ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Vietnã quer estocar café para evitar queda de preços

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/11/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
O Vietnã estocará grãos de café todo ano para ajudar a evitar queda de preços, informou um oficial da indústria no último final de semana. O plano da indústria de café do Vietnã de reter até 500.000 toneladas de grãos de café por seis meses reduzirá significantemente a oferta do país do sudeste asiático, que já é o maior exportador da variedade de café robusta.

"O plano agora ganhou consenso de todos os ministérios e setores envolvidos", disse o presidente da Associação de Café e Cacau do Vietnã (Vicofa), Luong Van Tu. "Esse trabalho agora se tornará regular todo ano", disse ele, referindo-se ao plano que agora ainda requer aprovação do governo antes de os bancos poderem começar a fornecer fundos aos exportadores de café para suas compras domésticas.

Os preços globais de café estão agora em seu nível mais alto em muitos anos, com o café robusta em seu maior valor em dois anos, de US$ 1.975 por tonelada e o café arábica chegando quase ao valor mais alto em 13 anos, de US$ 2,046 por libra.

Os comerciantes disseram que os preços do café vietnamita atingiram seu maior valor em 25 meses no começo da semana e os produtores foram encorajados a apressar as primeiras colheitas na região montanhosa central, mas o Governo poderá adiar uma decisão final sobre o plano de estocagem.

No começo desse ano, o Vietnã planejou estocar 200.000 toneladas de café, mas não conseguiu atingir esse volume, com as empresas domésticas comprando somente cerca de 63.000 toneladas. Os principais exportadores têm proposto que o Governo permita que a estocagem de grãos comece a partir de dezembro, quando a colheita atinge seu pico e a ampla oferta poderá pressionar os preços para baixo.

Lento comércio de café do Vietnã no mês passado, com as vendas totalizando cerca de 100.000 toneladas, ou menos de 10% da produção, poderá levar à construção de um estoque, quando a colheita atingir o pico no final de novembro e os preços poderão cair, disse um exportador. A associação de café do país tem buscado aumentar os preços dizendo que a produção da próxima colheita cairá em 10%.

Tu disse que uma queda de 20% na produção esperada nas províncias de Gia Lai e Kontum após uma seca no começo desse ano, somada com grãos de menores tamanhos e com o fato de que um terço dos cafezais estão próximos ou excedendo sua vida produtiva de 25 anos, contribuíram para o declínio. "A colheita será de 17 milhões a 17,5 milhões de sacas", disse ele, reafirmando sua previsão de produção feita no mês passado em Londres.

Os comerciantes disseram que as previsões de produção normalmente são subestimadas em uma tentativa de aumentar os preços. A Vicofa disse que o Vietnã exportou 18,33 milhões de sacas de café na safra de 2009/10, bem menos que os dados do Governo de 19,91 milhões de sacas.

Uma pesquisa feita pela Reuters com 12 comerciantes do Vietnã no começo desse mês mostrou que a safra de 2010/11 aumentará em mais de 2%, para um valor médio de 19,77 milhões de sacas de 60 quilos, com relação à colheita de 19,33 milhões na safra anterior.

A reportagem é da Reuters, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures