ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MG: cafeicultura de montanha é foco de estudo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/05/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
Com o objetivo de gerar um conjunto de informações que norteiem a promoção e o desenvolvimento da cafeicultura de montanha em Minas Gerais, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), por meio do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (INAES), realizam o projeto "Cafeicultura Mineira de Montanha", que compreende a caracterização e a elaboração de propostas de políticas públicas. Os resultados preliminares deste projeto foram apresentados nesta quarta-feira (05), no Centro de Excelência do Café (CEC), em Machado. O INAES é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP - que visa propor soluções para o agronegócio, contribuindo para o planejamento do setor e para a elaboração de políticas públicas específicas.

Tradicionalmente, Minas Gerais é separado em quatro regiões produtoras: Sul de Minas (que concentra 25% da produção nacional), Matas de Minas, Cerrado e Chapada de Minas. Fruto de particularidades econômicas, ambientais e geográficas, a produção de café também pode ser subdividida em cafeicultura de cerrado e cafeicultura de montanha. Segundo levantamento do INAES, a região de montanha tem se mostrado mais vulnerável às incertezas do mercado, fruto de algumas particularidades que a distinguem, como a maior necessidade de mão de obra, dada a condição geográfica e a estrutura produtiva, predominantemente de pequenos agricultores familiares.

Neste sentido, o foco deste projeto é justamente melhorar a caracterização deste tipo de cafeicultura, respeitando suas particularidades e dificuldades inerentes, propiciando um melhor direcionamento de políticas públicas voltadas a este perfil de produção. Ao todo, foram amostradas 1026 propriedades, sendo 362 na Zona da Mata, e 664 no Sul de Minas, estratificadas em pequenos, médios e grandes produtores.

De acordo com o coordenador técnico do projeto "Caracterização da Cafeicultura de Montanha", José Luis Rufino, o estudo demonstra particularidades da produção de café por meio da mensuração dos impactos econômicos, sociais e ambientas deste segmento produtivo. Além disso, os indicadores levantados para a construção do perfil e características da propriedade cafeeira apresentam um comparativo entre pequenos, médios e grandes produtores da Zona da Mata e do Sul de Minas.

Chefe da assessoria técnica da FAEMG e superintendente do INAES, Pierre Santos Vilela apresentou alguns pontos estratégicos para o desenvolvimento da cafeicultura de montanha, como a consolidação da marca do café produzido nestes territórios, o fortalecimento das organizações representativas e da extensão rural, valorização e fixação da mão-de-obra na cafeicultura; capacitação para diversificação da atividade rural, incentivo ao associativismo e articulação junto ao governo para mediar o acesso ao financiamento e para solução dos problemas ambientais.

A reunião teve como objetivo incentivar o debate sobre a proposição de políticas públicas, aproveitando a participação de cafeicultores, lideranças de sindicatos e cooperativas, além de profissionais da EMATER-MG. Presente na reunião, Edinaldo José Abrahão, representando o Polo de Excelência do Café (PEC/Café), ressaltou a importância de estudos que contribuam para a caracterização da cafeicultura mineira. "Nós precisamos conhecer o nosso parque cafeeiro e suas particularidades para propor e nortear linhas de pesquisa, projetos inovadores e políticas específicas que possibilitem uma maior valorização da cafeicultura mineira. Este estudo é um grande passo", enfatiza.

As informações são do Polo de Excelência do Café, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

Leia mais sobre o assunto:

Como reduzir o custo de produção de café?

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures