ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Você conhece o Projeto Café e Biodiversidade?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/01/2009

3 MIN DE LEITURA

0
0
Devido à importância econômica global da cadeia do café e pelo seu potencial para a conservação ambiental, o GEF Global Environment Facility através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento concedeu uma doação para a Rainforest Alliance visando um acréscimo das áreas certificadas em todo mundo, em virtude dos potenciais benefícios socioambientais que essa atividade pode gerar. O projeto tem duração de sete anos.

O projeto será implementado em seis países (Brasil, Colômbia, Peru, El Salvador, Guatemala e Honduras), através de sócios da Rede de Agricultura Sustentável, uma coalização de entidades sem fins lucrativos, a qual o Imaflora é o representante no Brasil e responsável por todas as atividades do projeto no país.

O objetivo do Projeto Café e Biodiversidade é aumentar a demanda mundial por cafés certificados a partir das empresas e consumidores, criando um mercado crescente para a produção de cafés sustentáveis em áreas ricas em biodiversidade.

Embora não exclusivamente, no Brasil, o foco do projeto é apoiar a certificação de grupos de produtores familiares e cooperativas facilitando o acesso deles à certificação.

A transformação deste importante setor produtivo é um complemento para os esforços de conservação em áreas protegidas. Os resultados previstos incluirão um aumento de 93.000 para 1.500.000 hectares de áreas certificadas, com impactos positivos na biodiversidade nas áreas produtoras de café.

O projeto ainda prevê um aumento de 30.000 para 500.000 toneladas métricas no volume de café sustentável vendido, com 100.000 destas toneladas métricas provenientes de pequenos produtores. O número de empresas de café que investem na conservação da biodiversidade através da venda de café sustentável deve aumentar da linha de base de 88 para aproximadamente 580.

Atividades e Objetivos do Projeto Café e Biodiversidade no Brasil

O gerenciamento do projeto é composto por seis partes, com resultados esperados para cada tema, que vão desde as atividades de marketing e mercados, até o monitoramento de impactos do projeto.

Através de um coordenador, o Imaflora irá atuar nos seguintes temas nos próximos sete anos do projeto (objetivo do projeto):

Demandas e vendas de café certificado Rainforest Alliance aumentam de nicho para mainstram permitindo um crescimento significativo nas fazendas e cooperativas que adotaram as práticas produtivas sustentáveis e mostraram os benefícios à biodiversidade na fazenda.

Conseqüência 1: Aumento na demanda por café certificado RA, criado nos mercados cafeeiros internacionais.
Conseqüência 2: Interesse do consumidor em café certificado RA aumentou.
Conseqüência 3: Aumento da capacidade nacional para certificar fazendas e cooperativas cafeeiras de todos os tamanhos, em áreas de produção ricas em biodiversidade.
Conseqüência 4: Sustentabilidade econômica das fazendas e cooperativas cafeeiras certificadas RA aumentou.
Conseqüência 5: Aumento na capacitação Rainforest Alliance / Rede de Agricultura Sustentável para engajar os criadores de políticas nos países consumidores e produtores de café que promovem as práticas cafeeiras sustentáveis e monitoram e respondem às iniciativas / ameaças das políticas cafeeiras.
Conseqüência 6: Aumento do gerenciamento adaptativo por parte da RA e da Rede de Agricultura Sustentável

Este é um trecho do texto complementar do Curso Online Certificação de Café - conceitos, oportunidades e tendências do sistema Rainforest Alliance. Para saber o resultado das consequências citadas acima, participe deste curso, e leia este texto na íntegra.

Participando deste curso, que iniciará no dia 09 de fevereiro, você aprenderá todos os conceitos, oportunidades, exigências e tendências do sistema Rainforest Alliance Certified que precisa para tornar o seu sistema de produção de café sustentável, e o produto final qualificado para ser comercializado em mercados do mundo todo.

Além disso, todos os alunos receberão pelo correio, ao se inscrever, o "Guia de Boas Práticas - Conservação da Biodiversidade em Propriedades de Café" e "Manual Técnico: Restauração e Monitoramento da Mata Ciliar e da Reserva Legal para a Certificação Agrícola" (custeados pelo Imaflora), e ao final do curso, os cds com o conteúdo completo do curso, que será pago pela comissão que os instrutores receberiam para dar o curso.

Além disso, o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) irá presentear com um treinamento técnico presencial os 5 alunos que obtiverem as notas mais altas na prova.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures