ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

BA: convênio pretende elevar produtividade e qualidade do café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/05/2012

2 MIN DE LEITURA

1
0
Elevar a produtividade e aumentar a qualidade do café produzido na Bahia são os principais objetivos do convênio que será assinado pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Associação de Produtores de Café da Bahia (Assocafé). O convênio é resultado do Termo de Cooperação Técnica assinado há menos de dois meses, visando desenvolver a cafeicultura familiar. A informação foi prestada pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, ao abrir oficialmente o 6º Encontro Nacional do Café, que foi realizado em Vitória da Conquista (BA).

Salles explicou que, de acordo com o Diagnóstico da Cadeia Produtiva do Café, realizado através da Assocafé, o Estado possui cerca de 22 mil produtores, dos quais 92,6% são pequenos agricultores, com menos de 10 hectares, e 6,8% com menos de 100 hectares. Os demais, 0,6% são grandes produtores, com mais de 100 hectares, responsáveis por 46% da produção, com produtividade de 33 sacas/hectare, enquanto os pequenos produzem em média 13 sacas por hectare.

"É essa realidade que queremos mudar através do convênio que está sendo finalizado e será assinado em breve", disse Salles, acrescentando que "também a questão da qualidade do café produzido pelos pequenos agricultores tem que ser priorizada, porque poderá permitir que o cafeicultor venda seu produto por valores significativamente maiores".

O convênio refere-se à reestruturação da cadeia do café, prevendo, nos próximos quatro anos, recursos para tratos culturais, equipamentos de pós-colheita, assistência técnica específica e organização de cooperativas nas regiões produtoras.
Nos últimos dois anos o governo baiano vem consolidando ações focadas na cafeicultura. No ano passado foi elaborado o diagnóstico da cafeicultura, para identificar onde e como atuar, considerando que cada região tem as suas dificuldades. A partir dos dados levantados, a Câmara Setorial do Café desenvolveu um planejamento estratégico para os próximos 20 anos.

Encontro nacional

Promovido pela Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), e coordenado pelo engenheiro agrônomo e consultor Gianno Brito, Valéria Vidigal, e o corretor de café José Carlos Novaes, o 6º Encontro Nacional do Café, realizado entre os dias 8 e 10 de maio de 2012, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, teve como tema principal o Manejo Racional do Café.

Palestrantes renomados, empresários e produtores discutiram o planejamento da cafeicultura com mais segurança, novos investimentos, e cuidados com a lavoura até a comercialização do produto. Os novos rumos da cafeicultura, demandas e a sustentabilidade econômica e social do café também foram temas debatidos.

As informações são da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia, editadas pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PAULO ROBERTO PINTO DE AZEVEDO

SALVADOR - BAHIA

EM 18/05/2012

A ideia é muito boa. O secretário de agricultura da Bahia, Eduardo Sales, é muito competente e bem intencionado, resta saber como fará para alcançar a grande massa de cafeicultores familiares que existem na Bahia, ou se a coisa se diluirá no mar das boas intenções, que é tão comum nas ações do governo da Bahia.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures