ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Indicações Geográficas: potencial ainda pouco explorado no país

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/11/2012

3 MIN DE LEITURA

1
0
Na teoria, era para ser a oportunidade de ouro para produtores rurais ampliarem seus negócios, mas na prática, a certificação por indicação geográfica tem despertado o interesse de pouquíssimos, que não deixam de ampliar seus negócios. Criada para dar mais status a produtos típicos do país, como é feito rotineiramente no exterior, a titulação é recente no Brasil e, devido à falta de conhecimento, muitos têm deixado de lado a busca pelo selo. Enquanto isso, aqueles que obtiveram o reconhecimento conseguem agregar mais valor para explorar mercados fora do estado de origem e, principalmente, no exterior.

O primeiro título concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) a um produto mineiro foi dado em 2005. O método como o café é produzido em 55 municípios do cerrado de Minas foi aprovado. À época, o reconhecimento era uma forma de o estrangeiro valorizar o produto típico, como é feito com o charuto cubano, vinho italiano, queijos franceses, holandeses, italianos e suíços e milhares de produtos mundo afora. Passada quase uma década, no entanto, somente 200 dos cerca de 5 mil produtores da região ( 4%) estampam o selo "Região do Cerrado Mineiro" no produto, segundo o Conselho das Associações dos Cafeicultores do Cerrado (Caccer).

Um desses produtores é o empresário do Grupo Jatobá, Thiago Veloso da Motta Santos, responsável pela marca Sollo. De olho num mercado cada vez mais exigente, ele acredita que o selo é uma forma de ter um diferencial para o consumidor: a garantia de que aqueles grãos são mesmo produzidos com especificações próprias. No caso do café do cerrado, além de estar numa área demarcada, é necessário ser do tipo arábico; plantado em altitude superior a 800 metros; usar um armazém credenciado, respeitar leis ambientais e sociais e, por último, somar pelo menos 80 pontos na nota de qualidade da Associação Americana de Cafés Especiais. "É um selo extremamente importante para delimitar a região produtora. É uma região única no mundo. Já consagrada como elevadíssima qualidade dos cafés, assim como os vinhos portugueses e outros tantos produtos", afirma o produtor, que, além do selo nacional, tem uma certificação internacional de sustentabilidade emitida pela Rede de Agricultura Sustentável e outra pela maior rede de cafeterias do mundo, a Starbucks.

A marca é exportada para os Estados Unidos, a Europa e o Japão e a tentativa é de abrir o mercado chinês. Segundo o empresário, devido à difusão de outros títulos no exterior - a China tem mais de 4 mil indicações geográficas, por exemplo -, o selo nacional se torna um diferencial para facilitar a abertura de portas, enquanto no Brasil clientes mais sofisticados procuram a certificação. Apesar de não saber quantificar quanto a mais o selo incrementou no valor do produto, o empresário reafirma que sem dúvida ele é um fator preponderante para a marca. "Principalmente para consumidores de cafés finos. A indicação geográfica é chave para conquistar esse público", relata Thiago Veloso.

Argumento de venda

No caso do café, o fato de parte dos produtores não buscar a certificação não significa que o produto é de menor qualidade. Todos os cafeicultores da região têm uma porcentagem de café que atende todos os requisitos, segundo o diretor de Marketing do Conselho das Associações dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal, mas muitas vezes o produto é comercializado como uma commodity qualquer.

Ele afirma que, apesar de as associações incentivarem a procura do selo, se trata de um processo "muito novo" no Brasil, o que o torna pouco familiar para a maioria dos produtores e consumidores. "É uma ferramenta a mais para crescer o mercado quando a cooperativa estiver fazendo a negociação. O selo é uma argumentação de venda muito importante. Tem mercado inclusive que paga bom ágio", afirma.

Entre os requisitos que levam o consumidor a buscar produtos certificados está a padronização. Com as regras de produção, segundo o gerente de Negócios do Super Nosso, Hamilton Almeida, é possível ter certeza de que se encontrará um produto de qualidade, livre de pragas e analisado por órgãos governamentais. "O exemplo mais próximo que temos do valor agregado são os produtos orgânicos, que seguem rigoroso método de produção", afirma.

As informações são do Estado de Minas e do INPI, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CESAR DO VALE

LUIS EDUARDO MAGALHÃES - BAHIA

EM 16/11/2012

É de fundamental importância a iniciativa do Cerrado Mineiro, justamente por esse motivo estamos encaminhando dentro dos próximos 60 dias a documentação para a IG do Oeste da Bahia.

Desta forma fortalecemos as origens de Nosso Café e o Café do Brasil como um todo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures