milhões de sacas. Para ele, o maior destaque no momento é a safra decepcionante colhida este ano. "Falaram em safra 2012/13 de até 60 milhões de sacas, e nós jamais trabalhamos com esse número", comenta. A Terra Forte chegou a estimar a produção 2012/13 em 53,9 milhões de sacas antes da colheita, mas reduziu o número na medida em que a safra apresentou problemas.

No relatório com a estimativa, a Terra Forte ressalta que "diferentemente da percepção do mercado, nós estamos mantendo a estimativa de produção em 52,2 milhões de sacas. A principal razão é a produção na Zona da Mata, do arábica no Espírito Santo e no sul de Minas Gerais extremamente desapontadora", referindo-se a 2012/13. "Desde o início da safra, a maior parte dos analistas espera uma grande pressão de oferta do Brasil. No entanto, as chuvas excessivas em julho mudaram isso e poucos estão levando isso em conta", comenta o relatório.

Jayme Neto observou ainda que "perdemos café demais e derrubaram o mercado mesmo assim. Se fosse mesmo uma safra de 57 ou 58 milhões de sacas este ano, estaríamos exportando mensalmente sempre 3 milhões de sacas, o que não está acontecendo". "A safra deste ano foi superestimada", afirma. No relatório, a Terra Forte comenta ainda o grande prejuízo em qualidade de 2012/13. "O Brasil perdeu praticamente a safra de Honduras em termos de cafés bons e finos, de 5 a 6 milhões de sacas", apontou, grãos que agora estão indo para o mercado interno e competindo com conillons.

Numa safra de ciclo alto produtivo, para Jayme Neto, o Brasil tem o potencial de colher 60 a 62 milhões de sacas, mas a produção deste ano foi muito prejudicada, afirmou.

Safra 2013/14

Para 2013/14, Jayme Neto diz que o Brasil terá uma recuperação na produção, possível em função do clima favorável e da carga menor que o normal para uma safra cheia em 2012. "Para se ter uma safra forte em ciclo baixo produtivo, é preciso que antes tenha havido uma safra fraca em ciclo de alta produção", afirmou. Ou seja, em 2012 o Brasil colheu uma "pequena safra grande", e agora em 2013, com clima favorável poder colher uma "grande safra pequena".

O relatório ressalta que a florada foi excepcional, e ao contrário do ano anterior, as condições foram ideais para o pegamento da florada. As chuvas de julho que foram muito prejudiciais à qualidade da safra 2012/13 proporcionaram umidade suficiente para que as lavouras enfrentassem o inverno até as chuvas da primavera. "A Zona da Mata e o Espírito Santo terão safras recordes, recuperando-se da produção decepcionante do ano anterior", comentou.

Concluindo, Jayme Neto reitera lamentar que só se tenham observado os números de 2013/14, quando a decepção com a safra 2012/13 é maior e mais imediata do que as perspectivas para 2013/14, já que tem afetado os embarques do país, com fluxo menor que o imaginado nas exportações.

A Terra Forte no acumulado de 2012 é a terceira maior exportadora de café do Brasil, tendo exportado 1,526 milhão de sacas de grão verde. "Rodei 4.000 quilômetros para fazer essa estimativa, sem falar nos inúmeros contatos com regiões produtoras. Não há interesse em colocar número para cima ou para baixo da realidade", concluiu Jayme Neto.

As informações são da Safras & Mercado e do Café da Terra, adaptadas pelo CaféPoint.

17

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JULIANO MIRANDA PIEDADE

TRÊS PONTAS - MINAS GERAIS - VAREJO

EM 16/12/2012

interessante, né? A terra forte divulga uma previsao dessas, que, obviamente tem impacto negativo ne mercado, mas ao mesmo tempo, em uma de suas fazendas, estao plantando uma enorme quantidade de cafe! (tudo muito suscetivel à geada, diga-se de passagem)


No minimo contrastante, nao é? Se acreditam que a safra é tão grande, e que os preços devem cair, nao deveriam estar plantando, nao é mesmo?


Tem algo muito estranho nessa previsao!
ALFENUS PAIVA DE VILHENA

PARAGUAÇU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 16/12/2012

        Amigos Cafeicultores, um alerta... fiquem atentos!!!!
        Para quem está habituado a cálculos "papel, caneta e calculadora" é fácil chegar a um ponto em comum.


Diante do quadro que temos atravessado nestes anos que se passaram, qual o retorno ou benefício financeiro que o Cafeicultor efetivamente obteve??


Muito pouco ou quase nada!!! Por outro lado, muito trabalho, preocupações e aborrecimentos, isto diáriamente.


Não temos o poder de ditar o preço que seria justo pelo que temos em mãos.


Um absurdo....   Ponderando e concluindo:


Sou um ex-Cafeicultor, muito tranquilo, sem preocupações e aborrecimentos.


 Aos que ficam na atividade, muita cautela e pés no chão.       
MARCO ANTONIO DOS SANTOS

VALINHOS - SÃO PAULO

EM 15/12/2012

Sera que realmente o Sr. Jaime esta olhando atraves da sua janela e vendo o clima? Ou ele esta vendo o clima bom apenas que esta fazendo dentro do escritorio? Temperaturas muito acima da media em outubro e novembro, chuvas extremamente irregulares, solos com umidade sempre abaixo de 80%. Isso e´ clima bom para o cafe? Se for, tudo o que estudei ate agora posso jogar no lixo. Safra de cafe 13/14 sera bem menor do que esse ano, os cafezais nao tem caixa para 52,2 milhoes.
ANTONIO DA COSTA NETO

MANHUMIRIM - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/12/2012

se a intençao era derubar o mercado para mim coseguiram,  apesar de minha produçao ser 400 sacas inferior ao ano passado  desovei a ultima remessa de cafe cereja que eu tinha. vendi por apenas 348 reais   digo mais as lavouras da regiao de manhuaçu  nao apresentao  crecimento o choque termico e a phoma  afetaram ate a minha proxima safra . por favor basta de onda  na cafeicultura, cuidado pode ser um tiro no pe de voces espotadores
AGUINALDO DE RESENDE TOLEDO

VARGINHA - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 15/12/2012

Em tempo: ramos que produziram numa safra, somente voltam  a produzir a partir do 1o internódio de crescimento vegetativo ou seja  nos anteriores, suberificados, não voltam a produção. Aí que entra os vários sistemas de podas para renovação.
AGUINALDO DE RESENDE TOLEDO

VARGINHA - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 14/12/2012

Ô pessoal da Terra forte, vamos pensar direitinho e usando um mínimo de conhecimento técnico ,  vamos lá:  Um planta de café, fenologicamente, é de ciclo bienal não confunda com bianual ( produção duas ou mais vezes num ano). Então, bienal ( produção ano sim ano não). Não zero, mais, digamos, bastante otimista, 30 a 40% a menos em relação a safra cheia. Neste sentido estamos , acho, começando a nos entender. A safra 12, foi algo em torno , segundo as previsões de alguns, que não acredito, de +ou- menos de 52 mi.

Então, como que vamos  produzir igual ou maior  na safra 13 em relação a 12?

Aí eu também levanto uma questão técnica: Os ramos q. produziram a safra 12 vão produzir ? Se forem, o cafeeiro sofreu com certeza um  "grande desarranjo fisiológico"jamais visto nas áreas produtoras do Brasil. Então é preciso rever  a literatura...
CHARLES GARCIA

IRUPI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/12/2012

Sr Jayme, vc foi muito infeliz em dizer que nós produtores de arábica do espírito santo teremos safra recorde. pois essa afirmação sua é uma mentira! pois não tivemos absolutamente ninguém fazendo estimativa para próxima safra aqui!  antes de divulgar suas estimativas vc tem que se informar mais para não passar vergonha, e sua credibilidade for por água a baixo. querem levar nós produtores no peito. falaram em safra no alta no Parána, São Paulo, em Minas, e foram desmentidos. engraçado agora lembram de nós, pois a nossa fama é de ser o pior café do Brasil, (coisa que ficou no passado). o pior que nós estamos sozinho nesta, pois a cooperativa da nossa região trabalha de forma privada. e o nosso café e o mais desvalorizado do País! e os esportadores capixabas só ficam na capital( praia, sol,cerveja,sombra,mulheres de biquininho, carro importado para rodar 4.000 km ou avião) consutando  vidente para saber da safra!
HÉLCIO

BOM JESUS DA PENHA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/12/2012

e só para complementar  já vi lavouras de café em regiões perto de usinas no estado de são paulo que estão sendo substituidas por cana de açucar, acho que a saída vai ser esta para locais onde se consegue arrendar para usinas.
WILLIAN JOSÉ GOULART

MUZAMBINHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/12/2012

concordo  com Samuel Fornari, e ressalto ainda a falta de visão dos produtores. em um ano com preços irrisórios como esse ainda há produtores plantando café, quando inqueridos respondem aquela máxima ¨cafe deve ser plantado na baixa que quando subir ele ta produzindo¨. fico pensando e não consigo imaginar um setor ou produção qualquer onde se invista capital quando o preço não está remunerando. na minha opiniao a saida para o produtor é sair do negocio.
JONAS TORRES

ALFENAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/12/2012

Samuel, concordo plenamente.

Alessandro, acho que vou acompanha-lo antes que este barco afunde pois o meu já está todo furado, cansei!!!!

Região de São Sebastião do Paraíso também prevê queda de 30% na produção.

A expectativa é de que sejam colhidas na safra 2013/14 (ano de baixa produtividade no ciclo bianual da cultura) algo em torno de 200 mil sacas de 60 quilos em São Sebastião do Paraíso, uma queda de quase 30% ante as 280 mil sacas produzidas em 2012/13. A perspectiva é de que essa proporção seja reproduzida em todo o sul de Minas Gerais e também no cerrado mineiro afirma João Bosco Minto, engenheiro agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater/MG), que atua em São Sebastião do Paraíso.

Pra descontrair



Sr Jayme, tem certeza que esses 4000 Km foram mesmo rodados pelo Sul de Minas? Poderia nos citar alguns dos inúmeros contatos nessas regiões produtoras? Não teriam sido, esses KM rodados, de avião e talvez as lavouras visualizadas eram as grandes extensões de soja do MT? Alguma coisa deve estar errada, não é possível!!!rsrss
ALESSANDRO SANTOS VILAS BOAS

FRANCA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/12/2012

Sou produtor de café na região de Franca há mais de 20 anos. Minha produção foi bem inferior ao esperado (20%), colhemos café com a saca a + ou - R$ 500,00 e pagamos mão de obra baseados neste valor. Hoje uma saca de café vale em torno de R$ 300,00. Não existe conta que feche desse jeito! Hoje devo aos bancos R$ 70.000,00 e meu café vale R$ 50.000,00.

Resumo da ópera, meu investimento em café foi reduzido a 30% do projetado, NÃO FAREI NOVOS PLANTIOS DE CAFÉ NUNCA MAIS, não colocarei nenhum tipo de fungicida ou similares. O investimento não dá retorno, haja vista que um saco de café colocado no armazém custou R$ 300,00.



Pelos meus 4 anos de trabalho ganhei o mesmo que a mariazinha!!!!



Boa sorte a todos que quiserem continuar. Meu sítio está a venda!



Parabéns a todos os exportadores, especuladores, fundos e etc, vcs venceram!



PS: E para aqueles que acham que um saco de café não custou 300,00 refaça suas contas coloque o ciclo de produtividade alta e baixa e TODAS AS DESPESAS e depois me diga quanto custa um saco de café.
SAMUEL HENRIQUE FORNARI

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 13/12/2012

Discordo totalmente desta avaliação da Terra Forte, mas, independente de quanto será a produção, temos que acordar para um ponto importante:

O que tem que ser cortado é a produção....O setor produtivo é enganado ano após ano com números de safra que nunca fecham, são estimulados a plantar cada vez mais porque o futuro é espetacular, porque o preço justo seria R$ 1.000,00, porque temos que produzir X de média para abastecer o mundo, porque o quadro duraria 5 anos, porque o consumo em 2020 será de Y, etc etc....O dia que percebermos que precisamos diminuir produção e o mundo sentir falta do produto e as grandes empresas do setor verem o crescimento do seu negócio ameaçado, ai sim o produtor terá seu devido respeito. E quando isso acontecer, ao invés de lideranças do setor ficarem gritando essas coisas, tomemos medidas para segurar a produção, como esta última de não financiar novos plantios. Eu penso que não adianta ficar reclamando dos fundos de investimento, hoje eles estão vendidos e amanhã eles estarão comprados...Ano passado fizeram uma posição semelhante na ponta de compra, e não vi uma só critica à posição daqueles participantes. É preciso enxergarmos os verdadeiros problemas.

Uma grande jogada foi armada esse ano, quem acompanha percebeu isso... Anteciparam dinheiro ao produtor e em agosto eu escrevi isso aqui em matéria do colega Celso Vegro pedindo inclusive sua opinião, eu já pensava comigo, " isso não vai prestar". Anteciparam dinheiro e literalmente colocaram o produtor no colo dos exportadores ou cooperativas, chame-os como quiser.

Sabendo que as travas de preços seriam feitas mais a frente, e do volume de retenção feita nessa modalidade arcaica, ficou fácil.

Em outubro, trataram de terminar a jogada....na primeira semana de outubro, junto da florada, uma enxurrada de notícias negativas em diversos meios foi divulgada desesperadamente, saindo aqui mesmo do Brasil...e como eu gritei na época em cada notícia que saia.( Para eles a florada era um espetáculo, espalharam fotos em sites, o problema de qualidade virou quase nada e por ai vai..). Pois bem, se passaram quase 2 meses, com praticamente nenhuma notícia, quem aprontou, sumiu...Não solta mais quase nenhuma notícia, entrevistas que eram frequentes em outros meios, cade??

Todos assistindo a queda e esperando o produtor entregar seu suado cafezinho.

Ou adotamos políticas sérias e eficazes de comercialização, retenção de café, plantio e informação mercadológica, ou continuaremos a conviver com o mito de que o café é o único produto com preço " histórico" ,  ou seja, o único produto que não possui nem ao menos inflação!!!( basta lembrar que uma saca de café pagava tranquilamente um salário mínimo rural, hoje nem mais metade disso).

AGUINALDO DE RESENDE TOLEDO

VARGINHA - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 13/12/2012

"grande safra pequena". Vamos colher uma pequena safra e grande é a bobagem que este senhor disse.


Estou há 30 anos no meio cafeeiro, como produtor, técnico (extensão e pesquisa) e nunca vi tanta tolice . Quem acreditar numa conversa desta pode preparar por que o mundo vai mesmo acabar dia 21.


SAMUEL HENRIQUE FORNARI

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 13/12/2012

Poderia se perguntar ao Sr Jaime Neto porque na estimativa dele para o sul de minas tem mais de 10% de aumento de safra e na estimativa das duas maiores cooperativas dessa mesma região temos de -20 a 25% e -15 a -20% ( cooxupé e cocatrel).Será que de dentro do carro está se acertando mais do que os técnicos que acompanham a produção de cada produtor?

Sr Jaime, essa estimativa em princípio parece totalmente descabida. Cerrado, terá perdas significativas, Cocapec espera cair de 1,3 milhões de sacas para 600 mil, cooxupé espera quebra de 20 a 25% e cocatrel de 15 a 20%, onde o sr está enxergando um aumento de 12,3 para 13,7 no sul de minas?
ADRIANO XIMENES

RIO BANANAL - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/12/2012

colher café dentro de escritório é a coisa mais facil do mundo. Mas aqui fora o mundo é real. Colher café não e para quem quer.
HÉLCIO

BOM JESUS DA PENHA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/12/2012

e o engraçado é que a maior cooperativa de café do mundo diz que a safra 13/14 será 25% menor que a 12/13 em sua area de atuação, e no cerrado diz que será 30% menor, agora esta exportadora diz que não está interessada em baixar os preços com estas previsões, já olharam os tamanhos dos dentes das galinhas....
JOSÉ ADAUTO DE ALMEIDA

MARUMBI - PARANÁ - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 13/12/2012

É sempre assim: - divulgação de safra alta muito antes da colheita...

...queda de preços

...lucro de exportadores

...e ´ferro´ nos produtores.

Esse é o mercado canibal.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures