ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Avança produção de cafés finos em Alta Mogiana

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/04/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
Quem observa à distância os cafezais nas microrregiões de Franca e Ribeirão Preto pode não perceber, mas um tipo especial de café vem cavando o seu lugar em meio a lavouras tradicionais. A Alta Mogiana está assistindo ao avanço da variedade gourmet, bebida ainda proibitiva ao consumidor brasileiro, mas cada vez mais valorizada e consumida na Europa e na Ásia.

Os cuidados começam, como era de se esperar, na própria lavoura. Ajudada pela topografia, com propriedades localizadas em altitudes entre 800 e 1000 metros, pela temperatura amena, - com médias anuais de 20ºC - e com um inverno seco e verão chuvoso, as plantações sofreram alterações para que o novo grão pudesse vingar.

Nessa conta, entram o treinamento dos funcionários e trabalhadores que vão apanhar a fruta no pé, os investimentos em maquinários e na seleção de variedades e sementes a serem utilizadas.

Para o produtor, não se trata bem de uma revolução no campo. Transformar parte dos cafezais (normalmente 20% da área no estágio inicial), colocando plantas, funcionários e sistemas de colheita, armazenagem e transporte em condições ideais para produzir o café especial significa um custo que boa parte dos cafeicultores não consegue bancar. Em alguns casos, disseram produtores, custos de produção podem levar mais de 50% da receita obtida com a venda da safra.

O tal café especial começou a aparecer cerca de dez anos atrás. Em 2000, segundo Nathan Hersckowicz, diretor-executivo da Abic (Associação Brasileira para a Indústria do Café), não havia variedades gourmet no mercado. No máximo, algumas eram encontradas em endereços restritos, mas ainda assim muito longe de significar uma opção para o consumidor. Hoje, avalia ele, existem perto de 120 marcas de cafés especiais disponíveis no mercado, sendo 80 delas atestadas por diferentes entidades certificadoras.

Em Cravinhos, a fazenda Sapecado, que existe há 130 anos, ainda não está na lista das propriedades certificadas, mas manda todos os anos até 3.500 sacas de café gourmet para Itália, Alemanha, Japão e outros países, por meio do seu escritório de exportação em Santos.

Na Sapecado, o café ocupa 70 de seus 1.200 hectares, dominados pela cana-de-açúcar, plantada 25 anos atrás. Entre 1991 e 1996, o cafezal foi praticamente extinto na fazenda, quando voltou reconfigurado. "Precisamos preparar a lavoura, aumentando a distâncias entre as árvores, prevendo o uso de máquinas, adotando novas variedades e misturando plantações de diferentes épocas", afirmou o cafeicultor Francisco Castilho.

Antes desse período, outras iniciativas como um pioneiro sistema de irrigação por pivô central, permitiram o resultado verificado hoje na fazenda de Cravinhos, de acordo com o produtor. Na propriedade, o café é apanhado seco no terreiro antes de ir para as centenárias tulhas de madeira, modernizadas nos últimos anos.

Lá o controle de umidade é rígido, fixado em 11%. "Metade da qualidade do nosso café é garantida pelo grão. Os outros 50% são divididos entre o maquinário e a mão de quem o apanha. Mesmo com tanto cuidado, qualquer descuido, uma goteira que seja, é suficiente para o grão fermentar e você perder dinheiro", afirmou.

A reportagem é de Paulo Godoy, para o jornal Folha de S.Paulo, resumida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures