ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Onu ajuda famílias afetadas pela ferrugem na Guatemala

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/07/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
O Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização das Nações Unidas (Onu) apoiará com comida e dinheiro cerca de 1,2 mil famílias guatemaltecas pobres, severamente afetadas pela ferrugem que atinge a produção de café.

O projeto será executado durante seis meses nos municípios de El Tumbador, El Quetzal e La Reforma do departamento de San Marcos, que faz fronteira com o México, com financiamento de 250.000 euros (US$ 336.603) através de uma cooperação europeia, detalhou o PMA.

De acordo com as disposições do projeto, as famílias de pequenos produtores de café receberão assistência em comida ou dinheiro em efetivo por meio de transferências bancárias “equivalentes ao custo da cesta de alimentos do PMA no mercado local”.

“Temos acompanhado de perto o surgimento da ferrugem desde 2012 e conhecemos bem a situação. Os esforços nacionais e de cooperação são cruciais para que as famílias vulneráveis saiam do risco alimentar”, disse o representante do PMA na Guatemala, Mario Touchette.

O café é um dos principais produtos de exportação do país e a ferrugem, um fungo que ataca as folhas e diminui a produtividade, afetou 50% dos 193.200 hectares cultivados, segundo a Associação Nacional de Café.

As exportações de café guatemalteco caíram em 13,44% nos primeiros nove meses da atual temporada, iniciada em outubro passado, comparado com o mesmo período do ano anterior, e a baixa é atribuída principalmente à ferrugem.

O PMA identificou que as regiões mais afetadas pela ferrugem são os distritos de Huehuetenango, San Marcos, Quiché, Sololá (oeste), Alta Verapaz e Baja Verapaz (norte).

A Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional estima que mais de 160.000 famílias precisarão de assistência alimentar e apoio para recuperar seus meios de vida.

A reportagem é da Agence France-Presse (AFP)/ Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures