ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Agronegócio café: setor quer manter liderança mundial

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/01/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
Manter a liderança brasileira no mercado mundial com competitividade, da semente à xícara, será o foco da Agenda Estratégica do Agronegócio Café do Brasil aprovada em outubro pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Reinhold Stephanes. Estão previstos itens como aperfeiçoamento estatístico de produção, estoque, consumo e custos de produção do café; direcionamentos para os setores da pesquisa, capacitação, certificação, indicação geográfica, comercialização, exportação de café industrializado e indústria de café torrado e moído e solúvel para o mercado interno.

Para o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Silas Brasileiro, a agenda é um instrumento importante diante da crise financeira internacional e a competitividade nacional ameaçada pelos crescentes custos de produção e câmbio adverso. "Sua implementação será fundamental para garantir e ampliar a liderança brasileira no mercado mundial com tecnologia, qualidade e inovação", enfatiza.

Na opinião do diretor do Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Guilherme Braga, a Agenda do Agronegócio Café é inédita e representa um avanço na determinação das prioridades e das ações que vão orientar o desenvolvimento integrado do setor. "Permite imprimir objetividade às iniciativas pela clara identificação de seus propósitos, criando consenso e assegurando melhores condições para a sua implementação e para os seus resultados", acrescenta.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Almir José da Silva Filho, concorda com o executivo. Para ele, a Agenda representa evolução no agronegócio Cafés do Brasil e reflete a coordenação das ações da cadeia produtiva. A agenda aborda os problemas e as soluções para o setor continuar se desenvolvendo e preservando liderança mundial. "Temos base para construir o plano estratégico, de médio e longo prazo, dos próximos cinco a dez anos", informa.

O secretário de Produção e Agroenergia, Manoel Bertone, considera esse programa essencial para o desenvolvimento sustentado do setor. "Recebemos instruções específicas do ministro Stephanes para que as políticas do café tivessem participação ativa de todos os setores da economia cafeeira e que o grupo trabalhasse em conjunto", afirma.

Agenda Estratégica

A agenda descreve os principais temas identificados na matriz de competitividade e propõe ações para cada um deles, indica diretrizes para o desenvolvimento de planos estratégicos, programas e projetos, sugere executores, recomenda prazos e propõe orçamentos. Segundo o assessor especial para as Câmaras Setoriais e Temáticas do Mapa e coordenador do Grupo de Trabalho da Agenda Estratégica, Aguinaldo José de Lima, "Foram organizados os temas considerados fundamentais pelos integrantes da cadeia", ressalta.

De acordo com Lima, o Plano Estratégico para o Agronegócio Cafés do Brasil será preparado por meio de workshops, comitês de trabalho e ações específicas dos comitês diretores do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC).

Participaram da elaboração da agenda representantes do governo e de entidades privadas do CDPC como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) e o Conselho Nacional do Café (CNC). As informações são do Mapa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures