ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Honduras: melhor qualidade do café para alcançar metas de exportação

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/02/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
A aspiração dos produtores de Honduras é substituir a Colômbia como o segundo maior exportador de café, da América Latina. Com o fechamento da colheita de 2011-2012 essa meta é acessível, devido aos bons resultados da produção nacional, cujo volume alcançaria agora os 4,6 milhões de sacas de 60 quilos e aos problemas climáticos enfrentados pelos sul-americanos.

Para cumprir esse propósito, a cafeicultura hondurenha deve passar antes por um processo de melhoramento para imitar os modelos do país do sul, que na colheita anterior, exportou 5,98 milhões de sacas de café. As autoridades do Instituto Hondurenho de Café (Ihcafé) garantem que, com o panorama atual, "isso é possível, porque, enquanto nós crescemos, eles caem; tem três anos consecutivos de baixa produção e, no último registro, exportaram mais de 5,36 milhões de sacas, enquanto nós esperamos exportar 4,6 milhões nessa colheita. É uma aspiração, um desejo que estimamos que se possa cumprir em dois ou três anos", disse o gerente da instituição, Víctor Hugo Molina.

A Colômbia é reconhecida por ter um café excelente, suave, com acidez relativamente alta, corpo balanceado, aroma pronunciado e um perfil sensorial de excelente qualidade, produzido em altitudes que podem superar os 2000 metros acima do nível do mar. Já o café de Honduras tem acidez muito fina, que é uma qualidade que se aprecia no mercado internacional, e que se origina da altura onde são cultivados, que é de mais de 1.200 metros acima do nível do mar. O colombiano Luis Fernando Botero, diretor executivo do Comitê de Cafeicultores de Antioquia, e que visitou recentemente o país, não descarta que Honduras chegue ao nível que se propõe.

"Não nos resta a menor dúvida de que podem conseguir (superar as exportações da Colômbia). Vemos que aqui há um esforço grande, têm direção comprometida e muito bem organizada, isso é vital para ter êxito na produção. A aspiração é justa e não é uma preocupação para nós. Vemos com muita complacência que Honduras esteja posicionada cada vez mais como um país de excelente qualidade no grão".

Por outro lado, ele disse que deve haver precaução com os riscos que o café corre, "as ameaças do café são as mesmas, há que se realizar um controle de pragas mediante um manejo de alertas precoces, há que se fazer um controle preventivo com fungicidas e há que se trabalhar muito duro no tema de qualidade. Nisso, temos a mesma intenção, tanto na Colômbia, como em Honduras".

Ainda que haja a intenção de substituir a Colômbia, a cafeicultura desse país também está fazendo esforços importantes para recuperar os registros de 8,43 milhões de sacas que caíram há três anos como consequência das chuvas que afetaram o país. Por outro lado, deve-se considerar que a Colômbia está superando Honduras quanto a tecnologia, o que lhes tem permitido desenvolver novas variedades de café. "Essa variedade se chama Castillo, é resistente a uma das pragas mais complicadas que tem o café, que é a ferrugem; do total de hectares cultivados, que somam 920 mil, mais de 400 mil estão cultivados com essa variedade, portanto, em um futuro, somente nos dedicaremos a outro tipo de tarefas, como cuidar da qualidade", disse Botero.

Os colombianos também estão fazendo um programa intenso de renovação de cafezais; em 2011, alcançaram os 117 mil hectares renovados, de forma que dentro de três anos, recuperação 300 mil hectares, cuja produção competirá com Honduras.

A reportagem é do www.laprensa.hn, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures