ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Negócio de café premium cresce na Argentina apesar da baixa no consumo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/09/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
Com o consumo em baixa, o negócio do café premium na Argentina se converteu em uma exceção e continua em crescimento. Com consumidores cada vez mais sofisticados e ávidos de provar novos sabores, cresce a venda de cafés de qualidade, cafeterias especializadas, a profissionalização dos baristas e o negócio de cápsulas para consumo em casa.

“Há uma revalorização do artesanal, da qualidade, do cuidado das matérias-primas e a importância dos processos que fazem um produto que poderia ser uma commodity, não seja. Embora haja na Argentina uma arraigada tradição de encontro ao redor do café e uma grande quantidade de cafeterias, a qualidade sempre esteve em segundo plano. “O café especial começou a ter mais relevância nos últimos anos e, ainda que siga sendo um nicho, está se expandindo”, disse o torrefador de café de qualidade, Agustín Quiroga, que foi uma das referências da feira “Exigí Buen Café” que reuniu especialistas e consumidores em Buenos Aires. Ele advertiu que, apesar do crescimento do café especial, no entanto, a maioria dos consumidores está acostumada com o café torrado, que parte dos grãos “de baixa qualidade são torrados com açúcar, justamente para mascarar essa origem ruim”.

Entre os fatores que impulsionaram nos últimos anos o crescimento do mercado de café premium está a chegada da cadeia Starbucks, que impulsionou a moda e atraiu um público mais jovem e o crescimento do mercado de café de cápsulas, com marcas como Nespresso e Dolce Gusto, da Nestlé.

O mercado de cápsulas está crescendo exponencialmente. Ainda que não divulguem dados de 2014, a Nestlé afirmou que, no ano passado, no varejo, o faturamento foi de mais de US$ 78 milhões e a categoria cresceu em 66% em volume. Em 2014, segue o crescimento. “Vemos como a grande exceção à baixa do consumo que se registra em outras categorias”, disse Valeria Rodríguez Pardal, gerente de marketing de negócios de café da Nestlé. “Vemos que o consumidor está disposto a inovar, a romper com os mitos de que o café se toma no inverno e que é somente o café puro (preto)”.

Apesar de 74% dos argentinos consumirem café de maneira habitual, segundo um estudo do GFK, nos últimos anos desenvolveu-se a cultura e o hábito de consumir produtos de qualidade. “A Nespresso foi uma das peças chave nesse mercado, porque redefiniu o hábito de café, convertendo-o em uma experiência gourmet”, disse a empresa que chegou à Argentina em 2006.

Para Federico Luis, representante do café italiano Illy no país, a tendência de tomar cafés de mais qualidade cresce. “A demanda que temos hoje é muito superior a de oito anos atrás. Vemos crescendo em 30% anualmente. Há uma baixa geral no setor gastronômico, mas no caso do café, vemos um crescimento”. O café Illy está composto por nove grãos diferentes e se vende em supermercados, com um preço de 190 pesos (US$ 22,59) a lata de 250 gramas.

“O negócio cresce em quantidade de baristas, de cápsulas, de cafeterias, que tratam de se adaptar à demanda do consumidor. Aparecem os produtos artesanais que buscam fazer blends únicos”.

Para Quiroga, o futuro do café de qualidade é muito promissor. “O café de qualidade está se fortalecendo, lenta, mas solidamente. Cada vez há mais gente que quer aprender, formar-se, explorar, que se apaixona. O compromisso com qualidade, tanto de quem produz, processo, prepara e vende, como de quem consome, é um caminho de ida. Há um alto grau de fidelidade”.

A reportagem é do https://www.cronista.com / Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures