ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

VII Simpósio de Pesquisas do Café do Brasil teve a participação de representantes renomados da cadeia produtiva do café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/08/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
A 7º edição do Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, realizado em Araxá/MG, terminou na última quinta-feira (25). O evento reuniu mais de mil pessoas entre pesquisadores e profissionais ligados à cadeia produtiva do café no País. Durante o evento, foram discutidos grandes temas como Agronegócio Café, Regiões Cafeeiras e Cafeicultura e Meio Ambiente. A programação reuniu nomes de peso da pesquisa em cafeicultura do país, integrando momentos de discussões científicas e acadêmicas com discussões técnicas.
Durante a programação do Simpósio, 12 técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), entre extensionistas e pesquisadores, conheceram em uma fazenda da Empresa de Pesquisa Agropecuário de Minas Gerais (Epamig) um banco com 1.300 tipos de plantas diferentes de café arábica.
"A Epamig colocou à disposição do Incaper o banco de germoplasma. Isso vai nos ajudar muito com as pesquisas no Espírito Santo, pois poderemos acessar o material a qualquer momento e quando precisarmos", disse o coordenador do programa de cafeicultura e pesquisador do Incaper, Romário Gava Ferrão, ao explicar que a visita à fazenda da Epamig foi enriquecedora para observar todo o trabalho de melhoramento da qualidade do café que eles possuem.
O Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), apresentou no Simpósio, resultados da Pesquisa que comprovaram a necessidade de o produtor de café utilizar o espaçamento correto no plantio das mudas. Segundo o pesquisador Tumoru Sera, isso afeta diretamente a produtividade da planta, o custo dos insumos e até a longevidade da lavoura.

De acordo com Sera, o espaçamento de meio metro entre cultivares nacionais de café usadas no experimento trouxe ganhos significativos com poucos gastos. "Custa em torno de R$ 80 por hectare a distância certa entre as plantas. Por outro lado, a técnica errada pode trazer prejuízos de R$ 8 mil ano/hectare".

Para Tumoru, existem poucas pesquisas que comprovam o quanto o espaçamento interfere na produtividade. Ele lembra como os custos são determinantes para qualquer propriedade rural. "Quando o preço da saca está bom, como agora, pouca gente se atenta para o uso de determinada tecnologia e o produtor acaba deixando de lado esse aspecto, o que impacta em baixa produtividade. Mas nem sempre as condições são favoráveis", diz.

O pesquisador traz outro número relevante para a cafeicultura brasileira: "Uma área de 50 hectares adensada e mecanizada pode ter o mesmo custo de 200 hectares no espaçamento convencional. Se levarmos em conta que boa parte das propriedades produtoras de café brasileiras está nas mãos de pequenos agricultores, principalmente em estados como o Paraná, é importantíssimo produzirmos mais em menos espaço".

Tumoru lembra que a agricultura em todo o mundo caminha rumo ao aumento de produtividade com área menor, daí a necessidade de usar tecnologias mais apropriadas. "O que está acontecendo hoje é que 70% das cultivares que levaram 30 anos para ser desenvolvidas estão sendo ´queimadas´ em cinco. Em pouco tempo, a planta fica fraca e sem condições de render mais porque o espaçamento não é o mais adequado, seja na linha ou na entrelinha". Para ele, o agricultor não pode prescindir da tecnologia correta se quiser se manter na atividade

Os vídeos e palestras do evento estão disponíveis em <www.consorciopesquisacafe.com.br>
As informações são da Agência Estadual de Notícias e da Assessoria de Comunicação da Incaper, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures