ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embrapa pesquisa café irrigado no sertão nordestino

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/06/2007

1 MIN DE LEITURA

1
0
Resultados experimentais em Petrolina (PE), a menos de 400 metros do nível do mar (altitude recomendada para o robusta), e em Jaguarari (BA), a mais de 700 metros do nível do mar (altitude recomendada para o arábica), se mostraram promissores para o cultivo comercial do café nas áreas irrigadas do Nordeste.

O pesquisador e chefe-geral da Embrapa Semi-Árido (Petrolina-PE), Pedro Carlos Gama da Silva, vê com otimismo a implantação da cultura na região, mas ressalta a necessidade de intensificar as pesquisas. Por isso, a empresa pretende implantar projetos para gerar tecnologias apropriadas para uma atividade que será inovadora como fonte de renda, de ocupação e de negócio sustentável.

Segundo ele, a boa situação do plantio, do desenvolvimento das plantas e da floração homogênea, revelam o potencial produtivo da cultura, mas torna necessário testar variedades, formas diferentes de manejo para a melhora da qualidade e ampliação da quantidade de café produzido, além do manejo de irrigação. Outro aspecto importante que precisa ser bem definido para viabilizar o cultivo comercial do café, diz respeito às variedades que melhor se adaptam às condições ambientais da região.

O pesquisador José Maria Pinto deverá conduzir um projeto que irá testar diversas variedades de arábica (catuaí vermelho, catuaí marelo, ouro verde, obatã e tupi) e os conilons robustão capixaba e robusto tropical - que são tolerantes à seca. Por sugestão de pesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), também serão avaliadas outras variedades de conilon: kouilou e bukoensis. As informações são da Embrapa.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FRANCISCO BENEDITO DA COSTA BARBOSA

BELÉM - PARÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 04/06/2007

A agricultura irrigada do semi-árido nordestino tem sido alvo de relevantes pesquisas agronômicas e pujantes programas econômicos o que já comprova a sua viabilidade para o que a região mais necessita: desenvolvimento econômico não concentrado.

Faz-se mister que a sociedade local, sobretudo a do sertão, envolva-se mais profundamente nesta questão, participando com planejamento e ações que permitam o estabelecimento de programas que integrem definitivamente essas experiências numa abrangência cada vez maior.

A diversidade ecológica da região é propícia a uma diversidade econômica, pautada no conhecimento e na inovação de modo a estabelecer um processo de desenvolvimento econômico sustentado e sustentável para suas populações.

Somente assim, poder-se-á a médio prazo eliminar as tão malfadadas políticas sociais assitencialistas e eleitoreiras que perduram na região, se robustecendo e ampliando a cada estiagem e a cada governo, transformando-se no paraiso da grande maioria dos políticos de ontem e de hoje.

Meus parabéns por esta iniciativa da Embrapa Semi-Árido e à todos aqueles que estão direta e indiretamente envolvidos. Não desistam, busquem mais parceiros e dêem continuidade às pesquisas.

Saudações!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures