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Café segue ganhando espaço entre os colombianos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/07/2013

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O mais recente estudo sobre bebidas quentes na Colômbia feito pelo Euromonitor, empresa global líder em análise estratégica para mercados de consumo, mostra um crescimento de 9% nas vendas varejistas de café no país (entre 2011 e 2012) e projeta uma tendência crescente da categoria de café para os próximos cinco anos.

O Euromonitor atribui esses maiores volumes a um aumento na notoriedade e à consideração pela bebida devido às campanhas institucionais de educação ao consumidor e aos canais do programa governamental 'Toma Café' (Programa de Promoção de Consumo de Café, saiba mais); à crescente oferta de cafés premium (que registra o maior crescimento na categoria); ao novo desenvolvimento de produtos no mercado varejista que está levando o café para além do café da manhã e à oferta de novas experiências de consumo como das lojas especializadas e café; assim como às considerações positivas de saúde e bem-estar associadas ao café.

De acordo com o Euromonitor, “a experiência ‘Toma Café’ está ajudando toda a categoria. Suas regras claras e fundos que garantem sua continuidade, são um exemplo interessante a ser copiado por parte de outras categorias de bebidas”.

Sem dúvida, o mundo do café vive uma nova e renovada dinâmica na Colômbia: a grande tradição de consumo de café puro e de café com leite; a melhora gradual da renda disponível e um trabalho consistente de promoção do consumo iniciado há três anos pelo Programa ‘Toma Café’ da cadeia cafeeira (indústria e produtos unidos) reativaram a demanda por café. A demanda em quilos vem crescendo há três anos de forma sustentada, pela primeira vez em décadas. Um crescimento destacável considerando que se fala de uma categoria madura de mais de meio milhão de dólares anuais em vendas em um cenário de desaceleração de consumo.

As novas tendências que se destacam são o crescimento da grande base de cafés tradicionais (tanto cafés torrados e moídos, como instantâneos), um crescimento do nicho de cafés especiais ou premium (que cresceu mais de 10% em cada um dos últimos três anos) e a introdução de uma maior variedade de preparações de café, inspirado pelas lojas especializadas. Além do tradicional consumo de café puro e com leite, o consumir quer em casa reproduzir as novas preparações das lojas especializadas, o que tem sido impulsionado pela indústria, que está inovando com preparos instantâneos de cappuccinos e cafés gelados, e bebidas de café prontas para beber.

Fora de casa, os consumidores estão mais expostos a diferentes lojas especializadas de café e a uma maior variedade de produtos oferecidos. Pequenas cafeterias abrem próximas a áreas onde os consumidores passam diariamente, onde há uma grande concentração de escritórios ou centros de ensino, assim como nos centros comerciais, clinicas ou no interior de hipermercados e supermercados entre outros.

O crescimento nas vendas das principais cadeias de lojas especializadas nos últimos anos seguem a ritmos entre 17% e 20%, demarcando o consumo fora de casa. Segundo o Euromonitor, “são espaços multifuncionais onde os consumidores podem passar o tempo livre com a família ou amigos e desfrutar de diferentes preparações de café (quente ou frio), além de produtos de confeitaria, uma característica que está atraindo cada vez mais consumidores de várias idades”. As cadeias de refeições rápidas, conscientes do potencial do café, tem desenvolvido espaços dedicados ao café e menus especializados, com variedade de bebidas quentes e frias de café e cada vez mais restaurantes contam com baristas profissionais e têm menus de café.

Por outro lado, devido à sua grande presença em todo o país, o “pequeno canal independente de comestíveis”, como chama o Euromonitor as lojas de bairro, também tem um papel importante, tanto com a oferta tradicional do café preto, como pela crescente inclusão de máquinas de café que utilizam café instantâneo para oferecer diversos preparos como cappuccinos, café com leite e mocaccinos. Como parte de seu programa de educação, o ‘Programa Toma Café’ formou mais de 2.000 lojistas com oficinas de melhores práticas de preparo e venda de café.

Por sua vez, algumas cadeias de supermercados têm tido um papel importante ao oferecer um maior espaço e especialização na oferta de cafés que facilita a compra e eleva o volume de vendas e promovendo degustações e exibições de preparo da bebida, que possibilita que hoje o consumidor colombiano encontre uma ampla gama de cafés para todos os gostos e orçamentos.

“Após três anos consistentes de trabalho da cadeia cafeeira (indústria e produtores unidos) no propósito de tornar o café a bebida mais apreciada e consumida do país, vemos com satisfação significativas e positivas mudanças nos hábitos de consumo. Em particular, a crescente introdução de novas bebidas, como o cappuccino e o frappé, tanto fora de casa, como em casa, tem levado o café a novos momentos de consumo depois do almoço e à tarde, o que aumenta o consumo per capita. Agora, quando o objetivo é introduzir mudanças de hábitos de consumo, estamos conscientes e assim o seguiremos reiterando que estamos no começo de um longo caminho que envolve tanto sensibilizar o consumidor final para que descubra versatilidade de café, como ativar o potencial multiplicador das forças de distribuição e venda da cadeia cafeeira para promover os atributos do café”, disse a coordenadora executiva do programa 'Toma Café, Ana María Sierra.

A reportagem é do Cronicadelquindio.com, traduzida pelo CaféPoint.

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