ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Crise do café domina diálogos econômicos no país

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/10/2013

2 MIN DE LEITURA

6
0
O diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) e presidente das Comissões de Café da entidade e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Breno Mesquita, lembra que o quadro tem se agravado ao longo do ano pela lentidão na implementação de medidas de sustentação para o setor. “Desde março, pedimos por um programa de opções, que só saiu em setembro, para ser exercido em março do próximo ano. A consequência, juntamente aos preços baixos, é o endividamento e desespero total dos produtores”.

Maior produtor nacional, Minas tomou a frente nos diálogos junto ao Governo Federal. O estado tem se manifestado fortemente, representado por uma comitiva de produtores, cooperativas e entidades, e pelo próprio governador.

Enquanto, em Belo Horizonte, Antônio Anastasia passava à presidenta Dilma Rousseff o quadro da crise e seu impacto na economia do estado, o mesmo grupo de lideranças do setor que levou as reivindicações ao governador mineiro na última semana era recebido em Brasília pelo secretário-executivo do Ministério da Agricultura (MAPA), Gerardo Fontelles. Na pauta, as mesmas solicitações: interrupção imediata de todos os vencimentos das dívidas do café por um prazo de 90 dias e o lançamento de um programa para geração de renda para o setor em curtíssimo prazo.

Ainda na tarde de ontem, o pedido por medidas governamentais para o setor dominou também intenso debate durante reunião do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) do MAPA. No encontro, marcado para discutir o orçamento do Funcafé para 2014, a crise predominou. “Quando vivenciamos um momento tão grave quanto este, o futuro parece muito longe. Enquanto não resolvermos esta situação, que é urgente e insuportável, fica difícil planejar adiante”, argumenta Breno Mesquita.

Ele destacou que a CNA e Federações dos estados produtores têm atuado com afinco na busca por medidas emergenciais, sem tirar o olho do futuro. “Este prazo de 90 dias que pedimos, por exemplo, destina-se exatamente à elaboração de um estudo bastante completo do setor, subsidiando a proposição de soluções concretas e geração de renda para a atividade”.

Café para a China

Breno Mesquita lembra ainda que outra frente de trabalho da entidade tem sido a busca por abertura de mercado e ampliação do consumo: “Nesta linha, uma das propostas apresentadas pela presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, foi a criação de uma rede brasileira que vendesse o café nacional na China”. O assunto foi tratado em reunião com o setor produtivo também na tarde de ontem, em Brasília.

No início do próximo mês, uma comitiva da Confederação estará em Pequim e Xangai em missão empresarial, buscando estratégias de promoção comercial e ampliação das exportações do produto para a China.

Hoje, o Brasil exporta café verde e café solúvel para aquele país e o consumo do produto vem crescendo na Ásia, o que reforça a necessidade de melhorar a competitividade do setor produtivo brasileiro. Enquanto a média mundial de consumo de café é de 250 xícaras/ano, os chineses bebem apenas três xícaras anualmente. “Ou somos competitivos ou não abriremos mercado”, alertou a senadora Kátia Abreu.

As informações são da FAEMG, adaptadas pelo CafePoint

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

AUGUSTO COMUNIEN

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS

EM 24/11/2013

Dona Silvania, é mais fácil cruzar égua com boi do que conseguir esta união. Sou de Varginha e conheço a do cafeicultor.... Impera a Lei de Murici. Deus prá todos e cada um prá si....
SILVANEA FAGUNDES

BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS

EM 03/11/2013

É o  caos total no Sul  de Minas Gerais. Produtores de café estão no  fundo do poço. Não sabem mais o que fazer. Precisamos tomar uma posição. Está faltando um grande líder entre nós. Vamos mostrar que somos capazes de levantar das cinzas e buscar soluções ....
GILBERTO BORLINI

ITABELA - BAHIA

EM 30/10/2013

Esta crise do café se refere aos dados que foram lançados no mercado, dados esse que não coincide com o que foi colhido. Os compradores de café estão felizes com a derrota dos produtores, mas ficam ciente que se o produtor fracassar, eles fracassarão também. Produtores de café, vocês não sabem a força que temos, juntos podemos mudar este quadro, mas juntos... Junto com o café arábica e o conilon, vamos formar uma corrente.

"Porque uma só pessoa não tira um trator do atoleiro, mas várias pessoas ajudando sai com facilidade". Vamos nos unir e mostrar produtores do estado do Espirito Santo, de Minas Gerais, da Bahia e de outros estados, que nos temos força. Obrigado e que Deus nos proteja
AUGUSTO COMUNIEN

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS

EM 28/10/2013

A coisa é simples de resolver! Vamos formar uma comissão formada pelo vieticongs para

administrar a politica cafeeira do Brasil. Eles vão nos ensinar como exportaram (este ano) 20milhoes de sacas , enquanto o Brasil somente 25milhões. Plantei um "capão" de café

e somente tomei prejuizo. Para comprarmos adubos , fungicidas, herbicidas e o escambau , é tudo na base do dolar e euro. Mão de obra é cara e imprestavel. Sabem cobrar seus direitos;quanto aos deveres... que deveres?. Advogados salafrarios , idem sindicatos, tão ai para nos ferrarem. Um trabalhador rural é uma encicopledia de direitos trabalhistas. Sabem melhor do que os advogados.Este ano aproveitei sobras de adubos e defensivos.. Não vou por nada na minha lavoura;é duro tirar o dinheiro limpinho do bolso, sabendo que não ira ter retorno. O     pior é que ninguem quer erradicar seus cafezais (são muitos) cada um fica esperando seu vizinho arranca-los. Morre no casco.... Café , leite e gado em Mg viraram utopia.Ninguem esta se importando com a crise....Tempinho bons dos coroneis do café...... fuiiiiiiii.
GINOAZZOLINI NETO

LONDRINA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/10/2013

Este Governo é lento e as propostas mirabolantes. Até abrir novos mercados já morremos todos, pois isto não acontece da noite para o dia. É simples: medidas concretas, com suspensão de dívidas e financiamentos compatíveis com a atividade. JÁ.
ARTUR QUEIROZ DE SOUSA

CAMBUQUIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/10/2013

Estamos perdendo tempo procurando este fragil sub Ministério. Vamos diretamente aos Ministérios que podem resolver. Aliás já foi criado o MDA, por ver que este cabidão de emprego e negociata política não resolve absolutamente nada.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures