ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café e serviços travam a economia mineira

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/12/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0

Os baixos preços do café e o desempenho negativo das empresas prestadoras de serviços foram decisivos para a estagnação da economia mineira no terceiro trimestre, frente ao período de abril a junho, segundo relatório publicado ontem pela Fundação João Pinheiro. Diferentemente do Produto Interno Bruto do Brasil -o PIB é o conjunto da produção de bens e serviços - que apresentou avanço, ainda que pífio de 0,6% na mesma base de comparação, Minas Gerais ficou no zero a zero, interrompendo a retomada do ritmo de crescimento observada desde o início do ano.

A indústria e a construção civil, entretanto, mostraram boa performance. Se confrontado com o terceiro trimestre de 2011, o PIB mineiro cresceu duas vezes mais que a média nacional, ao fechar com alta de 1,8%, ante 0,9% no país.

A retração de 2,6% no balanço apurado entre julho e setembro fez da agropecuária a principal responsável pela fraca performance da atividade econômica mineira no terceiro trimestre. O resultado anulou os ganhos que o setor havia registrado no trimestre anterior, encerrado com alta de 2,5%. O coordenador da assessoria técnica da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Pierre Vilela, reconhece que a cafeicultura, pilar da expansão no período, decepcionou. "A nossa pujança econômica nesta época vem do café, que responde por 25% do PIB agropecuário no estado. Tivemos volume, mas não preços, que seguiram em baixa ao longo de toda a safra", afirma.

A grande diferença em relação ao Brasil, que se beneficiou de um crescimento de 2,5% da agropecuária no terceiro trimestre ante o anterior e evitou um resultado ainda mais decepcionante do PIB nacional, está no comportamento da safra de grãos por aqui. "A nossa é extremamente concentrada. A do milho e da soja ocorrem no segundo trimestre e no terceiro já não há mais colheita", explica Pierre Vilela. No país, o milho foi a vitrine do setor, ao avançar 27,1% no volume produzido e 10,2% na área plantada na comparação anual.

Além da cotação reduzida do café, a pecuária de leite e corte também deixou a desejar. "Não houve nada que ajudasse", observa o assessor da Faemg. O relatório da Fundação João Pinheiro destaca o fraco desempenho da pecuária justificado, principalmente, pela quebra da safra de soja e milho nos Estados Unidos. "O encarecimento da ração teve forte impacto", avalia o pesquisador do Centro de Estatística e Informações da FJP Raimundo de Sousa Leal Filho. A estiagem prolongada contribuíram.

Acompanhando a agropecuária, o setor de serviços - responsável por quase 60% da composição do PIB do estado - , que vinha mantendo dinamismo, fechou o terceiro trimestre em queda de 0,1%. O conjunto das atividades - que inclui intermediação financeira e serviços de informação e de comunicação - puxou a queda. "Acredito que seja um caso isolado e que o setor volte a crescer", avalia Raimundo Filho.

As informações são do Estado de Minas, adaptadas pelo CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures