ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Com chuvas, teremos mais floradas em dezembro?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/12/2010

1 MIN DE LEITURA

4
0
O leitor do CaféPoint, Marcelo Daniel Da Silva, é responsável pela produção de café de fazendas localizadas nas regiões de Piraju, Sarutaia e Timburi, estado de São Paulo.



Ele enviou um comentário dizendo que houve um atraso e diminuição no número de floradas na região que atua. Confira abaixo o comentário.

"Este ano devido à forte estiagem, as lavouras sentiram bastante o déficit hídrico. Com isso, em Timburi e Piraju, nós tivemos uma florada de pequena (15%) a média e uma florada bastante expressiva (70 a 80%), muito boa mesmo. Em Sarutaia, nós tivemos apenas uma florada média (25%) e uma praticamente desprezível (5%). As floradas se concentraram entre final de setembro e durante o mês de outubro.

Isto é um fenômeno bem atípico de nossa região (inverno chuvoso), em que temos pelo menos 3 floradas, e já chegamos a computar até 6 floradas.

Gostaria de saber se em outras regiões houve também um atraso e diminuição no número de floradas.

Quanto a região de Sarutaia, será que ficaremos apenas com uma florada média e uma insignificante? Ou teremos uma florada atrasada até o mês de dezembro?"

Em sua região, houve atraso e diminuição de floradas? Participe deixando um breve comentário através do box de cartas abaixo.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCOS CHARLES UHLIG

SANTA MARIA DE JETIBÁ - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 17/01/2012

Aqui em Santa Maria de Jetibá-(ES), cidade com um dos maiores índices pluviométricos do nosso estado e da região sudeste, com nossas lavouras à média de 980 metros de altitude quase no meio da mata Atlântica, o que podemos observar nas lavouras de nossa responsabilidade e que o café mais novo com 3 anos de idade rendeu três boas floradas (IAPAR 59 e CATUCAI 2sl) e a lavoura com um ano a mais, com 4 anos (CATUCAI 2sl) que produziu bem ano passado, a florada até agora pode ser considerada desprezível, pois a estiagem durou quase quatro meses e a colheita se deu até o mês de novembro, o que pode ter contribuido para o atraso, mas todos os tratos foram feitos, capina, pulverização folear, adubação.
Estamos atentos, entretanto, como no ano passado, até em fevereiro a lavoura florou bastante o que nos deixa numa boa expectativa, apesar de atrasar a maior parte da colheita e a maturação dos grãos ser prejudicada com desuniformidade, o que é normal na nossa região.
LUIZ SIMONI

UMUARAMA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 03/12/2010

Sr Marcelo, existe plantações de cana no entorne de suas lavouras? Aqui no Paraná nas conversas em cooperetivas lojas de insumo, já há comentários a respeito dos danos causados por hebicidas aplicados na cana. Não existe comprovação de danos, mas manchas nas folhas, baixas floradas, já foi comentado.
JUARY MOREIA

INCONFIDENTES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 03/12/2010

Olha meu amigo, na nossa região aqui nas montanhas aconteceram 3 floradas,e é comum ocorrer floradas em meados de dezembro, porem pequenas, agora quanto ao seu caso é só observar a lavoura, se ela tiver botões se preparando para abrir provavelmente vai explodir sim uma florada.
ARTUR QUEIROZ DE SOUSA

CAMBUQUIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 02/12/2010

As lavouras que não tiveram boa produção neste ano, e que receberam tratos culturais adequados, portanto estavam enfolhadas, tiveram uma florada significativa em outubro, e uma pequena florada em novembro. Lembro aos colegas que flor não significa fruto, e com o deficit hidrico, a flor se transformou no que popularmente se conhece no campo em estrelinha, isso é viraram folha.As lavouras que produziram bem, estão começando a desenvolver agora, e espera-se uma florada para dezembro. Ainda é muito cedo para afirmar qualquer coisa.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures