ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Comercialização da safra brasileira de café atinge 79%

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/02/2012

1 MIN DE LEITURA

0
0

A comercialização da safra de café do Brasil 2011/12 (julho/junho) fechou o mês de janeiro em 79% do total. O dado faz parte de levantamento da Consultoria SAFRAS & Mercado, com base em informações colhidas até 31 de janeiro. Com isso, já foram comercializadas pelos produtores brasileiros 37,92 milhões de sacas de 60 quilos de café, tomando-se por base a projeção de SAFRAS & Mercado, de uma safra 2011/12 de café brasileira de 47,7 milhões de sacas.

A comercialização está abaixo de igual período do ano passado, quando 81% da então safra 2010/11 estava negociada. Em janeiro, a comercialização evoluiu apenas 3 pontos percentuais contra dezembro, que fechara com vendas de 76% da safra.

Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, o fluxo de negócios segue compassado. As perdas de janeiro no mercado, em um primeiro momento afugentaram os vendedores e, depois, quando a oferta esboçou melhora, quem não quis mais foram os compradores. "Assim, a distância entre as pontas aumentou dificultando ainda mais o fechamento de negócios, já naturalmente complicados nessa época do ano por conta do período de entressafra", comentou.

A perda da linha de R$ 500,00 a saca e o panorama financeiro nebuloso geram preocupação entre os produtores, avalia Barabach. "E isso pode estimular o interesse pela venda. Embora o preço esteja ainda convidativo, mesmo depois da correção, não é hora de afobação. A mesma estratégia usada com o mercado em alta serve também agora nesse processo corretivo", observa. Então, a melhor postura é dosar as vendas, tentando aproveitar algum repique, e com isso diluir riscos futuros. Assim, não se deixa de ganhar com o bom preço atual, bem como, não se fica fora de um ganho futuro mediante uma eventual melhora no mercado.

A escassez dos cafés de melhor qualidade deve manter essas bebidas valorizadas. Mas a mudança de conduta da demanda, voltada cada vez mais para o conillon, deve segurar a onda altista, acredita o analista. "É certo que as oportunidades, em particular de quem tem café melhor, vão continuar aparecendo, mas talvez com menos entusiasmo que no ano passado", estima o analista.

Segue tabela com levantamento de comercialização da safra 2011/12, tomando-se por base a estimativa de SAFRAS para a produção, até 31 de janeiro:



A reportagem é de Lessandro Carvalho da Agência Safras, adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures