ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Caio Rocha assume SDC com o desafio de regionalizar as ações do Mapa

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/10/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
O novo secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Caio Rocha, assume com o desafio de regionalizar as ações do Mapa. O projeto piloto da Regionalização, lançado no final de agosto, durante a Expointer, em Esteio (RS), está em execução no Rio Grande do Sul. A orientação do ministro Mendes Ribeiro Filho ao novo titular da pasta é para comandar a Regionalização em todo o País e intensificar as ações do Mapa na região - incluindo posteriormente os municípios atingidos pela estiagem no Nordeste - levando em conta os aspectos e necessidades locais como forma de promover o desenvolvimento regional com inclusão econômica e social dos agricultores. Rocha também acumulará novos projetos na área de sustentabilidade.

"O secretário Caio Rocha tem demonstrado sua competência ao ter elaborado o melhor Plano Agrícola e Pecuário já realizado e ter equacionado a prorrogação das dívidas de diversos setores. Agora, ele terá novos desafios, regionalizando as políticas do ministério", destacou o ministro durante a cerimônia de assinatura do Termo de Posse do novo secretário, nesta quarta-feira, dia 17 de outubro, em Brasília. A medida faz parte das mudanças estruturais implementadas por Mendes Ribeiro no Mapa.

Para Rocha, a orientação do ministro foi clara quanto à atuação à frente da SCD e o trabalho será executado para cumprir essa determinação. "A secretaria que tem a responsabilidade de desenvolver os programas agropecuários vai centralizar e operacionalizar a questão da Regionalização, além de desenvolver novos projetos na área de sustentabilidade", disse.

Dentro da plataforma da regionalização, são três os pilares: a Política Agrícola Diferenciada, o Sistema Nacional de Defesa Agropecuária e a Administração. Ao ser executado o projeto oferecerá soluções específicas para cada problema, desde o melhoramento da armazenagem, passando pela irrigação, recuperação de solos, instalação de novas estações meteorológicas, acesso ao crédito, seguro rural e apoio à comercialização. Ações que irão gerar mais renda ao produtor, aumentar a produtividade, além de incentivar as boas práticas ambientais.

Outro desafio a ser enfrentado na nova pasta é o desenvolvimento de ações com foco no fortalecimento do cooperativismo, reorganizando programas de incentivo tecnológico, por exemplo, e incentivando a agricultura sustentável. A nomeação de Rocha foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na quinta-feira, dia 11. Antes ele ocupou por pouco mais de um ano a Secretaria de Poítica Agrícola do Mapa. Rocha é engenheiro agrônomo, foi presidente da Emater/RS e também secretário de Agricultura do RS em 1998.

As informações são da Assessoria de Imprensa do Mapa, adaptadas pela Equipe AgriPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures