ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fertilizante estatizante

POR ANDRE MELONI NASSAR

E LEILA HARFUCH

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/03/2010

4 MIN DE LEITURA

8
0
O governo federal andou insistindo na ideia de criação de uma empresa estatal de produção e comercialização de fertilizantes no Brasil. Os dois argumentos centrais em defesa dessa empresa estatal seriam a necessidade de reduzir a dependência brasileira do mercado internacional, uma vez que 74%, 49% e 92% do nitrogênio, do fósforo e do potássio, respectivamente, utilizados no Brasil na produção de fertilizantes são importados; e a necessidade de promover maior concorrência no mercado, tendo em vista que a produção de fertilizantes é um oligopólio no Brasil e no mundo.

Os dois argumentos mostram que o tema é sensível. Os produtores rurais, como esperado, estão preocupados com o assunto porque são eles que pagam a conta de fertilizantes mais caros. Viabilizar o aumento da produção brasileira e promover maior concorrência na produção fazem parte de um diagnóstico correto. Já o remédio, a estatal dos fertilizantes, está mais para adoecer o paciente do que para curá-lo. O fundamental nesse debate é entender que o bom objetivo de estimular concorrência no fornecimento de nutrientes básicos à produção de fertilizantes não será resolvido com a criação de uma estatal. O buraco, na realidade, é mais embaixo.

A constatação de que a produção das matérias-primas básicas dos fertilizantes (nitrogênio, fósforo e potássio) no Brasil não tem acompanhado a crescente demanda é um tema superado. A relação entre a produção nacional e a importação de fertilizantes intermediários se movimenta em favor das importações, que vêm ganhando fatia de mercado no decorrer do tempo. Os dados da evolução por nutriente mostram a mesma tendência. No caso do nitrogênio, a produção doméstica representava, em 2002, 47% do mercado e em 2008 representou 26%. No caso do fósforo, esse movimento foi de 57% para 51% e, no caso do potássio, de 12% para 8%.

Não somente a produção nacional tem menor participação na oferta total, com exceção do fósforo, como também não tem conseguido acompanhar a demanda. Além disso, comparando o Brasil com o resto do mundo, os números também chamam a atenção. O Brasil é o terceiro maior importador mundial de nitrogênio, atrás apenas dos EUA e da Índia, é o maior importador de fósforo e o segundo maior importador de potássio, também atrás dos EUA.

A dependência de importações, no entanto, é uma questão capenga quando não analisada em conjunto com a estrutura de formação de preços dos fertilizantes no Brasil. A questão-chave a ser respondida aqui é a seguinte: os preços domésticos de fertilizantes pagos pelos produtores no Brasil seguem os preços mundiais? Se seguem, o problema dos elevados preços está no mercado mundial. Se não seguem, há razões para se pensar em políticas de estímulo a maior concorrência. Para responder a essa pergunta desenvolvemos um estudo analisando os preços internacionais e os preços pagos pelos produtores.

Nossa conclusão foi a seguinte: os preços domésticos são determinados pelos preços mundiais, mas, com exceção da ureia, fertilizante à base de nitrogênio, as variações nos preços ao produtor do superfosfato simples e do cloreto de potássio são explicadas apenas em parte pelas oscilações dos preços internacionais, sugerindo que maior concorrência seria salutar para o produtor rural. Vamos entender o que essa conclusão quer dizer.

Quando são analisados os preços internacionais da ureia, da rocha fosfática e do cloreto de potássio e são comparados aos preços de importação do Brasil e aos preços dos produtos equivalentes praticados no mercado doméstico (aqui utilizamos os preços em dólar para eliminar oscilações cambiais), observamos que, para cada linha de produto - nitrogênio, fósforo e potássio -, os preços andam absolutamente juntos.

Como grande parte da oferta brasileira é feita a partir de matéria-prima importada (74%, 49% e 92%, respectivamente), a conclusão de que os preços internacionais determinam os preços domésticos era esperada. Aliás, essa constatação demonstra que a concentração na produção doméstica não é forte o suficiente para impedir o mercado de funcionar. Ao contrário: na formação dos preços, o mercado está funcionando bem.

Essa conclusão tem uma implicação: como os preços internacionais são determinantes dos preços domésticos, o produtor brasileiro estará sempre sujeito aos movimentos de mercado na Rússia (nos três produtos), na China, no Canadá, na Alemanha, no Marrocos, na Tunísia, na Ucrânia e nos EUA (em pelo menos um produto), a menos que o Brasil reduza sua dependência de importações. A oferta, como se vê, é concentrada. Aliás, não poderia ser diferente, porque, sendo um setor muito intensivo em capital, demandante de elevados investimentos e com ganho de escala, a produção de nutrientes, em qualquer lugar do mundo, será sempre concentrada.

Superado o problema da formação dos preços, fizemos a análise da influência dos preços internacionais nas oscilações dos preços domésticos. A pergunta aqui é a seguinte: quando os preços domésticos oscilam - aliás, eles fazem isso o tempo todo -, quanto dessas variações pode ser explicado por oscilações nos preços internacionais e/ou por variáveis associadas ao mercado doméstico, tais como demanda e, por que não, concentração da produção? Quando esse valor é muito elevado, como no caso da ureia, é sinal de que os movimentos no mercado doméstico refletem integralmente os do internacional.

Já no caso do superfostato simples e do cloreto de potássio, cujos valores encontrados foram menores, fatores associados à estrutura da indústria têm peso elevado nos movimentos de mercado doméstico. Neste caso, estimular competição na indústria será benéfico para os produtores rurais e é isso que o governo deveria estar perseguindo, em vez de advogar a volta do capital estatal ao setor.

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ HUMBERTO ALVES DOS SANTOS

AREIÓPOLIS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/03/2010

Concordo integralmente c/ o sr. Renato Pita Maciel de Moura.
Volto a repetir(não sei porque não publicaram as minhas observações do dia 22/03): os argumentos dos articulistas são bem fundamentados, mas vejo um viés ideológico nas fundamentações.
Por que não termos uma empresa pública ou mista tentando regular o mercado e disponibilizando mais oferta de produtos?
Por que temos que depender do mercado externo, que nos atenderá na medida das suas (deles) prioridades.
Esse viés privatista é coisa do passado, temos exemplos recentes no primeiro mundo.
C/o diz um jornalista: ou só quando dá errado recorremos a "viúva"?
FERNANDO PENTEADO CARDOSO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 25/03/2010

Oxalá uma empresa estatal pudesse operar milagres:
1-Explorar potássio debaixo do Rio Madeira, em território protegido de indio, com solução econômica para dispor o cloreto de sódio remanescente após separação do KCl.
2-Superar a localização de Anitápolis em meio a montanhas de dificil acesso sem infre-estrurura próxima, cercada de mata Atlântica venerada pelos ecologistas.
3-Dispor de gás natural ao custo obtido nos paisea árabes para fabricar uréia a preços competitivos.
A iniciativa privada vem ha muitos anos quebrando a cabeça para resolver esses problemas. Será que o Governo detem a varinha de condão?
RENATO PITA MACIEL DE MOURA

BAEPENDI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/03/2010

A análise foi muito interessante, mas vejo um viés preconceituoso quanto à participção do Estado na Economia, inclusive dos comentaristas que me precederam. Não é mais verdade que a administração das estatais seja ineficiente, nem no Brasil nem em muitos outros países. O artigo reconhece que, pelo menos em parte, há um oligopólio, sim, que torna os preços mais altos do que meramente refletindo os preços internacionais. Por outro lado, o aumento da oferta, por si só, já deverá resultar numa queda de preços. A alternativa de "estimular competição na indústria", na prática, quer dizer o quê? Por quê a iniciativa privada não se interessou até hoje pelo segmento? Aliás, quem está construindo plantas de uréia é a estatal Petrobras.
JUCELINO DOS REIS

CASCAVEL - PARANÁ - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 23/03/2010

Se o governo criar essa estatal, com certeza acontecerá, das duas , uma :

1º -ou será uma estatal deficiente (com um sindicalista na direção), que terá seus déficits suportados pelo tesouro nacional, e mais tarde teremos mais uma estatal vendida por preço abaixo do que vale, como foi o caso das outras privatizações, ou então;

2º - veremos um aumento brutal no preço dos fertilizantes, em razão da histórica incompetência do setor público em gerenciar qualquer atividade. Não terá a empresa estatal a eficiência necessária para apresentar preços mais reduzidos que os paraticados hoje pelo mercado, e que force os concorrentes a diminuirem seus preços. Antes sim, pela sua incompetência ( preço mais alto) propiciará aos concorrentes, ambiente favorável para aumento de preços.

JOSÉ HUMBERTO ALVES DOS SANTOS

AREIÓPOLIS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/03/2010

Não vejo nenhum problema em o Estado querer fomentar a produção nacional de fertilizantes.
Reconheço que o viés ideológico do articulista é muito bem fundamentado; entretanto não tenho nenhum pre-conceito da formação de indústria nacional com capital estatal.
A produção agricola é fundamental na formação do PIB e portanto deve ter, se não uma empresa mista, orgãos que regulem a formação de preços no mercado nacional.
JEAN-YVES CARFANTAN

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/03/2010

Parabens, essa questao é fundamental para o futuro do crescimento do agronegocio. E as decisoes do governo brasileiro preocupam os fornecedores externos.
CARLOS EDUARDO COSTA MARIA

ANHEMBI - SÃO PAULO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 18/03/2010

Acredito que o setor do agronegocio, pelo menos os que significativamente são responsável pelo pib nacional, já é suficiente independente na questão de aquisição de fertilizantes no mercado, ainda que, na sua maior parte seja oriundo de importações,repassando em seus produtos finais o custo desta aquisição.Na minha opinião o governo deveria oferecer mais opções neste quesito à agricultura familiar, que tem menos mecanismos a disposição quando da aquisição de fertilizantes, dando ao pequeno agricultor condições mais favoráveis ao invés de aventurar num processo que é exclusivamente do setor privado.
ASSIS DE VASCONCELOS

SALVADOR - BAHIA - PRODUÇÃO DE OVINOS

EM 18/03/2010

Senhores,

Muito boa a análise técnica e visiológica. Vale lembrar que dentro de um prazo de 3 anos (final de 2012) estará sendo inalgurado uma nova fábrica de NH<sub>3</sub> e ureia no Centro oeste. Investimento firme.

Assis

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures