ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café dominicano recebe Certificação de Origem da União Europeia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/07/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
A União Europeia (UE) concedeu o Certificado de Denominação de Origem Protegida (DOP) para o café produzido na região de Valdesia, sul da República Dominicana. O selo de qualidade reposiciona o cultivo entre os quatro grandes produtos agroindustriais de exportação do país.

Foto: Felipe Gombossy/Café Editora
                                Foto: Felipe Gombossy/ Café Editora

O representante da UE na região, o embaixador Alberto Navarro, anunciou durante cerimônia oficial uma contribuição de assistência técnica e financeira de 1,7 milhão de euros (US$ 1,98 milhão) para combater o fungo da ferrugem, doença que tem destruído plantações de café na República Dominicana e contribuído para o declínio na produção.

Segundo ele, apesar da queda nas exportações de café dominicano, há esperanças de que o selo impulsione o setor. "Há dez anos, o país exportava 160.000 quintais (122,6 mil sacas de 60 quilos) por ano, agora saem do país cerca de 25.000 quilos apenas, devido ao impacto da ferrugem, da mudança climática e da indústria de café nos países desenvolvidos e sua influência nos mercados internacionais”.

O ministro da economia, Isidoro Santana, a convite do Conselho Nacional do Café (CNC) recordou: “Apesar da República Dominicana ser um país produtor de café há séculos, não tem sido destaque no mercado internacional em qualidade ou quantidade e seus preços têm sido abaixo das cotações da bolsa”. Ele citou que essa cultura, em seus anos de glória, contribuía com quase 20% das exportações nacionais. “Há 20 anos, a exportação de café representava 7% do valor das embarcações. Em 2016, esse número caiu para 0,2% (US$ 4,7 milhões)”.

Enquanto outros países creditavam uma marca e vendiam a preços mais elevados, por ter terras e climas muito adequados para o tamanho, cor, aroma e sabor dos grãos demandado pelos consumidores exigentes, os cafeicultores nacionais foram afetados por uma política impositiva que desencorajou a produção.

De acordo com o ministro da economia, a importância do selo de qualidade da União Europeia permitirá que o café de Valdesia concorra com muitas marcas internacionais premium.

Com a certificação, o café de Valdesia se torna o único café do mundo reconhecido pela UE como Denominação de Origem Protegida (DOP) e o único produto alimentar em três continentes (Oceania, África e América) que obtém este selo de qualidade sob o sistema de registro comunitário europeu.

O vice-ministro das Relações Exteriores, Hugo Rivera, comentou que na região de Valdesia, mais de 6.700 famílias de pequenos e médios produtores tem o café como sua principal fonte de renda. Ele considerou que o produto é equivalente a um símbolo do poder econômico das terras altas de Peravia, San Cristóbal e San José de Ocoa, e que a certificação pela UE é o resultado do trabalho de pequenos e médios produtores pertencentes à quarta ou quinta geração de cafeicultores.

As informações são da agência EFE / Tradução Juliana Santin
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures