ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Brasil pretende voltar ao comando da OIC

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/11/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
Após um década afastado do comando da Organização Internacional do Café (OIC), o Brasil quer voltar a controlar os rumos da outrora poderosa associação de 77 países produtores e consumidores do grão no planeta.

O mais cotado para ocupar a diretoria-executiva do organismo a partir de 2011 é o economista Robério Oliveira Silva, atual diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura. O ex-diretor Néstor Osório será embaixador da Colômbia nas Nações Unidas - hoje, a direção está a cargo do interino brasileiro José Sette. A OIC voltará a ganhar peso com o retorno dos Estados Unidos após 21 anos afastado da associação.

A indicação de Robério Silva, que já presidiu a Associação dos Países Produtores de Café (APPC), tem aval da bancada ruralista do Congresso, da cúpula do Ministério da Agricultura e do Itamaraty. Mas há uma parte do setor privado que prefere ver na cadeira o atual presidente da Câmara Setorial do Café e diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), Nathan Herszkowicz.

A indicação de um nome forte do Brasil dependerá, porém, da ratificação do novo Acordo Internacional do Café pelo Congresso Nacional. Maior produtor e exportador mundial de café, o Brasil está atrasado nos procedimentos. "Esse novo acordo será elemento importante para transformar a OIC. Ela precisa de mudanças na estrutura", disse Robério na Câmara.

Aprovado pelo governo brasileiro em maio de 2008, o acordo foi fechado em 2007 na OIC, mas vinha enfrentando oposição interna na Câmara. Alguns deputados queriam aumentar o controle sobre a indicação do novo diretor. Mas uma reunião conjunta das comissões de Agricultura e de Relações Exteriores serviu, na terça-feira, para acelerar o processo e selar uma trégua política na Câmara.

Como resultado, as comissões de Agricultura e de Constituição e Justiça aprovaram ontem, por unanimidade, o novo acordo da OIC. "Só podemos lançar candidato se aprovarmos o relatório", diz o deputado Silas Brasileiro (PMDB-MG), um dos relatores da proposta que será enviada ao Senado. "A participação do Brasil na OIC é essencial. Isso nos permitirá lançar candidatura no próximo ano. A OIC terá o rumo que ajudarmos a conformar", disse o subsecretário de Assuntos Econômicos do Itamaraty, Evandro Didonet.

O acordo tem alguns avanços considerados importantes pelo setor cafeeiro. Prevê, entre outras medidas, a alavancagem de recursos para países produtores em dificuldades financeiras, uma espécie de seguro contra épocas de "vacas magras". O dinheiro para ajudar pequenos e médios produtores sairia de um fundo comum operado pelo Banco Mundial. O acordo da OIC também prega a produção dentro de padrões de "sustentabilidade" ambiental, social e econômica.

O texto também projeta melhoria nas estatísticas de oferta e consumo, além de "intenso trabalho" de promoção comercial do café. "O acordo não é suficiente. Precisa de uma atuação firme, de maior e melhor coordenação entre países produtores", alertou Didonet. Os produtores concordam: "A OIC virou estrutura burocrática, desinteressante. Se Brasil não fizer [reforma], ninguém fará porque EUA e países consumidores são contra", disse o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Gilson Ximenes. (MZ)

As informações são do Valor Econômico, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures