ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Congresso de Melhoramento tem nº recorde de trabalhos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/08/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
O 5º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, que acontece de 10 a 13 de agosto, no SESC de Guarapari, Espírito Santo, teve número recorde de trabalhos inscritos para apresentação oral e pôster: 975 trabalhos. Conforme Romário Gava Ferrão, presidente da comissão organizadora, "se compararmos às outras versões do congresso, realizadas nos anos anteriores, tivemos mais que o dobro de trabalhos inscritos em 2009". Ferrão é pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), uma das instituições fundadoras do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café.

O pesquisador acrescenta que esse número histórico confirma a importância da realização desse encontro sobre um tema de grande atualidade na agricultura, já que o melhoramento de plantas envolve tanto o aumento da produção de alimentos, a preocupação com a segurança alimentar e nutricional, a agroenergia e o aquecimento global. O principal objetivo do congresso é a socialização dos conhecimentos gerados nas instituições públicas e privadas que realizam pesquisa no campo do melhoramento de plantas. "É também uma boa oportunidade para debater o cenário futuro da agricultura", acrescenta Ferrão.

O diretor executivo da Embrapa, José Geraldo Eugênio de França, ministrará, na noite do próximo dia 10, a palestra de abertura do congresso, versando sobre O melhoramento de plantas e as mudanças de cenários da agricultura.

O melhoramento genético do cafeeiro também será tratado em uma mesa redonda específica, que terá como moderador o gerente-geral da Embrapa Café, Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca. Participam dessa mesa redonda a pesquisadora da Embrapa Café/Incaper, Maria Amélia Gava Ferrão, que falará sobre o melhoramento do café conilon, o pesquisador Luis Carlos Fazuoli, do Instituto Agronômico (IAC), que abordará o melhoramento genético do café arábica, e a pesquisadora da Embrapa Café Eveline Teixeira Caixeta, falando sobre a genômica do cafeeiro.

O congresso, que tem como tema este ano O melhoramento e os novos cenários da agricultura, é um evento já consolidado no país. Realizado pela Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas, procura congregar os melhoristas brasileiros de plantas, estimulando o intercâmbio de conhecimentos e discussões de novas estratégias de trabalho.

Melhoramento de plantas

As pesquisas em melhoramento de plantas, englobando tanto a pesquisa tradicional quanto a transgênica, têm proporcionado expressivas mudanças na história das espécies e contribuído, efetivamente, para grandes avanços da agricultura no Brasil e no mundo. São pesquisas que têm gerado conhecimentos básicos fundamentais à constante evolução da ciência, além de tecnologias e produtos de apropriação imediata pelos produtores. Os avanços nessa área têm contribuído em muito para a produção de alimentos, fibras, madeiras e energia. Por isso, os organizadores esperam a participação no congresso de mais de 1.200 estudantes, professores e pesquisadores que se dedicam ao melhoramento genético.

Além das palestras sobre os mais diversos temas de interesse, o congresso também terá em sua programação a realização de mini-cursos sobre vários assuntos tais como os bancos de germoplasma, marcadores moleculares, a elaboração de artigos e projetos de pesquisa de boa qualidade, o software selegen e o programa estatístico SAEG e outros.

Clique aqui para maiores informações.

As informações são de Jurema Iara Campos, Jornalista da Embrapa Café.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures