ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Minas Gerais apresenta seus melhores cafés

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/10/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
O VI Concurso de Qualidade ds Cafés de Minas Gerais teve a etapa final nos dias 23 e 24 de outubro, no Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), em Lavras (MG). Os melhores cafés do Estado, das quatro principais regiões produtooras (Sul de Minas, Matas de Minas, Cerrado e Chapada de Minas) serão conhecidos no dia 05 de novembro, em cerimônia que será realizada no salão de convenções da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Foram ranqueadas 33 amostras de cada categoria, natural e cereja descascado, de um total de 95 finalistas e 960 amostras participantes. De acordo com o coordenador estadual do concurso, Marcos Fabri Júnior, este número pode ser ampliado para em torno de 1500 amostras avaliadas se forem contabilizados os concursos regionais e independentes promovidos em todo o Estado.

Nesta última fase, foram refeitas as análises física e sensorial das amostras finalistas, para compatibilização de 14 juízes certificados pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e Specialty Coffee Association of America (SCCA). Os provadores são representantes de instituições renomadas das principais regiões produtoras de Minas Gerais e também de outros Estados.

Leilão - Serão premiados os cinco melhores lotes das categorias: natural, cereja descascado ou desmucilado que, além do certificado, serão ofertados em leilão com diferencial mínimo de R$100,00 (cem reais) por saca de café beneficiado. Segundo informações da comissão julgadora do concurso, neste ano as notas médias dos 10 lotes que irão a leilão superaram 83 pontos na classificação BSCA, para os cafés naturais e para os cerejas descascados. As maiores notas ultrapassaram 85 pontos.

Diferencial reconhecido - Os cinco melhores cafés produzidos com princípios de sustentabilidade também serão homenageados. Na visão do gerente executivo do Polo de Excelência do Café, Edinaldo José Abrahão, além da qualidade superior, o concurso quer incentivar e valorizar a produção de cafés que respeitam as práticas de sustentabilidade, como um diferencial competitivo para a imagem do café mineiro.

Esta edição também servirá para avaliar o efeito do Programa Certifica Minas na qualidade dos cafés certificados. Todas as 381 propriedades certificadas no Estado foram incentivadas a participar do concurso. Além disso, o produtor que participa do concurso estadual receberá as orientações de como ele pode melhorar para atingir uma qualidade premiada. Este retorno será levado a cada produtor por meio do técnico da Emater onde a amostra foi inscrita.

O Concurso de Qualidade Cafés de Minas é organizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa), Emater/MG e Ufla. O Polo de Excelência do Café é uma das instituições que compõe a comissão organizadora, composta de 12 integrantes que representam instituições ligadas ao agronegócio mineiro: Emater/MG, Ufla, IMA, Seapa, Centro de Excelência do Café do Sul de Minas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Machado, Epamig e Sindicafé/MG.

O Polo de Excelência do Café divulga a lista com o nome dos produtores classificados , que também pode ser consultada no portal da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), no endereço eletrônico www.emater.mg.gov.br.





Com informações do Blog do Pólo de Excelência do Café e Emater, adaptadas pelo CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures