ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Aldo Rebelo fala sobre o Novo Código Florestal

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/08/2010

4 MIN DE LEITURA

34
0
Miguel da Rocha Cavalcanti conversou com o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB SP), relator do novo Código Florestal Brasileiro e autor da proposta que já foi aprovada na Comissão Especial da Câmara dos Deputados no dia 6 de julho, com 13 votos favoráveis.



Destaques:

"O Brasil é um país que deve muito à sua agricultura e pecuária".

"A pecuária existe na Amazônia e no Pantanal há 300 anos e, recentemente, fruto dos exageros da legislação ambiental e das alterações sofridas pelo Código Florestal Brasileiro essa atividade passou quase toda para a ilegalidade.

"Eu acho que é preciso haver um equilíbrio entre a preservação do meio ambiente e a produção agrícola, pois é um patrimônio que produz alimentos, valores, cultura, que também precisa ser preservado".

"Parto do princípio de que quando maior o desenvolvimento, maior a preservação ambiental".

"O grande problema é que por trás desses assuntos estão interesses comerciais. As Organizações Não Governamentais estrangeiras, com sede na Europa e EUA, na verdade funcionam aqui como braços dos interesses comerciais da agricultura dos países ricos, que se sentem ameaçados pela competitividade da agricultura brasileira".

"O Brasil deve continuar fazendo o esforço para se constituir como uma sociedade ambientalmente saudável, mas não pode cair na ingenuidade de que essas ONGs internacionais vem aqui para defender o nosso bem. Elas não estão aqui em busca do nosso bem, elas estão em busca dos nossos bens".

"A reserva Legal nos termos da que é imposta no Brasil, não existe em nenhum lugar do mundo".

"A Reserva Legal é uma criação do patriarca da nossa Independência, José Bonifácio de Andrade Silva. Que a criou por razões muito pragmáticas, ou seja, o Estado Português e depois o Estado Brasileiro, precisavam de madeira para a construção naval e a madeira não podia estar na floresta mais longinqua, precisava estar perto da sede da fazenda para ser acessível e ser transportada. Essa madeira também era uma reserva de energia. Além disso a madeira também era importante para a sustentação do próprio empreendimento agrícola. Então era uma medida de defesa da sustentabilidade do Estado e da produção".

"Esse conceito de Reserva Legal foi reproduzido no Código de 34 e depois no de 65. O proprietário era obrigado a manter uma reserva, que ele mantinha de bom gosto, pois ele precisava daquela madeira para a sua propriedade e ele podia usar".

"O problema aparece quando essa Reserva Legal foi transformada em reserva biológica. De reserva econômica ela foi transformada em reserva biológica, para reprodução da fauna e da flora. A partir daí ela passou a ser intocável e não se discutiu se a reserva de 10, 20, 30, 60 hectares cumpriria a função biológica. Essa reserva precisaria contemplar toda a complexidade de uma cadeia biológica avançada e isso não foi discutido".

"Assim o proprietário perdeu o interesse nessa reserva e ela deixou de ser cumprida. Os ambientalistas ao invés de observarem que a legislação era impossível de ser cumprida, acharam que precisava endurecer cada vez mais, com dispositivos de punição para ver se ela era cumprida. O resultado disso é que alteraram profundamente o Código Florestal".

"Com seguidas alterações e pouca discussão [a legislação] virou uma balburdia incapaz de ser cumprida".

"É isso que nós estamos procurando corrigir para que o meio ambiente seja preservado e para que a produção agrícola seja protegida".

"A questão da anistia é outro ponto que os ambientalistas procuram confundir ao invés de esclarecer."

"Eu estou propondo uma regularização ambiental, para que os produtores possam voltar à legalidade."

"É preciso reconhecer que a preocupação das ONGs é justa e legítima. As ONGs ambientais surgiram porque os problemas ambientais surgiram e não são pequenos, o problema é que a partir daí surge a manipulação da questão ambiental a favor dos interesses dos países ricos. Aqueles que chegaram no topo do desenvolvimento chutam a escada dos que estão abaixo para que ninguém se desenvolva mais".

"Tenho identidade com muitas ONGs, nacionais, locais, que são pessoas que querem a preservação do meio ambiente, mas acham que é importante a vida das pessoas, dos pequenos agricultores, a produção, a infra-estrutura. Não é uma visão de transformar o ser humano em inimigo da natureza".

"Eu não sou integrante da frente da agropecuária, não sou ligado ao tema da Agricultura no Congresso. Só aceitei ser relator porque vi que ai tinha o interesse do meu País e do povo brasileiro".

"Eu defendo o interesse do agricultor brasileiro, não porque seja agricultor, mas por que o interesse do trabalhador está ai. Mais do que ninguém o trabalhador brasileiro precisa de alimento barato".

"O Agronegócio precisa mostrar o que tem de positivo".

"O problema que eu vejo é tentar enquadrar uma coisa tão ampla e tão rica como a Agricultura simplesmente como um negócio. A Agricultura no Brasil não é só isso, ela é a base do no nosso processo civilizatório, dos nossos valores, da nossa cultura, da nossa culinária, é segurança alimentar, é segurança econômica".

"As pessoas que tem uma causa generosa e humana têm que se dedicar à política e enfrentar a campanha contra a política que se faz. As pessoas que chegam erradas na política já vieram prontas. Na política ele simplesmente passou a fazer aquilo que já fazia antes. As pessoas boas, patriotas, democratas, as pessoas justas precisam entrar na política também. É assim que ela vai melhorar".

34

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DECIO BARB0SA FREIRE

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/09/2010

Meus parabens ao Deputado Aldo Rebelo:
Sua lucidez,vem colocar no devido lugar a questão ambiental.
Vejam as aberrações da resolução do conama que definiu topo de morro como o seu terço superior.Em uma só penada colocou 400.000 quilometros quadrados do Brasil, isto é mais do que o territorio da Alemanha , como area de preservação permanente.Tecnicos da embrapa consideram esta area ainda uma pequena fração, em vista das limitações de encostas e outras definidas nesta resolução 302 do conama.
Eates tecnicos provam que mais de setenta por cento do territorio brasileiro está vedado as atividades produtivas, por lei ou resoluções como esta.
Obra do PT? DO MST? Da pastoral da Terra?
NÃO; OBRA DO MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE DO PSDB.
IMPRESSIONANTE PRECISARMOS DE UM MINISTRO DE FORMAÇÃO COMUNISTA, MASCOM ELEVADO SENSO DE JUSTIÇA, PARA CORRIGIR OS EXAGEROS INTEVENCIONISTAS DE GOVERNOS PSEUDO LIBERAIS
ROBERTO WAGNER TRAVENÇOLO

CACOAL - RONDÔNIA

EM 17/09/2010

O sehor deveria ter coerencia no que falae propõe.
Concordo com o Sr. quando diz: "As pessoas que chegam erradas na política já vieram prontas. Na política ele simplesmente passou a fazer aquilo que já fazia antes. As pessoas boas, patriotas, democratas, as pessoas justas precisam entrar na política também." "É assim que ela vai melhorar".
No Brasil só tem extremistas, primeiro vem um ministro querer que produtores reflorestem áreas que estão em produção há décadas aí vem outro dizendo que: "O grande problema é que por trás desses assuntos estão interesses comerciais. As Organizações Não Governamentais estrangeiras, com sede na Europa e EUA, na verdade funcionam aqui como braços dos interesses comerciais da agricultura dos países ricos, que se sentem ameaçados pela competitividade da agricultura brasileira."
HORA SENHOR "DEPUTADO" ISSO É TAPAR O SÓL COM PENEIRA.
O que precisamos é fazer o serviço de casa, ter responsabilidade no que faz, propor regras que não prejudiquem os proprietários que há anos vem defendendo o Brasil através da agricultura, mas que devem sim pensar no meio ambiente.
O senhor acha mesmo que diminuindo as matas ciliares, diminuindo as reservas florestais, como propôs, não vão assorear os rios, não vai prejudicar nossos aqüíferos, não vai interferir nas nossas vidas?
-Grandes cidades como São Paulo, por exemplo, já tem sérios problemas com água;
-As espécies estão morrendo a um ritmo mais de 1.000 vezes superior ao natural;
-Milhares de pessoas morrem diariamente devido à poluição da água potável;
- Todos os anos de 10 a 15 milhões de hectares de florestas desaparecem,
-No Brasil, são afetados pela desertificação 1.500 municípios = 32,5 milhões de pessoas,
-Na Amazônia, esse ano, os rios estão secando com a maior estiagem já registrada, em Manaus, o nível do Rio Negro baixa cerca de 20 centímetros por dia.
-Em Manicoré, cerca de 300 mil frutas correm o risco de estragar em cerca de 20 comunidades pela falta de chuvas.
-Na fronteira com o Peru, a seca deste ano é a maior já registrada
-No estado do Amazonas, dez municípios decretaram situação de emergência.
A NOSSA AMAZÔNIA REGISTRAVA UM DOS MAIORES INDICES DE PLUVIOSIDADE DO MUNDO, O ANO TODO.
E AGORA O SENHOR ME VEM COM ESSA
DIRCEU FERNANDES

PONTES E LACERDA - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 10/09/2010

O deputado Aldo Rebelo, é um verdadeiro Brasileiro com "B" maiúsculo, sabe o que esta propondo com critério balanceado sempre equilibrando os dois lados sem abalar sua idoneidade de grande cidadão, O código florestal não podia deixar de sair do papel sem a mão do deputado, o povo brasileiro de todos os segmentos sem pestanar tem que estar super satisfeito com sua destemida coerencia, este é um individuo consciente de sua obrigação, Parabens ao deputado e todos que o auxiliaram neste trabalho arduo de muito valor a nossa geração e gerações futuras... Obrigado mesmo Deputado!!!!
MAURICIO GOMES DE MENEZES

ARAXÁ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/09/2010

Gostaria de parabenizar o deputado pela materia e fazer um comentario a respeito, o produtor rural que ja luta contra todos os intemperes da natureza agora vem perder 20% de seu patrimonio, o qual vem trabalhando a muitos anos sem o direito se quer de uma indenização, acredito que a preservaçáo devia ser de responsabilidade da uniao, estado e municipios onde seria definido uma area de preservaçáo maior onde a reproduçao de animais da fauna brasileira ali se reproduzir e criar seu habitar e nao criar uma reserva em cada propriedade onde o produtor nao da conta de manter e nem reflorestar.
Sera que os empresarios urbanos tambem vaõ perder 20% de sua propriedade para reserva ou so os produres que terão que pagar por tudo. Vamos pelo menos ser justo rearborisando tembem o perimentro urbano confiscando os 20% de cada residencia.
MARCELO DEBASTIANI

NOVA MUTUM - MATO GROSSO

EM 06/09/2010

Lembrem produtores.

Políticos são seus representantes.

A população de São Paulo teve o bom censo de eleger o Aldo.

Se cada região fizesse o mesmo os interesses do setor produtivo seriam muito melhor atendidos.

A eleição está aí.

Façam suas escolhas.

Estamos andando em direção a nos tornarmos uma venezuela e os produtores estão alheios ao processo.

Elejamos novamente mais um governo populista e outro e outro.

Gostamos mesmo de ouvir estórias.

Reflitam.
CELSO CRESPIM BEVILAQUA

ALTA FLORESTA - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 06/09/2010

Parabens a este ilustre brasileiro Aldo Rebelo tive a honra de apertar sua mao por duas vezes em meu estado Mato Grosso em minha cidade Alta Floresta e na capital Cuiaba durante a ENIPEC onde ele e o eterno ministro Alisson Puullinelli foram aplaudidos em pe pelos produtores que produzem para alimentar milhoes de pessoas pelo pais e pelo mundo afora.Se eu fosse eleitor do estado de Sao Paulo nao so votaria neste nobre brasileiro como faria campanha para ele continuar no congresso nacional defendendo nao so os produtores brasileiros mas todo o Brasil,voce amigo que seja eleitor do estado de S.P. se informe sobre este magnifico deputado que demostrou ser um imenso conhecedor do imenso territorio brasileiro e acima de tudo nacionalista . Saudacoes ruralistas a todos os produtores deste imenso Brasil.
MARCIO ZAGO SANTOS

ALEGRE - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/09/2010

Parabens ao Deputado . Espero que tenhamos outros com a mesma opinião de devender esta classe.
ROGÉRIO TREVISOLI

CAÇU - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/08/2010

Me sinto melhor lendo estas declarações de pessoas iguais a mim. Até então me sentia peixe fora dágua, pois somos tratados como destruidores, malfeitores,preguicosos,escravocratas,etc.Me sinto mais fortalecido em produzir mais e melhor, sempre com respeito ao meio ambiente.Precisamos cada vez mais nos fortalecer e nos organizar. Precisamos de representantes justos, honestos, comprometidos com nossa causa e ao nosso País. Parabéns Deputado Aldo Rebelo.Que nós,nesta próxima eleição, saibamos identificar e eleger vários outros "Aldos Rebelo", pelo País afora. Juntos e Oganizados podemos! Abraços a todos.
JOSÉ ROBERTO DA ROCHA BERGAMO

LONDRINA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 30/08/2010

Realmente já faz algum tempo que não ouvimos alguém em defesa dos agricultores mas também do meio ambiente, estas reservas que são totalmente sem dimensionamento científico ou de estudos de viabilidade para cada região, traz interesses escusos de ambientalistas disfarçados que pregam certas atitudes sem nunca terem sequer feito a parte deles, não será nada fácil de conciliar o código florestal com o acréscimo do crescimento demográfico mundial, precisamos sim de um controle da natalidade principalmente nas classes miseráveis do mundo, para aí sim começar a ter efeito os tratados ambientais a que todos se referem. mas parabéns e espero de coração que continue nesta empreitada tão dura e sagaz.
JOÃO PAULO DE BARROS RANGEL

MACAÉ - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 29/08/2010

gostaria de deixar meu Obrigado ao site beefpoint pelo artigo e principalmente ao Deputado Aldo Rebelo, por sua coragem e enfrentar um assunto tão espinhoso, porem de extrema importancia!
A questão ambiental já deixou de ser modismo a muito tempo e é questão de sobrevivência humana, no entanto não deve e nem pode ser manipulada com finalidades eleitoreiras.Aqui na regiao litoranea do estado do Rio a dinâmica ambiental é de carater importantissimo para a permanencia da população local: se o nivel do Mar continuar a subir e as areas de vegetação remanescentes for erradicada definitivamente, o que será de Nós?
Já sentimos problemas de falta de abastecimento hídrico, poluição do mananciais e outras mais agora, O que teremos que enfrentar no futuro, se não comecar-mos a mudar esse quadro???
Sinceramente espero que continuem a pensar e principalmente a executarem as mudanças necessárias nquanto ainda temos tempo para tal, ou então sabe lá o que teremos de pagar pela omissão!
Atenciosamente,
J. Paulo
LUIZ SÉRGIO TOLEDO

VISCONDE DO RIO BRANCO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 28/08/2010

Eu nunca tinha ouvido uma autoridade dizer tantas verdades e com tanta tranquilidade.
De uns 30 anos para cá comecei a sentir até sentir vergonha de ser produtor,não bastasse a discriminação e o preconceito que meus antecessores sofreram por serem da "Roça" .Os políticos demagogos nos colocaram como exploradores de trabalhadores,do meio ambiente e tudo mais que lhe pudessem render uns votinhos.
Espero que toda classe Rural avance nas suas reenvindicações,aproveitando a clareira aberta pelo corajoso e sensato Dep. Aldo Rebelo.
Me sinto mais forte e cidadão Brasileiro.
Obrigado Deputado.
SÔNIA DE PÁDUA CARDOSO TARDELLI

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 27/08/2010

Parabens dep.Aldo Rebelo!!!!!!!!!
Agora já sei em quem votar para deputado federlal; continue lutando........pq. o que temos assistido ate agora;`são politicos lutando para encherem cada vez mais seus bolsos............
A maioria das ONGS, financiadas por Europeus e Americanos..e por politicos brasileiros(comprados) querem "preservacao""do nosso meio ambiente,para que fiquemos dependente dos senhores feudais..........e ninguem ate agora, havia saido em nossa defesa...............
Vamos unir e dar uma votacao macica ,para este ilustre representante, do produtor rural e, tb do povo brasileiro.
PAULO NEY JANSEN BRANCO

RANCHARIA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 27/08/2010

Com muita coragem e lucidez, o Deputado Aldo Rebelo defende o interesse dos brasileiros. Parabens Deputado.
DURVAL RIBEIRO DE GOUVEIA JUNIOR

BARRA DO GARÇAS - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 26/08/2010

Parabéns deputado Aldo Rebelo. Esperamos que a lei florestal seja aprovada como V. Excelência propos.
JOSÉ ADALBERTO SILVA

OUTRO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/08/2010

Agropecuaristas precisamos estar vigilantes e mobilizados nas fases seguintes a este processo à saber :
-Votação do relatório pela bancada Federal até o final deste ano
- ELEGER os próximos representantes comprometidos com estas posições ou...
O Trabalho árduo do NOBRE Deputado com as suas consultas Públicas pelo
país todo poderá ser perdido sob a influência nefasta de Ongs baseadas em apoio
político-financeiro de interesses estrangeiro.
José Adalberto Silva
Médico veterinário,Pecuarista,diretor da APROVA
KÊNIA CHEHOUD

CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 24/08/2010

Parabéns Deputado!!! Precisamos ter mais políticos que mostram ao Brasil que nós produtores rurais somos pessoas do bem, e não bandidos . Nós não invadimos as propriedades privadas, não detruimos a natureza, não produzimos carne a base de escravidão, não concordamos que parte de um estado produtivo pertence a índio. Até onde vamos suportar sermos visto de uma forma muito errônea? Precisamos Deputado, e pessoal do beef point, mostrar a populaçao desinformada como se produz um kilo de carne.
Ongs patrocinadas por outros países querem ver a desordem aqui no nosso país para não sermos competitivo lá fora,, tem também a turma em troca de voto, em troca de lavagem de dinheiro e corrupçao, tudo acaba caindo em cima do nós, pessoas do campo, trabalhadores, pagamos um monte de imposto e nao vivemos as custas do bolsa família, bolsa escolas, vale gas, por causa desses beneficios nem mais funcionario decente a gente encontra, nao conseguimos arrumar gente pra trabalhar! pra que trabalhar??? o governo da tudo... e o estudo, a educaçao .. cade? A informaçao que somos pessoas do bem, gerador de renda e trabalho, e que não somos bandidos e destruidores do meio ambiente depende da mídia e de mais Autoridades para mostrar ao Brasil que os gases de uma vaca nao é o que mais polui o ambiente!
THIAGO ALVES DE OLIVEIRA

REGISTRO - SÃO PAULO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 24/08/2010

Agora vamos ver os resultados nas eleições. Vamos ver até onde vai a ignorancia e se as pessoas vão viver de oxigenio e sol.
KLEBER GERALDO DA SILVA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/08/2010

É, desta vez temos que admitir. Algum parlamentar nesse país tem uma visão voltada para a realidade. Houve tempos em que o governo estimulava os pecuaristas a povoarem as regiões de fronteira como Mato Grosso, Rondônia e outros, estimulando-os com benécias na compra de terras e produzirem em áreas mais remotas. Conforme citação do deputado "A pecuária existe na Amazônia e no Pantanal há 300 anos e, recentemente, fruto dos exageros da legislação ambiental e das alterações sofridas pelo Código Florestal Brasileiro essa atividade passou quase toda para a ilegalidade".
O governo, como sempre, se omitiu e foi regido por alienados que em suas salas confortáveis criavam leis que cada vez mais conduzia os produtores rurais à ilegalidade e a marginalidade. Agora falam em anistia, ora, se naquele período nos permitia desmatar. Estávamos auxiliando no desenvolvimento do país. Nada mais justo, constitucional, que a legislação ambiental proposta entre em viger para tão somente as áreas "intocadas". É bom lembrar que nenhum produtor quer depredar ou desprezar as áreas de preservação permanente, pois estas, como as matas ciliares, são de suma importância para a sobrevivência do sistema de produção.
Esperamos que este parecer do deputado atinja os anseios daqueles que com sua produção apresentam praticamente 50% do PIB brasileiro e coloca, de maneira magnifica, "alimentos" na mesa de todo o país.
Parabéns deputado.
ARMANDO GOMES DE ALMEIDA

TUPI PAULISTA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 23/08/2010

Estou surpreso, muito contente em ouvir a fala do ilustre deputado Aldo Rebelo, que teve a competencia,coragem de elaborar inteligentemente relatando nosso codigo florestal, disse claro como deve ser, quem são os verdadeiros vilões que através dessas ongs representantes dos paises ricos que já consumiram suas reservas, vem aqui dizer como devemos proceder,assim convencendo alguns mal informados que os prodeutores rurais são bandidos. conte comigo deputado.......
ROGERIO BRAMBILA

VILHENA - RONDÔNIA - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 23/08/2010

Gostaria de parabenizar o Sr. Aldo Rebelo pelo seu pronunciamento em defesa do agronegócio, principalmente no que se refere a AMAZÔNIA, pois aqueles que não a conhecem, precisam a conhecer para saber da realidade e da preocupação que nós produtores Rurais temos com este pais e com a nossa Amazônia......

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures