ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

FICAFÉ estimula produtores a investirem na qualidade dos grãos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/10/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
A sexta edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná – FICAFÉ 2013, organizada pela Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) e pelo Sebrae/PR, foi realizada de 2 a 4 de outubro, em Jacarezinho/PR. O evento promove o café do Norte do Paraná e estimula o debate técnico sobre o desenvolvimento da cultura. A edição deste ano terminou com um balanço positivo, mesmo diante de um cenário negativo (pós geadas e preços desfavoráveis).

Para o diretor-presidente da Emater, parceira da organização do Ficafé, Rubens Niederheitmann, o evento é uma oportunidade para se discutir os avanços da cafeicultura, em especial do norte pioneiro. Os produtores podem mostrar o potencial qualitativo e competitivo dos cafés especiais produzidos na região e os avanços conquistados no mercado internacional. ”Os cafeicultores que participaram saíram motivados a investirem na busca da qualidade, mesmo com um quadro conjuntural desfavorável neste momento”, diz.

Niederheitmann destaca que o debate técnico entre produtores, técnicos e pesquisadores é importante para que uma determinada tecnologia seja adotada efetivamente. “Uma tecnologia é gerada pela pesquisa e, até que seja efetivamente adotada pelo agricultor, há um longo caminho que passa por várias fases, como: conhecimento, motivação, capacitação e assistência técnica”, afirma. Com todas as etapas cumpridas e mantidas, os agricultores sentem a melhora na qualidade do produto.

Para o dirigente da Emater, os cafeicultores que estiverem mais preparados tecnicamente e organizados em cooperativas têm mais chance de superar as crises cíclicas que atingem a cultura do café. “O momento mostra que todos estão sujeitos à intempéries e à flutuações de mercado. Outro fator que fez do Ficafé um sucesso, foi o fato de que os cafeicultores, justamente pelo momento que passam, estão mais atentos na busca de apoios para manterem seus negócios”, explica Niederheitmann.

O Governo do Paraná apoia os cafeicultores em três frentes interligadas, que formam o Sistema SEAGRI (Sistema Estadual da Agricultura), coordenado pela SEAB (Secretaria de Estado da Agricultura), EMATER e IAPAR. O desenvolvimento de pesquisas, em prol da melhoria da qualidade, fica por conta do IAPAR, a Emater leva assistência técnica permanente à todas as regiões produtoras, já a SEAB é responsável por direcionar políticas públicas e recursos em apoio à cafeicultura.

Segundo Niederheitmann, o café é uma importante cadeia produtiva, que é fonte de renda para milhares de agricultores. A Extensão Rural tem no café um dos projetos mais importantes para a geração de renda e melhoria da qualidade de vida das famílias rurais.

O Ficafé é resultado de uma parceria entre a ACENPP e o Sebrae/PR. O objetivo do trabalho é “desenvolver e difundir cafés especiais da região e obter a certificação de Indicação Geográfica de Procedência. Neste trabalho, a EMATER apoia a realização do evento e tem a responsabilidade pela assistência técnica nas propriedades. A certificação dos cafés especiais é uma realidade graças a este trabalho, que abrange 300 cafeicultores. Nosso desafio maior é incluir os demais cafeicultores, que só na região do Norte Pioneiro passam de 7.000”, finaliza.

As informações são da CBN Foz, adaptadas pelo CafePoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures