ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cachoeiro de Itapemirim ganha centro de classificação

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/09/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
Produtores de café de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, já contam com um reforço para vender o seu produto. Nesta sexta-feira, 18, foi inaugurado o Centro de Classificação e Degustação do Café, pela Prefeitura, que terá a parceria do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), na assistência técnica aos produtores e na orientação para as boas práticas agrícolas que permitem a melhoria da qualidade do café, que será mais valorizado com a classificação dos grãos.

De acordo com o gerente do Centro Regional de Desenvolvimento Rural Sul/Caparaó do Incaper, Gilson Toffano, o Centro vai contribuir para a melhoria da qualidade do café de Cachoeiro. "A meta do Governo é melhorar a produtividade e a qualidade do café produzido no Estado. E com o Centro, o agricultor será estimulado a melhorar sua produção, pois perceberá na prática quanto vale o seu produto, a partir do padrão do grão".

Instalado na Centrais de Abastecimento do Espírito Santo da Região Sul (Ceasa/Sul), o espaço vai oferecer ao produtor, gratuitamente, laudos técnicos atestando a qualidade do café. Isso vai auxiliar especialmente os agricultores familiares, no momento em que forem negociar seus produtos.

A cafeicultura é a principal fonte de renda de muitos produtores familiares de Cachoeiro de Itapemirim. "Com mais essa iniciativa, reforçamos o apoio que já damos aos cafeicultores do município, especialmente os da agricultura familiar. Muitas famílias dependem do café para sobreviver, afirma o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione.

O superintendente federal de Agricultura no Espírito Santo, José Arnaldo de Alencar, informou aos cafeicultores presentes que para a safra de café 2009/2010, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) destinará até R$ 1,8 bilhão do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para custeio, colheita e estocagem, com financiamentos contratados diretamente ou mediante repasse por suas cooperativas. "O nosso objetivo é estar junto aos agricultores, promovendo a sustentabilidade. Essa sala, inaugurada hoje, tem relação direta com o esforço de órgãos públicos e cooperados, de autoridades e produtores, em uma busca pela qualificação".

Os produtores Miguel Costalonga, do distrito de Cachoeira Alta, comemoraram o investimento. "Já contamos com assistência técnica do Incaper para melhorarmos a qualidade, agora poderemos ser valorizados por isso". O cafeicultor Gilmar Araújo também aprova. "Agora vamos vender café bom e receber o preço correto pela sua qualidade. Antes o ruim e o de qualidade eram vendidos como iguais".

No novo espaço, que começa a funcionar nesta segunda-feira (21), os produtores rurais também vão encontrar orientações sobre como cultivar o café e prepará-lo para a venda. Tudo isso a partir da entrega pelo produtor, no próprio Centro de Classificação, de uma amostra, que será avaliada pelos técnicos no local.

As informações são do Incaper.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures