ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café e saúde: Dr. Darcy esclarece dúvida de leitora

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/09/2008

3 MIN DE LEITURA

0
0
A leitora do CaféPoint, Marlene Rodrigues de Lima Lochs, de Porto Alegre/RS, gostaria de saber se o hábito de tomar café espresso pode fazer mal à saúde, porque ouviu dizer que a bebida tem uma alta taxa de gordura que não faz bem ao organismo. Segundo o Prof. Dr. Darcy Roberto Lima, Ph.D. em Medicina pela Faculdade de Medicina do Royal Hospital of St. Bartholomew (Universidade de Londres, na Inglaterra) e coordenador científico do Programa "Café e Saúde", o espresso é um pouco mais queimado em comparação ao torrado e moído padrão de Qualidade Abic (Agtron SCAA # 65).

De acordo com o Dr. Darcy, qualquer café torrado é submetido a temperaturas em torno de 200º C, o que destrói gorduras, proteínas, polissacarídeos e açúcares, formando cerca de mil compostos voláteis, muitos dos quais ainda pouco conhecidos, mas que dão aroma e sabor especiais ao café.

Segundo a enciclopédia wikipedia, um café espresso é uma bebida de café preparada através da passagem de água muito quente sob alta pressão pelo café moído, inclui uma maior consistência que o café coado e maior quantidade de sólidos dissolvidos por volume. Como resultado do processo de extração sob alta pressão, todos os sabores e substâncias estão concentrados. O espresso é quimicamente um complexo e volátil e muitos de seus componentes químicos se perdem por meio da oxidação ou perda de temperatura.

Um café expresso bem tirado possui três partes principais: coração, corpo e crema - sua característica mais marcante - uma espuma de cor semelhante ao caramelo-escuro que permanece sobre a superfície do espresso. A crema é uma fina camada de dióxido de carbono com bolhas de vapor de água num filme surfactante, com óleos aromáticos e fragmentos da estrutura celular. Pouco se sabe sobre este crema e sua relação com a saúde humana....

Segundo o Dr. Darcy, existem pouquíssimos estudos médicos sobre a relação "café espresso" e "saúde humana", não havendo evidências de que seja melhor ou mais prejudicial que o café torrado e moído, mas ele ressalta que existem algumas diferenças, pois o espresso muitas vezes é mais torrado, e portanto, menos saudável que o torrado e moído. Por ter mais fragmentos da casca, ele também pode ter resíduos do grão que podem ser prejudiciais à saúde humana.

"Como o tema café e saúde está ficando cada dia mais em evidência, é importante que o espresso seja mais estudado e avaliado sobre possível benefício ou prejuízo para a saúde humana em comparação com o torrado e moído, cujos benefícios para a saúde estão amplamente comprovados", afirmou o Dr. Darcy.

De acordo com o médico, o Brasil foi, é e será sempre pioneiro na área de café e saúde. Um exemplo disto é que o próximo Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia terá uma mesa redonda só para discutir o tema. Desde 1995 a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) apóia e divulga as pesquisas pioneiras iniciadas no Brasil em 1984 pelos Profs. Luis Trugo e Darcy Lima na área de café e saúde, hoje com inúmeros seguidores no Brasil e no exterior.

Os projetos "Café na Merenda", "Saúde na Escola", "Café e Cérebro", e "Café e Coração" são outras iniciativas pioneiras no Brasil com apoio de entidades de todo o setor do agronegócio, como o Ministério da Agricultura (Mapa), o Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), Embrapa e Abic. Segundo o Dr. Darcy, em breve os EUA adicionarão o café na merenda escolar. "O candidato da chapa de Barack Obama a vice-presidente dos EUA, Senador Joseph Biden, reconhece e apóia a pesquisa sobre cafe e saúde no Brasil desde 1990", declarou com orgulho.



O Dr. Darcy também é Professor Visitante da South University, em Savannah, estado da Geórgia, nos EUA, onde ministra aulas na disciplina "Café e Saúde", criada por ele. "Além de pesquisas e ensino, serão desenvolvidos na Universidade produtos saudáveis de café para consumo entre os norte-americanos," afirmou Darcy.

Julio Frare, Equipe CaféPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures