ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

George Howell: a busca por excelentes cafés

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/08/2010

4 MIN DE LEITURA

0
0
No ultimo dia 07, o Ateliê do Café e Fazenda Daterra promoveram um workshop "Em busca da qualidade da semente a xícara", em que participaram o norte-americano George Howell, um dos pioneiros do chamado "Specialty-coffee movement", movimento que começou na década de 70 pela melhoria da qualidade do café e Klaus Thomsen, barista dinamarquês, com muitos prêmios conquistados.


Cristina Assumpção, gerente de marketing do Ateliê do Café, Luís Norberto Pascoal, autor do livro ´Aroma de Café - Guia Prático para Apreciadores de Café´, o empresário norte-americano George Howell e o barista dinamarquês Klaus Thomsen.

George Howell viaja o mundo em busca de cafeicultores que produzem excelentes cafés. Ele comentou que não conseguiria ter sucesso se não tivesse visitado o Brasil e descoberto a qualidade do café que provou na Fazenda Daterra.

George acredita que a proposta é sempre procurar o melhor café. Em sua curta palestra, ele demonstrou alguns fatores que influenciam no resultado de excelentes cafés.

Segundo ele, existem duas apresentações de bebida: o espresso, mais parecido com licor, e o café de filtro, mais próximo do vinho.

Para apreciação da bebida, como o café de filtro costuma sair muito quente, primeiro deve-se apreciar o aroma, depois ser bebido durante 20 a 30 minutos. Já o espresso, deve ser apreciado na hora para que se consiga perceber a ´força´ da bebida.

As características procuradas na bebida são:

1.doçura, expressa por quão maduro o grão foi colhido;
2.clean up, ou seja, livre de sabores desagradáveis;
3.Acidez, demonstrando quão vivo é esse café;
4.Sabor;
5.Corpo, sendo percebido pela textura sentida na boca;
6.Aftertaste, que é a persistência do sabor na boca.

Perto de outras bebidas como chá e vinho, George acredita que o café é considerado muito jovem, está apenas em sua infância. No mundo do café, vive-se em uma geração com marcas famosas, em que muitas vezes se paga mais por isso. Desta forma, o pequeno produtor acaba sendo anônimo no mercado de café.

Porém, hoje isso já está mudando. Os produtores e torrefadoras estão tentando alavancar os níveis de qualidade de café. O mais importante está passando a ser o país do café produzido, a região de origem, a fazenda, a nota desse café, variedade, entre outros, ou seja, detalhes que interferem na qualidade do café na xícara.

É esse o trabalho de George. Ele viaja o mundo visitando fazendas e provando cafés. Os cafés adquiridos são pagos diretamente ao produtor, tendo a certeza que ele está sendo bem remunerado pela qualidade vendida.

Atualmente muitos cafés já são vendidos como vinho, que levam em seu rótulo o nome da fazenda, a variedade e sua descrição, dando maior transparência aos consumidores. Esse conceito vem crescendo a cada dia.

Em todos os processos que o café passa, desde a lavoura até a xícara, algumas escolhas são essenciais para se chegar em uma bebida de excelente qualidade.

Na fazenda, o que interfere é a localização, escolha da variedade, nutrição, manejo da lavoura e colheita. Qualquer problema em um desses processos pode-se dizer que o café (bebida) não terá boa qualidade.

No preparo, os processos envolvidos são a remoção do fruto, separação (importante para determinar quanto tempo o café poderá ficar armazenado), secagem, embalagem, armazenagem e transporte.

No caso da separação dos grãos, ela pode melhorar cafés que já são bons, mas caso já tenha sido prejudicado em processos anteriores, a separação não salva esse café.

No processo de embalagem, o saco de juta deixa o café totalmente exposto, deixando passar ar e luz, o que prejudica a qualidade dos grãos. Neste caso, recomenda-se colocar o café em um saco plástico antes do saco de juta, protegendo o café contra umidade.

Para qualidades maiores ainda, George recomenda as embalagens a vácuo seguida de congelamento. Ele congela seus cafés em câmara a -18ºC. Cafés para o mercado de luxo precisam desse tipo de atenção.

No consumo, mais atenções são indispensáveis. Primeiramente em relação a torra. A torra é como polir madeira, quanto mais polir, mais verá a madeira. Por isso, para cafés finos recomenda-se torras mais claras.

Na extração, os fatores cruciais são a água, o café e o filtro. A temperatura da água deve ser de 92 a 95ºC e o filtro deve ser movimentado durante a filtragem para que a água passe por todo café ali contido.

Por fim, George comenta que não existe o melhor café, mas sim que temos que saber a diferença de cada origem, afinal, cada café tem sua especialidade e isso é a beleza do café.

A mesma coisa acontece com as flores. Quando perguntamos qual sua flor preferida, responderá aquela que mas o/a agrada, por diversos fatores que podem variar de uma pessoa para outra.

A beleza do café pode ser estragada em vários dos processos pelo qual passa até chegar a xícara. Em todos os casos o resultado será uma xícara de café, mas muitos sem beleza.

George encerra sua palestra comentando que os concursos de qualidade como Cup of Excellence tem a intenção de elevar a qualidade dos cafés. Os excelentes cafés sempre serão uma pequena porcentagem do total, mas ´tamanho não é documento´.

Equipe CaféPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures