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Café que os colombianos tomam não é o que sobra

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/08/2014

1 MIN DE LEITURA

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Diante do mito de que a qualidade do café tomado pelos colombianos é inferior à do café exportado, o gerente da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia, Luis Genaro Muñoz, falou em entrevista sobre o tema.

É verdade que o café tomado na Colômbia provém das sobras de todo o processo de produção, seleção e exportação?
A Colômbia tem cafés de alta qualidade pelas quais é necessário pagar. No entanto, as pessoas se queixam porque, às vezes, têm que tomar cafés inferiores e a verdade é que não têm que fazer isso. O fato é que, como em todos os negócios, o melhor custa mais caro. Por outro lado, se fechássemos a fronteira a nossos cafés, estaríamos condenando o setor a um estancamento definitivo.

Como fazer as pessoas entenderem esse argumento?
O fato de o país ter um novo parque cafeeiro tem aumentado a possibilidade de ter um produto de melhor qualidade, que tem sido reconhecido pelo mercado interno e pelos compradores internacionais, ambos bastante exigentes quanto às qualidades do produto. Se nosso café não fosse de melhor qualidade, ninguém o compraria.

Porém, a nível de oferta-demanda, qual é o balanço?

Os compradores de cafés especiais em nosso país importaram um milhão de sacas em 2012 e, em 2013, esse valor se reduziu em 40%, para 600.000 sacas e até junho de 2014, somente foram importadas 180.000 sacas, o que evidencia a maior utilização do produto nacional em seus processos.

Porém, é certo que a Colômbia exporta boa quantidade de sua produção?
Sim, exporta uma grande quantidade de café colombiano, porque no exterior pagam melhor. Isso não quer dizer que na Colômbia se tomem lixo, como alguns falam, pois existem lojas como Juan Valdez onde os consumidores podem comprar cafés dos mais altos padrões e tanto é assim que 180 lojas da marca em todo o país suprem a demanda dos consumidores em diferentes regiões para que tenham acesso a todos os formatos, origens e qualidades.

A Federação tem feito algo para mudar essa percepção de alguns consumidores?
Temos feito uma campanha valiosa encabeçada pela indústria nacional e os membros internacionais que operam em nosso país para incentivar o consumo do produto na Colômbia. Além disso, na mesma intenção buscamos incentivar o conhecimento do consumidor sobre a qualidade dos cafés oferecidos em seu país e que está ao alcance de suas expectativas.

A entrevista foi feita por https://www.dinero.com/ Tradução Juliana Santin

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