ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Volcafe estima em 49,5 milhões de sacas a safra 2015 do Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/12/2014

MENOS DE 1 MIN DE LEITURA

10
0
Da redação

O movimento corretivo que ocorreu no mercado cafeeiro nesta quarta-feira (17/12), teve como cunho uma estimativa da Volcafe, divisão de commodities da ED&F Man. Segundo a empresa, a safra brasileira para 2015 calculada em 49,5 milhões de sacas. De acordo com o consultor Marcus Magalhães, o que motivou o número, cerca de 5% maior do que as estimativas anteriores, foram boas chuvas do último mês de novembro no Brasil.

Foto ilustrativa: Guilherme Gomes/ Café Editora
 
Foto ilustrativa: Guilherme Gomes/ Café Editora


“Acho que a divulgação foi meio descabida, mas em mercado se pode falar e ouvir tudo. O que não se deve é acreditar os apostar em situações complexas e sem condições de serem realizadas”, afirmou o consultor. Ainda segundo Magalhães, dentro dos números divulgados hoje a safra seria de 33 milhões de arábica e 16,5 milhões de conilon.
 
Confira, ainda, a análise completa do consultor sobre o dia no mercado cafeeiro nesta quarta-feira:



A fonte da TV Maros é da Gazeta Online. Para mais informações, acesse: https://parceiros.gazetaonline.com.br/mercadodocafe/.

10

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

NELSON BARRIZZELLI

ANDRADAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/12/2014

Compete aos representantes dos produtores, que são milhares, se contrapor aos representantes dos compradores, que podem ser contados nos dedos. Se um dia tivermos um técnicos confiáveis no Ministério da Agricultura, em lugar de um aparelhamento partidário, talvez consigamos obter suporte para tornar a cafeicultura brasileira economicamente viável. Com essas previsões fantásticas baseadas no "vento", jamais teremos a remuneração necessária para manter o nosso negócio. O incrível é que do lado de quem deveria nos proteger há absoluto silêncio. Só nós, cafeicultores de pequeno e médio porte é que "gritamos" a respeito das dificuldades com as quais temos lidar. Aumento contínuo de insumos, aumentos nos custos da mão de obra, quebra de produção, etc.
MOUZER MESSIAS SANTOS

CRISTAIS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/12/2014

Não sei o que dizer destes abutres que tentam regular o mercado de café brasileiro. Estão apontando o dedo em qualquer direção, sem saber como estão o estado das lavouras. Na verdade eles sabem, mas como são compradores não vão dizer a verdade. O problema é que não existe um órgão brasileiro capaz de passar confiança nas pesquisas, e contrapor uma análise maligna como essa.



Até quando vamos aguentar isso?
DOMINGOS RIBEIRO DE ANDRADE

BOM SUCESSO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 23/12/2014

sitizinho a serviço da VOLCAFE
GALENO LEITE

MEDEIROS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 23/12/2014

melhora de safra baseada so nas boas chuvas de novembro parece brincadeira .
WELINGTON GERALDO ROSA

ALPINÓPOLIS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/12/2014

Fazer previsão de safra atrás de uma mesa de escritório é simples e conveniente, para quem? É só verificar a previsão do Procafé, entidade séria para ver que os boatos sobre previsão são uma vergonha, aliás chuvas de novembro não interferem na produção da próxima safra,, só para lembrar os clarividentes de plantão.
AMAURI REZENDE PACHECO

BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/12/2014

Ainda vai cair muito café pelo chão até o fim de janeiro, principalmente em áreas que receberam chuvas abaixo da média, é claro que o USDA . Volcafé e outros , vão querer jogar a previsão pra cima, a vida inteira foi assim , agora não vai ser diferente, mas existe uma máxima que ¨os números não metem jamais¨, o fato que café não é feito em fábricas e sim nas lavouras a céu aberto.
DOMINGOS RIBEIRO DE ANDRADE

BOM SUCESSO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 20/12/2014

ACHO MUITO ESTRANHO O CAFEPOINT DAR TANTO DESTAQUE A ESTA PREVISÃO. FAÇAM UMA PREVISÃO COM OS PRODUTORES E PUBLIQUEM.






SILVIO GIOVANNI DE ALMEIDA

PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/12/2014

se for sacos 30kg acredito ate mais. Mais esta previsão é apenas para tirar o pouco que resta  com póbre trabalhador.São lobos baixistas em ação.Esperar para ver o resultado da estiagem.Se confirmar mais um ano de 2016 seco não vai vingar nem estes chumbinho que  estão nos pés para ser colhido em 2016.  
NELSON BARRIZZELLI

ANDRADAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/12/2014

É muito fácil jogar com o números, porque o papel aceita tudo. E quem se prejudica é o cafeicultor. Os "clarividentes" de plantão deveriam visitar os cafezais das regiões que mais produzem. Na minha região só foi possível a primeira adubação no início de dezembro. Quem fez antes perdeu o adubo. Além disso as plantas já vem com problemas devido a seca do período anterior. Ninguém garante que os grãos produzidos ficarão do tamanho adequado ou que a qualidade geral do café será boa. Não adianta tirar de 2.000 sacos e separar 15 para mostrar em uma exposição vendendo-os a preços absurdos, se o restante da produção ficar sem preço. Portanto quem faz previsões "fenomenais" deveria ficar calado ou fazer um trabalho técnico responsável. Para saber o que vai ocorrer nesta safra, é preciso percorrer as regiões de alta produção a partir de janeiro/fevereiro. Mesmo porque os "técnicos"  que fizeram as previsões sobre a safra deveriam ter ficado com vergonha do que previram e deveriam ser mais responsáveis nesta safra.
ARTUR QUEIROZ DE SOUSA

CAMBUQUIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/12/2014

Previsão sem o menor critério técnico. Até agora o máximo que se pode fazer é uma estimativa de safra no final de janeiro. Em novembro com as chuvas, o que o cafeeiro simplesmente jogou suas folhas ressecadas e quebradiças fora, e começa a emitir novas folhas. Sem folhas a florada não vingou, e os ramos estão atrasados no seu crescimento. Como café somente dá em safra futura, pode ser que o crescimento de ramos de dezembro e janeiro venha formatar uma produção melhor para 2016. A safra de 2015 já estava definida, e com certeza será menor e no máximo igual a 2014. Quem viver verá.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures