ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

IAC: sombreamento arbóreo beneficia a produção de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/05/2011

2 MIN DE LEITURA

2
0
Especialistas chegaram a conclusão de que a sombra pode ser uma aliada dos cafeicultores. O trabalho dos pesquisadores tem 12 anos e é realizado na fazenda experimental do IAC - Instituto Agronômico de Campinas, em Mococa. Entre os benefícios está a maturação mais lenta, que dá mais sabor ao café. A técnica também garante a média de produção de um ano para outro, mas a maior vantagem está na proteção que as árvores oferecem aos cafezais, principalmente nas regiões de temperaturas desfavoráveis.

De acordo com o pesquisador Paulo Boller Gallo, as copas das espécies arbóreas mantêm uma variação menor de temperatura durante o dia. "Isso é favorável tanto para quando estiver extremamente quente, pois atenuam as máximas, ou quando estiver frio com risco de geada, pois ela eleva a mínima", diz.

O grupo de pesquisadores do IAC testou o plantio de espécies como a seringueira, o coco anão, a banana prata anã e a grevílea. A seringueira foi considerada a parceira ideal, pois o café precisa de luz no inicio da primavera e a seringueira perde as folhas naturalmente nessa época, o que permite essa entrada de luz.

Além disso, as árvores que são plantadas no meio do cafezal podem ser exploradas e gerar lucro para os proprietários. "Sem dúvida é uma oportunidade de estar agregando mais valor nessa área, porque a gente sabe que a seringueira é um excelente negócio, hoje tem uma demanda muito forte no mercado de borracha, como as outras espécies também, o coco e a banana podem introduzir mais dividendos nessa área", afirma Gallo.

O que os estudiosos aprenderam com as pesquisas, o seu João Neto aprendeu com a natureza. Na fazenda Santo Antônio da Água Limpa, são mais de 50 espécies de vegetais fazendo companhia para os pés de café. Há cinco anos ele decidiu não interferir mais no cafezal, deixou o mato e as árvores cresceram. Na propriedade de João, é possível encontrar a manga, pau d´alho, jabuticaba, goiaba, entre outras coisas.

A vivência mostrou que também é importante deixar os animais em meio à plantação e que o café tem amigos e inimigos. "Você pode ter bambu com café se você tem uma diversidade de plantas muito grande, que vai anular a informação negativa do bambu. A diversidade vai criar harmonia.", explica. O projeto de João é ter os 1040 hectares da fazenda tomados por café e árvores. "Quando a natureza trabalha, você começa a colher os frutos do trabalho dela. A natureza torna o solo cada vez mais rico, o ar cada vez mais puro e a água cada vez mais limpa."

A matéria é do programa Caminhos da Roça, adaptada pela Equipe CaféPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JACKSON

BARRA DA ESTIVA - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 30/05/2012

Bom dia,


Estou começando a fazer o cultivo do café, e gostaria se possível saber de vocês, qual a metragen ideal para o plantiu da grevilha na lavoura? sou pequeno produtor só tenho 3.000 mudas de café plantadas. gostaria de saber o espaçamento entre as grevilhas a serem plantadas na lavoura. me disseram que devo plantar de 6metros de comprimento e a 5 de largura, entre as ruas de café.


o que vocês me aconselha?





Desde já muito grato.





Abraços kinho.


CARLOS EDUARDO COSTA MARIA

ANHEMBI - SÃO PAULO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 27/05/2011

Gostei é uma possibilidade de diversificação na produção e também uma pratica preconizada pela agricultura de baixo carbono.Gostaria de saber se existe utilização com eucalyptus ou se ele é muito agressivo à cultura do café.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures