ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nicarágua: colheita de café desmorona

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/05/2013

2 MIN DE LEITURA

1
0
As perspectivas para o ciclo cafeeiro de 2013-14 da Nicarágua são desanimadoras. Os produtores calculam que deixarão de produzir 690.000 sacas de 60 quilos do grão, em detrimento do emprego e dos rendimentos em todo o país.

A Associação de Cafeicultores de Matagalpa – segundo departamento onde se concentra a produção de café da Nicarágua – prevê que para o ciclo de 2013-14, por causa da ferrugem e outras doenças causadas por fungos, deixarão de ser colhidas cerca de 70.000 manzanas (49.308 hectares) de café, devido ao processo de renovação.

Isso significa que a área de produção de café do país se reduziria em 38,84%, pois no último Censo Nacional Agropecuário (Ceneagro 2011), mostrou-se que em toda a Nicarágua foram cultivadas 180.219,72 manzanas (126.946,77 hectares) de café.

O Plano Nacional de Produção 2012-13 do Governo estabelece que o rendimento médio em um bom ciclo de café é de 10,15 sacas por manzana (14,41 sacas por hectare). O ciclo, que iniciará em outubro de 2013 e terminará em setembro de 2014, deveria ser de alta produção devido à bi-anualidade do cultivo.

A presidente da Associação de Cafeicultores de Matagalpa (Asocafemat), Aura Lila Sevilla, calcula que a produção nacional de café será reduzida entre 40 e 50% no ciclo que se inicia nesse ano. A produção poderia cair entre 843 e 997 mil sacas de 60 quilos.

Segundo a Organização Internacional de Café (OIC), no ciclo de 2012-13 na Nicarágua a ferrugem reduziu a produção em 306.667 sacas de 60 quilos, de uma colheita que se esperava em 1,5 milhão de sacas.

O Governo diz que as perdas foram de 168.666 sacas no total, mas somente em Matagalpa, a Asocafemat registrou-se 153.333 sacas perdidas. A associação estima que, a nível nacional, a produção caiu entre 306 e 383 mil sacas, dado próximo ao da OIC. Segundo Sevilla, como não se vendeu todo o café da colheita anterior, “nesse ciclo se pode somar e compensar”.

No entanto, para o presidente da Associação de Exportadores de Café da Nicarágua (Excan), José Angel Buitrago, a diminuição da produção será de 25 a 30%, ou seja, a produção baixaria para cerca de 1,07 milhão de sacas.

Isso, explica ele, porque dessas 70.000 manzanas, somente entre 35 e 40 mil manzanas deixarão de produzir completamente, enquanto que as demais teriam uma produção inferior, “como a metade”. Porém, ele adverte que todo o material verde vegetativo que já está infestado com a ferrugem “com os calores que estão ocorrendo e as chuvas que virão” apresentarão um caldo de cultivo para que a praga volte a se reproduzir com força.

Segundo a OIC, durante a colheita de 2012-13, com a perda de pouco mais de 306 mil sacas de café, foram perdidos 32.000 empregos. Prevê-se que com o dobro das perdas na colheita de 2013-14 o efeito na mão de obra será catastrófico, afetando principalmente as regiões de Jinotega e Matagalpa, onde são produzidos 59,86% do café, segundo dados oficiais.

Foi informado extraoficialmente que o chamado Programa de Renovação, Fortalecimento e Transformação da Cafeicultura na Nicarágua está terminando de afinar e será apresentado durante o ato oficial do início do ciclo agrícola 2013-2014, que será realizado nos próximos dias.

Na América Central, a Nicarágua é o único país que ainda não deu resposta aos produtores para enfrentar a ferrugem.

A reportagem é do Laprensa.com.ni, traduzida e adaptada pelo CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CARLOS MACHADO JUNIOR

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/05/2013

Ah nicaragua... pobre de nos que temos a nicaragua como competidor internacional.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures