ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Guatemala: produtores querem vender eletricidade

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/07/2007

1 MIN DE LEITURA

0
0
Os produtores de café da Guatemala estão buscando financiamento para vender energia gerada em pequenas plantas hidroelétricas de suas plantações para a rede energética do país, ainda que alguns tenham receio de que os custos sejam muito elevados.

O presidente da Associação de Produtores de Café da Guatemala (Anacafé), Christian Rasch, disse à agência Reuters que o financiamento à indústria cafeeira poderia ajudar o país a cobrir suas necessidades de energia.

"Em pequenas hidroelétricas, a cafeicultura gera atualmente um pouco mais de 50 megawatts mas, esta produção poderia facilmente chegar a uns 500 se explorarmos os locais potenciais que ainda não foram aproveitados".

A Guatemala e outros países da América Central sofrem um déficit de energia por falta de investimentos, pelos altos preços do petróleo e outros fatores. Muitas plantações de café na montanhosa e chuvosa Guatemala estão cruzadas por rios e algumas possuem pequenas plantas hidroelétricas que geram eletricidade utilizada para o processamento do café durante os seus meses de safra.

A Anacafé planeja modernizar e ampliar a capacidade por meio de empréstimos do Banco Centro-Americano de Integração Econômica para conectar as plantações com a rede elétrica, vendendo às companhias privadas que controlam o setor.

Para os produtores, a venda de energia seria uma forma de não depender tanto da volatilidade dos preços do café, que tem afetado o setor nos anos anteriores.

Alguns membros do setor acham que esta operação deve ser feita em conjunto, devido aos altos custos de conectar as plantas e pôr em dia sua tecnologia, que datam das décadas de 1930 e 1940.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures