ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Florada ocorrerá após chuvas nas regiões produtoras de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/10/2011

2 MIN DE LEITURA

4
0
O cinturão produtor de café do Brasil deverá florescer dentro de alguns dias, iniciando a safra 2012 após fortes chuvas acabarem com um período de tempo seco, disseram à Reuters agrônomos e meteorologistas nesta segunda-feira(10).

A safra de café 2012 do maior produtor mundial, esperada para ser maior, é de vital importância para o mercado global, à medida que há uma escassez de grãos arábica de alta qualidade e num momento em que a produção tem dificuldade de acompanhar o consumo. A principal florada ocorrerá algumas semanas mais tarde que o normal neste ano, após um prolongado e intenso período de tempo seco, que causou pelo menos alguns prejuízos irreversíveis ao potencial da safra para este ano. Agrônomos dizem no entanto que as plantações em sua maioria devem se recuperar. "Teremos a florada nesta semana, eu diria. Essa chuva deve melhorar muito as coisas, apesar de a colheita ter sido afetada em alguma extensão (pela seca)", disse Joaquim Goulart, agrônomo da maior cooperativa de café do Brasil, a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé( Cooxupé).

Agrônomos dizem que as árvores começaram a perder suas folhas, devido às condições de seca e que isso limita sua capacidade de produzir energia para suportar uma grande safra. No entanto, quando o mesmo ocorreu no ano passado, o Brasil ainda assim conseguiu apresentar uma safra recorde para um ano de baixa no ciclo do café arábica.

Os agrônomos disseram esperar que as condições climáticas adversas deste ano se arrastem sobre os rendimentos do próximo ano, mas não esperam uma redução drástica. "Houve algumas perdas, mas não é um desastre", disse Goulart, acrescentando que uma visão mais clara do potencial do cultivo apareceria em dezembro.

Dados do site da Cooxupé mostram que quase 50 mm de chuva caíram nas imediações da cooperativa em Guaxupé, enquanto a maior parte das outras áreas monitoradas tiveram entre 20 mm e 30 mm. A umidade vai ajudar a recarregar a umidade do solo. "As chuvas vão continuar em alta. A partir de quarta-feira elas devem se intensificar", disse a metereologista Cassia Beu, da Somar metereologia, em São Paulo. As chuvas também atingiram a região de Moagiana, que abrange o norte de São Paulo e sudoeste de Minas Gerais.

Outra cooperativa do Sul de Minas, a Cooparaiso, informou que alguma florada já ocorreu lá antes de ser enfraquecida pela falta de umidade. O diretor de agronegócio da Cooparaiso, Marcelo Almeida, disse que as plantações mais novas e aquelas em altitudes mais baixas sofreram mais por florar no período de tempo seco, mas essas áreas totalizavam apenas um quarto do total na região. Isso significa que a maior parte ainda está esperando pela primeira e mais intensa rodada de florada, que Almeida também espera começar nos próximos dias. A safra 2012 será uma grande safra de ano alta no ciclo bienal do arábica do Brasil, que vê a sua produção subir e cair de um ano para o outro. A última safra em ano alta resultou, segundo estimativas oficiais, em 48,1 milhões de sacas, e a safra de ano baixa deste ano, em 43,1 milhões.

As informações são do Terra, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCOS CHARLES UHLIG

SANTA MARIA DE JETIBÁ - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/01/2012

Anderson, aqui em Santa Maria de Jetibá-(ES) as floradas foram tímidas, acredita que mesmo atrasada, vai dar uma outra boa florada? Pois já tivemos três num talhão e quatro na lavoura mais nova e não vingou!
ANDERSON MOURA DE ANDRADE

INHAPIM - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/01/2012

O frio intenso no mês de novembro atrasou a florada nas regiões mais frias aqui por perto.
MARCOS CHARLES UHLIG

SANTA MARIA DE JETIBÁ - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 18/01/2012

Na nossa região serrana, aqui no ES, o inverno foi muito rigoroso e seco, em seguida veio a colheita, onde a planta sofre por causa da mão de obra com pouca vontade de cuidar bem e não agredir a planta. Logo depois veio calor intenso e chuvas fortes sem fim. A florada também foi prejudicada no mesmo nivel que o colega Frank desreveu acima.
FRANK SCANAVACHI

GUAPÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/10/2011

As chuvas que caíram em Guapé -MG no domingo dia 02 de Outubro foram em média 15 a 20 mm. Essas foram as primeiras chuvas depois de um longo tempo de estiagem. Depois disso não choveu mais se não 2,5 mm no domingo dia 09 de outubro.

Na segunda feira dia 10 ao amanhecer a florada do café deu seu primeiro sinal de abertura, no entanto foram notados que a maioria dos botões florais estavam caindo antes de abrir, secando no pé e sem forças para abrir. Na terça feira com um sol forte e um calor de mais 32º os botões florais pareciam estar cozinhando pelo Sol. Ao simples toque nos ramos precia uma chuva de botões caindo no chão. A cena é de assustar. É noite de terça-feira e ainda não choveu na maioria do município. Mesmo se chover agora já é tarde , o estrago já foi feito. Só Deus sabe o que será da próxima safra.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures