ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Clima: chuvas do final de semana foram localizadas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/10/2007

2 MIN DE LEITURA

1
0
Segundo o boletim do clima da Somar Meteorologia, divulgado no CaféPoint, durante o fim de semana, as chuvas retornaram às regiões produtoras de café. No entanto, diferente do esperado, a chuva não foi generalizada. Esta atingiu, na forma de pancadas, principalmente a zona da Mata e o Cerrado, além do sudoeste de São Paulo e Paraná. Nas regiões Mogiana e no sul de Minas Gerais, as chuvas foram bem mais isoladas e com baixos volumes acumulados. Os volumes acumulados no cinturão produtor, variaram muito de região para região, oscilando de 2 a 30 mm, sendo que na zona da Mata ocorreram as chuvas mais significativas, seguida pelo Cerrado.

Com os valores acima, podemos ver que principalmente nas regiões Mogiana e no sul de Minas Gerais, as chuvas não amenizaram as perdas hídricas. No Cerrado e na zona da Mata, a chuva mais significativa amenizou, mas não pôs fim à estiagem.

Os modelos de previsão indicam ainda algumas pancadas de chuva para o Cerrado. A partir de terça-feira, a chuva passa a se concentrar na zona da Mata, enquanto nas demais áreas volta uma condição de tempo mais seco, o que agrava o quadro de estiagem.

Tendências

Sul

Até o sábado, não há previsão de chuvas em toda a região. No domingo, uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul e provoca pancadas de chuva forte na região de Uruguaiana e Santa Vitória do Palmar. Esse sistema aumenta a nebulosidade em grande parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e oeste do Paraná. Na segunda-feira, as chuvas avançam para a metade sul gaúcha e oeste do Estado.

Sudeste

Entre os dias 04 e 05 de outubro, há previsão de chuvas apenas no nordeste mineiro, por conta dos ventos que trazem umidade do oceano. No dia 06 de outubro, áreas de instabilidade causam chuvas no Rio de Janeiro, Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais. No dia 07, as chuvas ainda atingem o norte fluminense, Espírito Santo e leste de Minas.

Nordeste

Na quinta-feira, a Zona de Convergência Intertropical causa pancadas de chuva na metade norte do Maranhão, e áreas isoladas do Piauí. Na sexta-feira, as chuvas atingem grande parte do Maranhão. No sábado, as chuvas ficam restritas ao sul da Bahia, por conta de áreas de instabilidade que se propagam pelo oceano. No domingo, as chuvas atingem o litoral leste e Zona da Mata, entre a Bahia e Sergipe.

Centro-Oeste

Na quinta-feira, as chuvas atingem o norte do Mato Grosso do Sul, sudoeste de Goiás e sudeste do Mato Grosso. Na sexta-feira, chove de forma isolada em grande parte do Mato Grosso do Sul, sudoeste e sul do Mato Grosso. No final de semana, o tempo fica firme, apenas com variação de nebulosidade.

Norte

Entre os dias 04 e 06 de outubro, chove na maior parte da região. O tempo fica seco apenas no Tocantins, sul do Pará e Rondônia. No sábado, volta a chover também no sul de Rondônia. No domingo, as chuvas ficam mais concentradas no oeste da região.

Rodrigo Cascalles, equipe CaféPoint

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOÃO LUÍS CARNEIRO VIANNA

MANHUAÇU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 01/10/2007

Aqui na região de Manhuaçu as chuvas foram em pancadas isoladas, com várias localidades que não registraram nenhuma chuva. Por exemplo, em Manhuaçu caíram 15mm enquanto Manhumirim, que está distante menos de 20km, não choveu nada no fim de semana. A situação por aqui não mudou nada, o céu continua encoberto, sem chuva e a terra seca.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures