ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Concorrência reduz preços de máquinas de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/09/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
Nada como a concorrência. No mesmo dia em que a multinacional americana Sara Lee apresentou ao público sua primeira máquina de café no Brasil, a Nestlé, dona da Nespresso e da Nescafé Dolce Gusto, divulgou uma redução de 16,6% no preço de seu modelo mais barato. A empresa também anunciou preços promocionais para as cápsulas de café e a criação de um programa de fidelidade para os consumidores. Outras marcas de cafeteiras expresso como DeLonghi e Illy também baixaram seus preços em até 20% no último ano.

"Temos 40% do mercado de máquinas de café e fomos nós que demos início a esse segmento. Qualquer negócio que alcance sucesso está sujeito à concorrência", disse ontem Ivan Zurita, presidente da Nestlé Brasil no evento em que a companhia apresentou o novo preço da Dolce Gusto - que caiu de R$ 599 para R$ 499 - e anunciou o novo modelo Circolo, que será vendida a R$ 649.

Além da redução de preço dos modelos da Nestlé, outras marcas têm diminuído o valor de suas máquinas, acompanhando o ganho de escala e a concorrência. Exemplo da italiana DeLonghi, que teve queda de 20% no último ano no preço de seus modelos manuais. As máquinas da marca não usam cápsulas, mas sim grãos de café, moídos ou não. O modelo mais em conta da empresa custa R$ 499 e pode ser encontrado em promoções por R$ 399. A também italiana Illy teve redução nos preços de 15% em média e seu modelo mais simples custa R$ 1,4 mil.

O lançamento ontem (21) da máquina de café Senseo, da Sara Lee em parceria com a Philips, que custará R$ 299, provocou comentários dos executivos da Nestlé. "Quando se diz ´temos a máquina mais barata do mercado´ é preciso ter cuidado. O consumidor não acredita que o produto vai entregar tudo o que promete. Preço tem limite. Se um produto chega a um certo nível de preço, ele perde credibilidade", disse Lilian Miranda, diretora de negócios de café da Nestlé.

Fidelização

Dentre todos os concorrentes da Nestlé no ramo de máquinas de café, a Sara Lee é a que mais dá trabalho à empresa suíça. Já prevendo que as "cápsulas genéricas" poderão ser lançadas no Brasil também a Nestlé criou um plano de fidelidade para os consumidores de Dolce Gusto. A cada compra de máquinas ou de cápsulas, o consumidor que se cadastrar no site da Nestlé terá um código que vale pontos. Os pontos serão trocados por produtos como xícaras, açucareiros e colheres. As vendas dos produtos Dolce Gusto e Nespresso (sem inclusão das máquinas) deverão somar R$ 100 milhões este ano, segundo Zurita.

A companhia também está iniciando uma promoção de preço para as cápsulas. A caixa com 16 unidades, que custa hoje R$ 29,90, será vendida em oferta por R$ 19,90. "Na rua, paga-se de R$ 3 a R$ 5 por um expresso. O consumidor Dolce Gusto poderá ter seu expresso em casa por R$ 1,50, em média", disse Zurita. A empresa lançou ontem (21) cápsulas de chá gelado e de "cappuccino ice" para o preparo de bebidas frias nos aparelhos Dolce Gusto. "Nossas máquinas são as únicas que também preparam bebidas frias e isso é um grande apelo para o verão", disse Lilian.

A reportagem é de Lílian Cunha, para o jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures