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EUA: café em porções individuais agora representa 7,5% das vendas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/12/2011

3 MIN DE LEITURA

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Os formatos de porções individuais de café, uma categoria que dificilmente apareceria nas pesquisas de vendas há cinco anos, agora representam 7,5% das vendas de café no varejo dos Estados Unidos, de acordo com o Packaged Facts. O crescimento das porções individuais veio principalmente à custa do café instantâneo comum.

Uma pesquisa conduzida em setembro de 2011 sobre o café e o café pronto para beber nos Estados Unidos mostrou que 21% das famílias que fazem café não instantâneo em casa possuem cafeteiras elétricas de porções individuais e 18% usam o produto regularmente.

O mercado de cafés em porções individuais vem direcionando o crescimento geral na categoria de cafés nos Estados Unidos (a Starbucks estimou que as vendas no país totalizaram aproximadamente US$ 2 bilhões no ano passado). No entanto, esse produto está apenas no começo.

Tanto a Starbucks como o Dunkin´ Donuts recentemente lançaram vendas de K-Cup Portion Pack em um acordo com a Green Mountain Coffee Roasters Inc., matriz da Keurig e seu sistema de preparo de café K-Cup, que a maioria dos relatórios estima que possui 80% do mercado de porções individuais.

No mês passado, a Starbucks começou a vender o K-Cup Portion Packs em lojas especializadas, com lançamento em lojas de alimentos, medicamentos, especializadas, lojas de departamento dos Estados Unidos em épocas de feriados. A empresa disse que espera que a K-Cups se torne uma categoria de negócios global de US$ 1 bilhão com o tempo.

O Dunkin´ Donuts começou a vender os cafés de sua marca em K-Cup Portion Packs para preparo em casa em seus restaurantes nos Estados Unidos em agosto.

A Keurig, que deverá lançar sua próxima geração de sistema de preparo de porções individuais de café no próximo ano, enfrentará crescente competição nos sistemas de preparo de café de outros importantes fabricantes e formatos de porções individuais (incluindo produtos compatíveis com o sistema Keurig) de fabricantes privados, de acordo com analistas da Canaccord Genuity citados pela Forbes em outubro. Entretanto, os analistas enfatizaram que o lançamento de produtos competitivos, como a marca de café San Francisco Bay, da Rogers Family Co., são "outra validação do quão grande a indústria de café em porções individuais será".

"O mundo de preparo de café está mudando em casa e acreditamos que a penetração não será de apenas 20% ou 25% nas casas, como alguns afirma, mas de 40% ou 50% no mínimo", disse um analista.

Englobando o mercado total de café, a Packaged Facts disse que as vendas varejistas do produto nos Estados Unidos aumentarão em quase 17% em 2011, para US$ 7,3 bilhões. O café moído normal (com cafeína), a maior categoria de café no varejo, representa quase 60% das vendas nos canais massivos de vendas.

O crescimento do valor da vendas em mercados maduros de café está sendo direcionado pelos maiores preços ao consumidor e os preços no varejo aumentaram em 13,5% nos primeiros nove meses de 2011. Os preços do café no atacado aumentaram em 18% durante os primeiros nove meses do ano, mas os varejistas não repassaram todo esse aumento aos consumidores.

Quatro principais fatores estão por trás dos maiores preços, de acordo com a Packaged Facts: aumento dos preços dos grãos verdes que têm sido repassados a toda a cadeia de distribuição; a "premiumzação" do café; a demanda ainda crescente por cafés especiais no país; e o "crescimento fenomenal dos formatos de café de porção individual".

As embalagens de porção individual tipicamente custam 64 centavos a US$ 1, tornando-as consideravelmente mais caras do que o café da mesma marca não de porção individual, mas ainda é menos caro do que comprar uma bebida comparável em cafeterias.

Muitos dos novos produtos de café introduzidos nos últimos cinco anos foram posicionados como "de luxo", que era a principal classificação para os novos produtos de café introduzidos de 2006 a 2010, de acordo com o Datamonitor.

Ao mesmo tempo, introduções de café de marca privada foram grandes em 2011, vindas de varejistas tão diversos como A&P, Dollar General, Trader Joe´s e Wegmans. Isso está de acordo com a crescente importância das marcas de mercados nas categorias de alimentos e bebidas, disse a Packaged Facts.

A reportagem é do www.mediapost.com, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

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