ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MG: Cooxupé busca soluções para aprimorar a agricultura sustentável

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/07/2012

3 MIN DE LEITURA

1
0
Com cerca de 150 profissionais, o corpo técnico da Cooxupé é constantemente atualizado para levar até os 12 mil cooperados da maior cooperativa de café do mundo, as mais recentes tecnologias e ações no campo. Na última semana, entre 25 e 28 de junho, a equipe se reuniu em Guaxupé, Sul de Minas Gerais, sede da cooperativa, para debater algumas dessas novas técnicas que auxiliam, principalmente, em uma lavoura mais sustentável, diminuindo o impacto ambiental e promovendo a qualidade de vida no campo.

Segundo o Superintendente de Desenvolvimento do Cooperado, José Eduardo Santos Júnior, a preocupação com a sustentabilidade é uma constante dentro da cooperativa. "Nossa responsabilidade maior é mostrar aos cooperados que eles podem e devem ter resultado econômico favorável em sua atividade, mas nunca esquecer das questões sociais e ambientais. O equilíbrio desses fatores traduz em qualidade de vida para os produtores e suas gerações futuras", avalia.

Entre as principais ações difundidas, de acordo com o coordenador de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, Mário Ferraz, estão as práticas de plantio que utilizam menos agrotóxicos, aumentam a produtividade e não agridem o meio ambiente. "A agricultura brasileira não para de evoluir e é dever da Cooxupé levar ao cooperado as novas tecnologias que estão sendo aplicadas na lavoura. São ações e conceitos que diminuem o uso de insumos agrícolas, economizam água, aumentam a produtividade e protegem o solo".

Para Ferraz, o objetivo tanto do workshop quanto dos eventos e informativos realizados dentro da cooperativa é promover conhecimento para todos os tipos de produtores - do menor até o maior. "Cerca de 80% dos nossos cooperados são pequenos produtores que trabalham com agricultura familiar. Por isso, a maioria dos projetos que apresentamos podem ser adequados de acordo com o perfil de cada propriedade", conta.

Menos água e mais recurso na produção do cereja descascado

Entre as diversas palestras realizadas pelo Workshop estava a de "Reutilização da água residuária no processamento de café". Ministrada por uma equipe de pesquisadores da Embrapa Café, além da palestra, agrônomos e cooperados da Cooxupé puderam acompanhar o funcionamento do Slar - projeto desenvolvido pela equipe que reutiliza a água utilizada no processamento do Cereja Descascado por, pelo menos, três vezes, gerando economia no processo.

Segundo Sammy Fernandes, um dos responsáveis pelo projeto, a técnica é fácil de ser aplicada pelos produtores e, além de reutilizar a água, diminuindo drasticamente o consumo (em alguns casos até 90%), a água residuária não precisa ser descartada, podendo ser aproveitada pelo produtor para irrigação da lavoura. "É um projeto viável - fácil e barato - e que pode ser utilizado por pequenos e grandes produtores. A técnica é tão simples que, assim que o produtor tiver conhecimento, ele poderá criar um outro projeto, inspirado no que desenvolvemos, e aperfeiçoá-lo", conta.

A demonstração do Slar aconteceu na Fazenda São Joaquim, que utiliza um processo parecido para reutilizar a água utilizada na lavagem do Cereja descasado. Segundo o produtor e cooperado da Cooxupé, Marcelo Pasqua, a ideia veio depois de algumas viagens e palestras. "Utilizo uma técnica parecida há cerca de 5 anos, mas vou aperfeiçoar o projeto com a demonstração dos pesquisadores", avalia. Além de aproveitar a água, o produtor utiliza a casca do cereja descascado (retirada no processo) como adubo, misturando com esterco de galinha.

Imitando a floresta

Plantio direto, controle biológico, preparação do solo, entre outras técnicas têm contribuído para uma produção cada vez mais sustentável e sem a utilização de agrotóxicos, inclusive na lavoura de café. Segundo Ferraz, a preparação do solo, por exemplo, passou por uma série de quebra de paradigmas. "Antigamente o cafeicultor, antes de plantar, revirava todo o solo, correndo um grande risco de erosão. Com as novas tecnologias e máquinas apropriadas, o produtor aprendeu a deixar uma camada no solo que protege a raiz das plantas e contribui para uma terra nutrida", analisa.

Outra ação modificada neste processo foi o plantio direto, que segue a lógica de uma floresta. "O material orgânico das próprias plantas se transforma em adubo, reduzindo o uso de insumos e controlando processos de erosão", revela.

As plantas de cobertura também auxiliam as lavouras, através de uma técnica que pode utilizá-las em qualquer momento do ciclo de cultivo do café e com resultados imediatos, combatendo os nematoides, umas das principais pragas do café, e diminuindo o uso de agrotóxicos.

As informações são da Cooxupé, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ ROBERTO DA ROCHA BERGAMO

LONDRINA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 10/07/2012

Achei muito importante este tipo de divulgação neste portal, pois vem de encontro as atividades de manejo e acompanhamento das lavouras já implantadas e com problemas de nematoides de varias raças com estragos significativos, o combate a nematoides aliado a recomposição da biologia de solo, e o controle de erosão nas lavouras é uma obrigação necessária e um beneficio ambiental.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures