ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Empresas aumentam compra de café certificado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/12/2007

1 MIN DE LEITURA

0
0
O café sustentável é o mais novo alvo de empresas como Nestlé, Sara Lee e Mellita, que devem disputar a oferta no Brasil e no Vietnã, que foi o primeiro a embarcar o grão produzido com responsabilidade social e ambiental.

Segundo reportagem de Priscila Machado, do Diário do Comércio e Indústria/SP, a Nestlé quer ampliar sua oferta e pretende, dentro de dez anos, ter 100% do café originário do programa Código Comum da Comunidade Cafeeira, conhecido como 4C, na produção do Nescafé.

Segundo a responsável por aquisições de café em grão da Nestlé no Brasil, Linda Butler, a Nestlé usa 13 mil sacas por ano na produção do Nescafé - mais da metade do produto é fabricado nos países produtores e cerca de 15% desse montante é originário do Brasil.

O trader Wolfgang Heinricy, da Neumann Gruppe disse que a Neumann está se antecipando à demanda que haverá no futuro com a conscientização do consumidor. "Nossos clientes dizem que daqui cinco anos querem ingredientes sustentáveis. Temos que proteger nosso negócio, queremos garantir os próximos cinco, dez anos, atendendo todas as demandas. Os clientes constroem a fidelidade e querem confiança, não podemos decepcionar o consumidor".

De acordo com ele, as multinacionais são mais rápidas, liderando o processo, enquanto as indústrias locais estão em um processo mais lento em função do próprio mercado local. Mas considera inevitável o caminho para a sustentabilidade.

No Brasil, as maiores cooperativas já se movimentaram para se adaptar ao programa. A Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé) saiu na frente e foi a primeira a adquirir a licença oficial para estampar nas sacas o selo 4C. A Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec) também adquiriu o direito de usar o código 4C que possui validade até 2010.

Hoje, cerca de 4,5 milhões de sacas de café de sete países produtores - Brasil, Vietnã, México, Guatemala, Uganda, Quênia e Costa Rica - estão em processo de verificação para avaliar se atendem aos critérios de responsabilidade sustentável, volume que corresponde a 3,5% da oferta global.

O Brasil é o país que tem o maior número de grãos sendo avaliados para receber a certificação, cerca de 1,8 milhão de sacas.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures