ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtores mexicanos apostam na produção de café orgânico

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/09/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
As mãos do agricultor Enrique Oropeza derramam água quente em uma cafeteira de vidro em forma de ampulheta, objeto quase que de adoração entre os amantes do café. Conhecida como Chemex, o design permite que os grãos cultivados na montanha de Guerrero, no Sul do México, liberem os aromas doces que os tornam tão especiais.

Foto: Gabriel Haddad/Café Editora
                                   Foto: Gabriel Haddad/Café Editora

Oropeza, que agora tem 24 anos, é um dos produtores que apostam no cultivo de café orgânico. "O café é um produto que é muito amigo do meio ambiente porque você não precisa necessariamente desmontar uma colina para fazê-lo", disse. Do produto, o México exporta 28 mil toneladas por ano, principalmente para a União Europeia. Porém, os mexicanos evitam este tipo de cultivo para privilegiar o café instantâneo habitual.

O produtor pertence a um grupo de 30 cafeicultores do grupo étnico Me'Phaa, que diante do preço baixo pago aos intermediários decidiram vender o café orgânico diretamente ao consumidor. “Estamos contra o café tradicionalmente cultivado. Nossa bandeira é o café orgânico, amigável”, disse Oropeza, em meio a sacos de grãos que soltam o aroma. O país, entretanto, produziu 3,1 milhões de sacas de 60 quilos de café em 2016, principalmente em Veracruz e em estados do sul como Chiapas, Guerrero e Oaxaca.

Enquanto esse número diminui em comparação com as 55 milhões de sacas do Brasil, maior produtor do mundo, mais mexicanos decidem cultivar café orgânico, o que exige pequenas plantações e cuidados específicos sem produtos químicos.

Hoje, as autoridades do país estimam que entre 7% e 8% do total dos produtores mexicanos cultivam este tipo de grão sem pesticidas. “Estamos buscando sustentabilidade. Quero café de qualidade ao longo prazo. Não busco grandes volumes que desgastam a terra”, disse a barista de 24 anos, Frida Mendoza, durante uma exposição de café na Cidade do México.

Por cerca de cinco anos, a produção de café no país foi atingida pela ferrugem, fungo que impede a cafeicultura de produzir grãos. Além do México, outros países produtores da América Central também foram afetados.

As informações são do https://segundoenfoque.com / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures