ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Compras de terras por estrangeiros em pauta

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/05/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Secretaria de Relações Institucionais (SRI) deve apresentar 14 sugestões de mudanças no texto do relatório do deputado Beto Faro (PT-PA) sobre o projeto para a aquisição de terras por empresas brasileiras controladas por estrangeiros. Marcada para ontem, dia 08, a reunião de votação do relatório de uma subcomissão da Câmara sobre o tema foi adiada para hoje, dia 9.

O presidente do colegiado, deputado Homero Pereira (PSD-MT), disse que o adiamento atendeu a uma solicitação do relator, deputado Beto Faro (PT-PA). O novo encontro está agendado para a tarde de amanhã, dia 9. "Faro pediu o adiamento para aguardar uma manifestação do governo federal, que ele afirma, deve ocorrer até amanhã [hoje]", declarou Pereira.

O relatório de Faro fixa em 100 módulos fiscais, desde que não ultrapassem 5 mil hectares, o limite para a compra de terras por empresas nacionais controladas por capital estrangeiro. É justamente esse item que não tem consenso na subcomissão. Em outro relatório, Homero Pereira estabelece limite do capital por finalidade e capacidade de induzir o desenvolvimento de uma região, e não por sua origem.

Os deputados da subcomissão conseguiram alguns pontos de consenso, como vedar aquisições por ONGs, estatais e fundos soberanos; fixar período de transição para os negócios iniciados antes da publicação do parecer da Advocacia-Geral da União (AGU), de 2010, mas ainda não concretizados; controle das informações; limite de aquisição por município; além da permissão para que imóveis seja utilizados como garantia real de financiamento.

O relator disse não ter "vontade" de prorrogar por mais tempo essa votação. Essa foi a terceira vez que o governo interveio na subcomissão para postergar a votação do texto final. No dia 11 de abril, o assunto acabou sendo retirado de pauta após pedido da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que queria mais tempo para o governo "contribuir" com a proposta.

O presidente da comissão considerou "perigosa" uma nova prorrogação da votação, já que o prazo para encerrar os trabalhos da subcomissão esgota este mês. "Estamos há vários meses aguardando um posicionamento do Palácio do Planalto, o que não ocorreu até o momento. Temos um prazo regimental que é preciso respeitar, não podemos mais protelar", disse o parlamentar.

Após 180 dias de discussão, iniciada em junho de 2011, a subcomissão foi reinstalada em 14 de março com previsão de encerrar o funcionamento em 60 dias.

Em reunião no dia 12 de abril, o sub-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Paulo Argenta, garantiu que enviaria à subcomissão proposta, em até 15 dias, para "modernizar" a Lei 5.709/71, que rege a aquisição de terras brasileiras por estrangeiro.

As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela Equipe AgriPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures