ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Consumo de robusta está em alta e Brasil pode suprir demanda mundial

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/06/2011

3 MIN DE LEITURA

5
0
Problemas de produção em países produtores de café e o consumo crescente tanto em países consumidores como produtores fez os preços do café subirem desde meados de 2010. Com novo patamar de preços, produtores tem investido nas lavouras buscando melhores resultados na produção, tanto em qualidade como em produtividade.

Contudo, com o aumento dos preços principalmente par ao arábica, a busca por café robusta começou a se aquecer.

Raja Saoud, Senior VP da Outspan Brasil, esteve presente no 4º Coffee Dinner, evento promovido pelo CeCafé no dia 31 de maio, para falar sobre o mercado de café robusta no mundo.

A produção de café robusta tem aumentao nos útlimos anos, aumentando sua participação no mercado em relação ao arábica, saindo de 36% em 2000 para 41% em 2010. Segundo Raja, de 2011 a 2020 há tendência de crescimento de cultivo de robusta na ordem de 1,6% a.a.

Os maiores contribuidores do crescimento de produção foram Vietnã e o Brasil.

Além da produção, o consumo também é crescente no mundo, à taxa mais rápida que a produção. "Os países que produzem café têm aumentado mais rapidamente o consumo do que países consumidores", comenta ele.

Segundo Raja, o aumento de demanda está relacionado diretamente com o nível baixo dos estoques e a tendenência para compra de cafés masi baratos, como o caso do solúvel, em que o consumo também é crescente.

Traçando um cenário para o futuro, Raja analisa que se usar a taxa de cresciemnto de consumo e manter a produção constante, nota-se uma falta de café de 35 milhões de sacas. Caso a produção também seja crescente, mas aos níveis que vem crescendo nos últimos anos, o déficit de café será de 15 milhões de sacas. Mesmo que esse crescimento na produção seja maior, ainda faltará 10 milhões de sacas par ao consumo mundial, de acordo com cálculos de Raja.

E quem pode atender a demanda do mercado?

O Brasil é o principal candidato para atender o mercado.

A área de cultivo no Brasil não tem aumentado, exceto pouca coisa na Bahia, Espírito Santo e Rondônia, contudo a produtividade aumentou muito com investimentos em pesquisa e o uso de tecnologias e irrigação.

Raja comenta que o potencial de produção de robusta no Brasil deve atingir 17 milhões de sacas, com incremento de 3 milhões de sacas para os próximos 3 anos.

Em relação aos demais produtores, o Vietnã segue com área de produção e produtividade estável, além da necessidade de renovar as lavouras.

A Indonésia é outro grande produtor de robusta. Tem o dobro de área do Vietnã, mas a produtividade é muito inferior. Por isso, a oportunidade para a Indonésia é grande, porém se nada for feito a oferta pode ser reduzida ao invés de crescente.

No caso da Índia, há pouca disponibilidade de terra e o café já perdeu área para outras sulturas mais competitivas. Com o aumento dos preços do café, há até a possibilidade de retomar áreas de café, mas não tem grande potencial.

A Uganda é outro país que não poderá ajudar muito no suprimento da demanda pois, apensar de ter aumentado um pouco a produção não demonstra segurança, comenta Raja.

Enfim, de acordo com o cenário atual e as expectativas futuras, projeta-se que o consumo continuará crescente em maior taxa que o crescimento da produção e que o Brasil e Vietnã serão os principais responsáveis pelo suprimento da demanda de café robusta.

Com o aumento dos preços do café arábica e problemas nos países consumidores como EUA e países da União Eurepeia, há potencial pela tendência de consumo de café de qualidade mais baixa, como o robusta.

Para a sustentabilidade da produção "será necessário direcionar os recusrsos, além do que o mercado tem que remunerar o produtor", finaliza Raja.

Através de que iniciativas o Brasil pode melhorar a produção e posicionamento de mercado, ocupando essa lacuna com competitividade?

Participe deixando seu comentário através do formulário abaixo.

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOÃO CARLOS JULIATTI

SÃO GABRIEL DA PALHA - ESPÍRITO SANTO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 28/06/2011

João Carlos Juliatti - Engenheiro Agrônomo- São Gabriel da Palha -ES

O conilon é o carro chefe da maioria dos agricultores capixabas, sentimos orgulhosos pelas conquistas alcançadas na produtividade das nossas lavouras, isto graça aos avanços da tecnologia que vem sendo desenvolvida e repassadas pelos profissionais  do INCAPER e demais profissionais da iniciativa privada. Estamos diante de um grande desafio, que é produzir café de qualidade, acreditamos, que a medida que houver um maior reconhecimento, através de melhores preços, com certeza os produtores responderão mais rápido esta demanda. Temos conciencia do nosso papel nesta luta e acredito que em breve os nossos consumidores estarão tomando o conilon capixaba nos blends dos melhores cafés consumidos no mundo.
PEDRO DEPOLLO CREMASCO

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 28/06/2011

   Acredito que o aumento da produção está diretamente relacionado ao fator remuneração,pois dessa forma haverá um maior estímulo para o produtor investir em novas lavouras, com manejo adequado,como também reformar as antigas.
JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA NERES

VILA VALÉRIO - ESPÍRITO SANTO

EM 16/06/2011

Possuimos tecnologias de baixo custo para se produzir café de qualidade, no momento em que for valorizadas os primeiros lotes de robusta de qualidade, elas vão aparecer na midia em com certeza vão ser custeadas, ou pelo governo ou pela iniciativa privada.
SEBASTIÃO VINÍCIUS BATISTA BRINATE

CAPARAÓ - MINAS GERAIS

EM 16/06/2011

O Brasil tem sim suporte para continuar crescendo a produçao de café, principalmente para o robusta. Porém, como Raja comentou, tem que haver maior sustentabilidade da produção, direcionando recursos, e remunerando o produtor, que na maioria das vêzes se encontra descapitalizado, sem condições e estímulo para investir em tecnologia.

O Estado do Espírito Santo, detem as melhores tecnologias para o cultivo do robusta, através de trabalhos desenvolvidos pelo Incaper, com o desenvolvimento de novas variedades, técnicas de irrigação, poda, dentre outras. Isso tem resultado em produtividade superior a 150 sc/ha em determinadas lavouras. Porém, a produtividade  média no estado ainda é muito baixa, ficando em torno de 25sc/ha.

Sendo assim, com a projeto de renovação do parque cafeeiro, que o Incaper junto ao governo do Estado ja implantaram, associado as táticas de manejo desenvolvidas, a produção de café robusta capixaba tende a crescer ainda mais, e nao seria muita ousadia dizer que tem potencial para até dobrar, elevando também a produçao nacional, uma vez que o Estado é o responsável por mais de 70% da produçao brasileira de café robusta.
ROBSON FRANÇA RODRIGUES

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/06/2011

So para lembra aqui na minha região já têm produtores produzindo café robusta de alta qualiidade,so que os preços que não estão agradando,pois para produzir um café de qualidade os custos são alto,e os preços são praticamente os mesmo de um café de qualidade inferior.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures