ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Analisador de alimentos põe fim na fraude no café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/05/2011

1 MIN DE LEITURA

0
0
O "Alic-C" analisa amostras do café já torrado (processado na indústria) via esteptroscopia (levantamento de dados físico-químicos ) fototérmica: um facho de luz geradora de onda térmica atravessa a mostra do café em pó; o sensor acoplado em contato com a amostra capta o calor que é convertido em sinal elétrico; e, no final, é feita a leitura digital em computador. Na leitura são produzidos gráficos das impurezas (lixo, palha, serragens e até a borra de café), das estruturas químicas comparadas (da original com a outra) dos sais minerais, proteínas, açucares, aminoácidos (mais de 20 no pó do café), etc.

Washington Melo diz que uma micropartícula do café moído, ao ser molhado, libera todos os componentes da molécula e a massa celulósica passa a ser outra, exibindo "todas as contaminações (seus elementos naturais)". Mesmo tendo todas as propriedades, os "contaminantes" serão detectados quando misturados ao pó não usado. "Vai (a borra) contaminar a estrutura celulósica original. Se aparecerem, na análise, elementos de moléculas quebradas, houve a fraude", explicou.

O equipamento está com o pedido no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) desde 2003. Passada quase uma década, o registro esbarra na morosidade da autarquia.

O equipamento, então, dará um ponto final nas desculpas para a falta de "fiscalização com maior intensidade" da qualidade do café. Explicou que uma pessoa, pelos métodos existentes, demora quatro horas nas análises. "Com o analisador (Alic-C), o tempo de leitura é de 20 segundos", assegurou. O processo não é destrutivo e nem faz aplicação química. E foi além na exemplificação da importância do "Alic-C": para a Abic, que teria 1.500 associados, o analisador "fiscalizaria todas marcas até duas vezes por ano".
O equipamento já tem um parceiro para a fabricação comercial, a Quimis Aparelhos Científicos Ltda, de Diadema (SP), com 450 itens em fabricação (estufas, purificadores de água, agitadores, balanças de precisão, etc.). O gerente de Marketing da Quimis, Cassiano Luís Oliveira Baccarin, prevê que o aparelho entrará na linha de produção comercial em 90 dias - a partir de agosto.

A reportagem é de Naior Alméri, para Negócios S.A., resumidas e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures