ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MG: instituições estudam criação de Geoportal do Café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/02/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
O georeferenciamento do parque cafeeiro de Minas Gerais é uma demanda antiga. Sem o conhecimento do parque cafeeiro, torna-se difícil a construção de uma metodologia unificada de estimativa de safra. Neste sentido, reunião realizada na quinta-feira (18), na sede do Polo de Excelência do Café (PEC/Café), promoveu a articulação entre representantes do Instituto de Geociências Aplicadas de Minas Gerais (IGA), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Embrapa Café e Emater com o objetivo de elaborarem um amplo projeto para a construção de um portal de dados geocartográficos sobre a cafeicultura em Minas Gerais.

O projeto que será encaminhado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES) vai representar um grande salto rumo à cafeicultura do futuro. Além do georeferenciamento de todas as regiões cafeeiras, será proposta a criação de um protocolo com informações detalhadas sobre a microrregião da Mantiqueira, englobando 22 municípios do entorno de Carmo de Minas, onde já vem sendo realizado projeto para o reconhecimento de Indicação Geográfica na modalidade de Denominação de Origem. O aprofundamento das informações nesta região servirá de modelo para aplicação em todo o Estado.

Na reunião, Cláudia Lúcia Leal Werneck, diretora geral do IGA, salientou o desafio de construir e manter um banco de informações cartográficas e de georeferenciamento, como norteador de um sistema que apóie as tomadas de decisões do setor, bem como para políticas públicas do Estado.

Hoje, o Instituto realiza o mapeamento da área metropolitana de Belo Horizonte que engloba 55 municípios, em 800 cartas que serão disponibilizadas em ambiente virtual, em escala 1 para 10 mil. As informações cartográficas do Estado já seguem ao Decreto Federal de Infra-Estrutura Nacional de Dados Espaciais. Segundo Werneck, o IGA se propõe a duas ações fundamentais em sinergia com as demais instituições que irão compor o projeto: disponibilizar informações cartográficas de qualidade e oferecer um sistema para congregar as informações relevantes para construção de um geoportal temático do café.

Para a pesquisadora da Embrapa Café, Helena Maria Ramos Alves, da equipe do Laboratório de Geoprocessamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) - GeoSolos, a somatória de esforços de todas as instituições que já trabalham com o georeferenciamento, sobretudo com a participação do IGA, favorecerá a transposição do principal entrave para o completo mapeamento da área cafeeira no Estado.

Esta integração também é ressaltada pelo professor da UFLA, Flávio Meira Borém, especialista em pós-colheita e qualidade do café. Para ele, o georeferenciamento possibilitará ainda a identificação de potencialidades regionais para atender à demanda crescente por cafés de qualidade superior, com agregação de informações que poderão diferenciar o café mineiro no mercado internacional. Nesta mesma linha de pesquisa, o professor Borém vai apresentar à SECTES um projeto para criação de um guia anual de qualidade do café em Minas Gerais. "A diferenciação de sabores e a valoração do café mineiro é uma das principais metas do Polo de Excelência do Café", enfatiza o gerente executivo Edinaldo José Abrahão.

As informações são do Blog do PEC/Café, resumidas e adaptadas pela equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures