ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Vietnã eleva exportações nos primeiros meses do ano cafeeiro 2016/2017

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/03/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

O Vietnã, segundo maior produtor de café e principal produtor de robusta, exportou 8 milhões de sacas de 60kg no primeiro quadrimestre do ano cafeeiro de 2016/17. Para a Organização Internacional do Café – OIC, sediada em Londres e da qual o Brasil é país-membro, o ano cafeeiro corresponde ao período de outubro a setembro. Esse volume exportado representou aumento de 11,9% em relação ao mesmo período do ano cafeeiro de 2015/16, que foi de 7,151 milhões de sacas de 60kg.

Com base nos dados da OIC, verifica-se que, com esse incremento de 11,9%, as exportações vietnamitas corresponderam a 20% das exportações globais de café, nos quatro primeiros meses do ano cafeeiro de 2016/17, que foram de 39,977 milhões de sacas. E, se também forem consideradas as exportações do Brasil, que foram de 12,316 milhões de sacas, constata-se que os dois países exportaram em torno de 50% do volume mundial.

O Relatório sobre o mercado de Café – fevereiro 2017, da OIC, disponível no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, também destaca que o valor das exportações globais no ano cafeeiro de 2015/16 foi de US$ 20,1 bilhões, referente a 104,8 milhões de sacas exportadas nesse período (outubro de 2015 a setembro de 2016).

Com relação aos preços do café, o relatório mostra que os indicativos dos grupos da OIC (Colombian Milds, Other Milds, Brazilian Naturals e Robustas) baixaram um pouco no mês de fevereiro de 2017, sendo que a diminuição mais acentuada ocorreu no preço do café robusta (1,7%), que passou de 108,32 para 106,49 centavos de dólar dos EUA por libra-peso.

A OIC atribui essa redução à inversão da tendência positiva dos preços dos cafés robustas nesse mês, em decorrência da maior alta ocorrida em mais de 5 anos no mês de janeiro. De acordo ainda com a Organização, no mês de fevereiro os preços oscilaram em decorrência das discussões sobre a permissão ou não de importação de café robusta pelo Brasil. Nesta semana o ministro da Indústria voltou a analisar possível importação e pediu informações do setor cafeeiro.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures