ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Diante de instabilidade, agronegócio aposta nos árabes

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/03/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
Com previsões cada vez mais pessimistas para a economia brasileira e perspectiva de crescimento econômico abaixo dos 2%, os empresários e produtores agrícolas têm buscado cada vez mais estreitar relações com novos mercados, entre eles Ásia, África e Oriente Médio.

A postura, apesar de ser reflexo da crise econômica de 2008 e também de um novo direcionamento diplomático do Brasil após o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, pode ser a solução para a desaceleração dos principais parceiros comerciais do Brasil - entre eles, China, Estados Unidos, Argentina e países da zona do euro.

De acordo com a análise do economista e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, José Roberto Mendonça de Barros, que falou a empresários durante evento sobre comércio exterior promovido nesta quarta-feira pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, o país precisa de uma maior diversificação de parceiros econômicos diante das dificuldades internas, como a alta no preço dos alimentos.

Mas também citou as dificuldades externas, como as perdas com os vizinhos Venezuela e Argentina, que enfrentam graves crises econômicas.

"O relacionamento com os árabes pode crescer porque esses países têm uma base econômica grande, possuem uma população relevante e são muito dependentes de produtos importados que o Brasil oferece, especialmente alimentos, setor em que somos fortes", afirmou Mendonça de Barros.

A aposta pode ser lida em números ao se analisar o destino das exportações do agronegócio em 2000 e em 2013, com uma queda da participação da zona do Euro de 41% para 22% e de 18% para 7% na participação dos Estados Unidos.

Os dados, apresentados pelo presidente do conselho de administração da BRF (antiga Brasil Foods), Abílio Diniz, durante o Global Agrobusiness Forum, contrastam com um aumento das exportações para o que o executivo chamou de "Menasa", região que concentra o norte da África, Oriente Médio e parte da Ásia.

Nesta região, as exportações dobraram nos últimos 13 anos, passando de 8% para 16% de participação no destino das exportações do agronegócio, junto com a China, que passou de 3% em 2000 para 23% em 2013.

"A recessão na zona do euro e nos EUA tem alguma coisa a ver com isso? Claro que tem! Mas não é só isso. Nós estamos conquistando outros mercados, estamos transferindo nossa produção para países onde temos condições melhores de valorizar nossa produção", ressaltou Diniz.

O empresário destacou que a "Menasa" é "a parte do mundo mais importante para as exportações do grupo BRF".

De acordo com o economista Mendonça de Barros, a postura da BRF é adequada ao momento da economia mundial, com perspectivas de continuidade da recuperação nos Estados Unidos e no Japão, estabilidade no crescimento da China e uma retomada gradual na zona do euro, que ainda tem economias em grandes dificuldades econômicas.

"O Brasil vai sofrer muito e as exportações para outros destinos, quem sabe aquelas para o Oriente Médio, passam a valer mais", completou.

As informações são da Exame, adaptadas pela Equipe AgriPoint 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures