ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Maior demanda por arábica enfraquece posição do Vietnã

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/03/2011

1 MIN DE LEITURA

1
0
A crescente popularidade do café premium - preparado com grãos arábica - está enfraquecendo a posição do Vietnã, importante produtor de grãos robusta, entre alguns mercados da bebida na Ásia.

A demanda da Coreia do Sul por café - que tem levado seu consumo médio anual a 1 quilo por pessoa, cinco vezes a média da região da Ásia-Pacífico - tem, historicamente, sido suprida por grãos robusta, cuja participação de mercado é de 90%.

A maior parte desse mercado tem sido suprido por importações do Vietnã, que tem a Coreia do Sul como seu maior mercado de exportação em um país em desenvolvimento, e à frente de muitos dos grandes importadores de café, como França, Suíça e Reino Unido.

Entretanto, o café feito com grãos arábica, produzido principalmente na América do Sul, tem "consistentemente ganhado participação de mercado", informou um relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), dizendo que a indústria estima que a participação do robusta poderá ser reduzida para 60% nos próximos cinco anos. "À medida que o gosto do consumidor se torna mais sofisticado, eles parecem demandar mais variedades e qualidade premium nos produtos de café", diz o relatório.

Atualmente, alguns produtos tradicionais feitos com robusta, como o café instantâneo, vendido através de máquinas de vendas, "estão passando por um período difícil". Ao mesmo tempo, as cafeterias estão "oferecendo grãos de café (arábica) exóticos de locais não familiares" buscando aproveitar essa transformação do mercado em premium. Até mesmo no mercado de café instantâneo, onde o robusta prevalece na maioria dos países, o arábica está obtendo uma participação maior, como o Maxim, por exemplo, oferecendo um produto "100% Arábica" para aproveitar essa mudança no paladar.

De fato, a Coreia do Sul parece estar em uma "fase de transição" com relação à "disseminação do café feito com grãos arábica", disse o relatório. Considerando o ritmo de crescimento no consumo de 2,6% nesse ano, levando a expansão em cinco anos para 20% - isso representa uma oportunidade significante para os fornecedores de arábica, entre os quais o Vietnã tem pouca representatividade.

A colheita de arábica do Vietnã, embora crescente, representa menos de 3% da produção nacional de café e, de menos de 500.000 sacas, está bem abaixo da produção dos maiores produtores da África, como Etiópia e Tanzânia, além dos grandes produtores da América do Sul, como Brasil e Colômbia.

A reportagem é do Agrimoney, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROBSON FRANÇA RODRIGUES

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 04/03/2011

Se isto for realmente verdade haverá mais um grande êxito rural,haja visto que 70% dos produtores de café do Estado do Espírito Santo produzem o café robusta,aqui na minha região o êxito rural será ainda maior porque 90% são produtores de robusta e têm como base á agricultura familiar e são filiado a cooperativa local.Pergundo aos senhores o que adiantou fazer grandes investimentos como em pesquisa,tecnologia renovação de lavoura e outras coisas,para agora na hora de nós comerçarmos á colher os frutos de aproximadamente 20 anos de trabalho de todos ir tudo de água a baixo.Parabéns para o capital especulativo este que gera bastante emprego no campo, que venceu um trabalho de 20 anos de todos os envolvido na produção do nosso querido CAFÉ ROBUSTA.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures