ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Indústria alemã abre compras de café certificado de Minas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/08/2013

4 MIN DE LEITURA

3
0
Uma das mais conceituadas indústrias de café do mundo, a alemã Tchibo informou que será o primeiro comprador internacional de cafés arábica com o selo Certifica Minas Café, criado pelo Governo de Minas e coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Sediada na cidade de Hamburgo, a empresa diz, em nota, que está realizando as primeiras aquisições do produto das lavouras certificadas do Estado, e declara seu apoio à “iniciativa do governo mineiro, representada por um sistema de certificação próprio para propriedades sustentáveis ​​de produção de café”.

No primeiro lote de café com o selo do Certifica Minas estão sendo vendidas à Tchibo 50 mil sacas de 60 quilos, por intermédio da Exportadora de Guaxupé. Para o café exportado contando com o diferencial do selo de certificação de propriedade, houve um bônus (premiação) por saca sobre o preço de mercado.

De acordo com Jan Wagenfeld, diretor da Tchibo Café, “como Minas Gerais tem a maior área de cultivo do Brasil para o café arábica, o modelo de certificação de propriedades cafeeiras utilizado em Minas poderá ser um grande passo da produção convencional para a produção sustentável no Brasil”.

Ele ressalta o fato de o Certifica Minas Café ser “um dos primeiros programas do gênero no mundo realizado por um governo regional em um país produtor de café”. Graças a esta iniciativa, acrescenta o diretor, “cerca de mil produtores de café têm atualmente acesso à formação em boas práticas agrícolas, com a consideração simultânea de aspectos sociais e ambientais e existe um potencial para incluir muito mais agricultores”.

Wagenfeld considera que o reconhecimento internacional ao programa mostra a importância do esforço para melhorar a sustentabilidade da cafeicultura brasileira”, prossegue.

Criada em 1949, a Tchibo adquiriu o café com o selo criado pelo Governo de Minas visando fortalecer o fornecimento aos seus clientes do mercado mundial um café de qualidade superior. O diretor acrescenta que “a qualidade e sustentabilidade são fatores indissociáveis. Agradecemos ao governo mineiro, que começou a contribuir diretamente para uma mudança sustentável do setor cafeeiro com o desenvolvimento e implementação do seu Certifica Minas Café.”

Nos oito países onde atua, a Tchibo opera mais de mil lojas, sendo também uma das principais empresas de comércio eletrônico na Europa. O número de funcionários ultrapassa 12 mil em todo o mundo e sua receita alcançou 3,6 mil milhões de euros em 2012. A nota acrescenta que a indústria lidera o mercado de café torrado na Alemanha, Áustria, República Checa, Alemanha e Polônia. Além disso, informa que as políticas de negócios sustentáveis ​​garantiram à Tchibo várias distinções, incluindo o Prêmio de Ética Corporativa e Prêmio Ambiental Logística em 2012.

Reconhecimento mundial

O secretário da Agricultura, Elmiro Nascimento, considera que “o início das exportações do café com o selo de certificação das propriedades, principalmente tendo como comprador uma das maiores empresas de comercialização de café do mundo, é uma excelente demonstração do reconhecimento do trabalho para garantir a oferta de produção sustentável nas propriedades mineiras. Por meio dos negócios com a Tchibo, o produto com o selo do Certifica Minas Café é colocado nos mais importantes mercados do mundo em condição de igualdade com o produto de outras renomadas certificações internacionais”.

Nascimento prevê o aumento do interesse dos produtores em participar do Certifica Minas Café. Ele acrescenta que a decisão da Tchibo em adquirir o café das propriedades certificadas do Estado serve de sinalização ao mercado internacional de que o programa corresponde à proposta de fazer adaptações nas propriedades de forma a torná-las sustentáveis nos aspectos econômico, social e ambiental.

Segundo o assessor especial de Café da Secretaria da Agricultura, Niwton Castro Moraes, o programa Certifica Minas Café é executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculados à Seapa. “Busca principalmente melhorar a gestão das propriedades e criar condições para a maior aceitação do produto das lavouras de Minas no mercado externo. Há 1.643 propriedades certificadas e a perspectiva de um registro de 1.750 neste ano”, informa.

Na base do programa existe um código de conduta para o cumprimento das boas práticas agrícolas. Para conseguir a certificação da propriedade é necessário o atendimento a 95 itens, dentre estes 37 relativos a ações voltadas à preservação ambiental e 26 especificamente sobre produção e conservação dos recursos hídricos nas propriedades.

Moraes ressalta que o início das vendas do café com o selo do Certifica Minas no exterior coincide com os preparativos para a realização, em Belo Horizonte, da Semana Internacional do Café (de 9 a 13 de setembro), que incluirá a reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) e a 8ª edição do Espaço Café Brasil, a maior feira do setor na América Latina.

A Semana é promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Organização Internacional do Café, Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), principal entidade do agronegócio mineiro, Sebrae, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Café Editora, promotora do 8º Espaço Café Brasil. 

As informações são da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa)

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WILLEM GUILHERME DE ARAÚJO

GUAXUPÉ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/08/2013

O mais engraçado é que todos sempre reclamaram que o o Programa do Governo de MG não tinha reconhecimento internacional. E agora que a maior torrefadora alemã e o maior selo de certificação do mundo dão este voto de confiança ao café mineiro todos reclamam. Logico que precisamos de uma valorização maior pelo  nosso produto. Mas quem que chega nas cooperativas, corretoras e briga para que seu café seja comprado por um preço justo. Ninguem. Alias, vendem o café  ao primeiro que aparece e pelo preço que eles querem. Esta é uma porta pelo qual podemos acessar os mercados consumidores da UE, EUA e Japão e fugir do lugar comum. O engraçado que quando vamos vender nosso café ficamos brigando com os compradores para pagarem 2 ou 3 reais a mais pelo nosso duro riado.
JONAS TORRES

ALFENAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/08/2013

Tem que rir pra não chorar!!!
MARCEL INNOCENTINI

SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 22/08/2013

Esqueceram de comentar que o programa garante a vultosa premiação de R$3,00 por saca de café certificado. https://www.cafepoint.com.br/cadeia-produtiva/giro-de-noticias/certifica-minas-rendera-r-3-a-mais-por-saca-de-cafe-exportada-84482n.aspx

<br type="_moz" />

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures